Metodologias de ensino em Informática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/4941 |
Resumo: | Este documento reflete a prática pedagógica de ensino supervisionado como componente integrante do Mestrado em Ensino de Informática que decorreu na Escola Morgado de Mateus. Após a caracterização do contexto de estágio, da descrição da prática de ensino supervisionada e de uma abordagem teórica às metodologias de ensino, faz-se referência à aplicação efetuada entre a prática de ensino e as metodologias adotadas. O relatório contempla uma reflexão sobre um tema tão complexo que é a educação e partindo deste princípio aborda os principais intervenientes no processo de ensino/aprendizagem, passando para uma reflexão teórica de algumas metodologias usadas no ensino de informática e a sua relevância no ensino. São essencialmente abordadas duas filosofias de ensino diferentes, o Instrucionismo ligado às metodologias do ensino tradicional e o Construcionismo pensado por Seymour Papert apoiando-se em metodologias do ensino moderno. O equilíbrio tão essencial em todas as vertentes, não sendo a prática de ensino uma exceção, e como tal, embora estas duas metodologias tenham princípios tão diferentes, o equilíbrio entre as duas deverá ser uma constante na prática pedagógica, fazendo com que o aluno como principal ator neste processo, consiga mais facilmente atingir com sucesso os objetivos propostos. |
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Este documento reflete a prática pedagógica de ensino supervisionado como componente integrante do Mestrado em Ensino de Informática que decorreu na Escola Morgado de Mateus. Após a caracterização do contexto de estágio, da descrição da prática de ensino supervisionada e de uma abordagem teórica às metodologias de ensino, faz-se referência à aplicação efetuada entre a prática de ensino e as metodologias adotadas. O relatório contempla uma reflexão sobre um tema tão complexo que é a educação e partindo deste princípio aborda os principais intervenientes no processo de ensino/aprendizagem, passando para uma reflexão teórica de algumas metodologias usadas no ensino de informática e a sua relevância no ensino. São essencialmente abordadas duas filosofias de ensino diferentes, o Instrucionismo ligado às metodologias do ensino tradicional e o Construcionismo pensado por Seymour Papert apoiando-se em metodologias do ensino moderno. O equilíbrio tão essencial em todas as vertentes, não sendo a prática de ensino uma exceção, e como tal, embora estas duas metodologias tenham princípios tão diferentes, o equilíbrio entre as duas deverá ser uma constante na prática pedagógica, fazendo com que o aluno como principal ator neste processo, consiga mais facilmente atingir com sucesso os objetivos propostos. |
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