Digital Storytelling em contexto de formação profissional: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José Carlos Pinto Nogueira da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/9811
Resumo: Nesta dissertação pretende-se verificar se as vantagens pedagógicas que são recentemente enunciadas ao Digital Storytelling se podem aplicar igualmente ao contexto da formação profissional. Dado que o Digital Storytelling é apresentado como uma forma de comunicação que estimula várias competências, nomeadamente comunicacionais, de literacia digital, para além de estimular a criatividade, pressupõese que traga valor para o processo formativo, configurando-se como uma estratégia pedagógica a considerar, tanto em ambiente presencial como em ambiente e-learning. É apresentado um estudo de caso, numa ação de formação, com um grupo de 10 formandos em contexto presencial, onde maioritariamente se recorre a esta estratégia. A análise dos resultados obtidos contempla aspetos relativos à satisfação dos formandos, à perceção sobre a aprendizagem e à transferência de comportamentos para o local de trabalho, como forma de aferir a influência do Digital Storytelling no processo formativo. A principal conclusão deste estudo aponta para um contributo elevado do Digital Storytelling no envolvimento dos formandos na ação de formação, no processamento e retenção de informação veiculada no curso, e no desenvolvimento de competências através do uso da tecnologia.
id RCAP_d33c32303f65a54cc898bd099eb86ca4
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/9811
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Digital Storytelling em contexto de formação profissional: um estudo de casoComunicação multimédiaLiteracia digitalFormação profissionalNesta dissertação pretende-se verificar se as vantagens pedagógicas que são recentemente enunciadas ao Digital Storytelling se podem aplicar igualmente ao contexto da formação profissional. Dado que o Digital Storytelling é apresentado como uma forma de comunicação que estimula várias competências, nomeadamente comunicacionais, de literacia digital, para além de estimular a criatividade, pressupõese que traga valor para o processo formativo, configurando-se como uma estratégia pedagógica a considerar, tanto em ambiente presencial como em ambiente e-learning. É apresentado um estudo de caso, numa ação de formação, com um grupo de 10 formandos em contexto presencial, onde maioritariamente se recorre a esta estratégia. A análise dos resultados obtidos contempla aspetos relativos à satisfação dos formandos, à perceção sobre a aprendizagem e à transferência de comportamentos para o local de trabalho, como forma de aferir a influência do Digital Storytelling no processo formativo. A principal conclusão deste estudo aponta para um contributo elevado do Digital Storytelling no envolvimento dos formandos na ação de formação, no processamento e retenção de informação veiculada no curso, e no desenvolvimento de competências através do uso da tecnologia.In this study, it’s intended to confirm that the pedagogical advantages of Digital Storytelling can be applied also to the vocational training context. Since DST is presented as a form of communication that stimulates creativity and empowers several skills, such as communication, digital literacy, we assume that it has positive influence in the educational process, therefore it is a pedagogical strategy to consider, environment both in classroom such as in elearning environment. With that in mind, we develop a course with a group of 10 trainees in classroom context, in which Digital Storytelling is applied as a Learning Strategy. Subsequently, we analyze the satisfaction, learning and transfer of behaviors to the workplace results, as a way to gauge the influence of Digital Storytelling in the training process. The main conclusion of this study states the positive influence of DST on these parameters.Universidade de Aveiro2013-03-04T10:06:16Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9811porSilva, José Carlos Pinto Nogueira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:16:59Zoai:ria.ua.pt:10773/9811Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:34.018031Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Digital Storytelling em contexto de formação profissional: um estudo de caso
title Digital Storytelling em contexto de formação profissional: um estudo de caso
spellingShingle Digital Storytelling em contexto de formação profissional: um estudo de caso
Silva, José Carlos Pinto Nogueira da
Comunicação multimédia
Literacia digital
Formação profissional
title_short Digital Storytelling em contexto de formação profissional: um estudo de caso
title_full Digital Storytelling em contexto de formação profissional: um estudo de caso
title_fullStr Digital Storytelling em contexto de formação profissional: um estudo de caso
title_full_unstemmed Digital Storytelling em contexto de formação profissional: um estudo de caso
title_sort Digital Storytelling em contexto de formação profissional: um estudo de caso
author Silva, José Carlos Pinto Nogueira da
author_facet Silva, José Carlos Pinto Nogueira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, José Carlos Pinto Nogueira da
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação multimédia
Literacia digital
Formação profissional
topic Comunicação multimédia
Literacia digital
Formação profissional
description Nesta dissertação pretende-se verificar se as vantagens pedagógicas que são recentemente enunciadas ao Digital Storytelling se podem aplicar igualmente ao contexto da formação profissional. Dado que o Digital Storytelling é apresentado como uma forma de comunicação que estimula várias competências, nomeadamente comunicacionais, de literacia digital, para além de estimular a criatividade, pressupõese que traga valor para o processo formativo, configurando-se como uma estratégia pedagógica a considerar, tanto em ambiente presencial como em ambiente e-learning. É apresentado um estudo de caso, numa ação de formação, com um grupo de 10 formandos em contexto presencial, onde maioritariamente se recorre a esta estratégia. A análise dos resultados obtidos contempla aspetos relativos à satisfação dos formandos, à perceção sobre a aprendizagem e à transferência de comportamentos para o local de trabalho, como forma de aferir a influência do Digital Storytelling no processo formativo. A principal conclusão deste estudo aponta para um contributo elevado do Digital Storytelling no envolvimento dos formandos na ação de formação, no processamento e retenção de informação veiculada no curso, e no desenvolvimento de competências através do uso da tecnologia.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-03-04T10:06:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/9811
url http://hdl.handle.net/10773/9811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137517474152448