Digital Storytelling em contexto de formação profissional: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/9811 |
Resumo: | Nesta dissertação pretende-se verificar se as vantagens pedagógicas que são recentemente enunciadas ao Digital Storytelling se podem aplicar igualmente ao contexto da formação profissional. Dado que o Digital Storytelling é apresentado como uma forma de comunicação que estimula várias competências, nomeadamente comunicacionais, de literacia digital, para além de estimular a criatividade, pressupõese que traga valor para o processo formativo, configurando-se como uma estratégia pedagógica a considerar, tanto em ambiente presencial como em ambiente e-learning. É apresentado um estudo de caso, numa ação de formação, com um grupo de 10 formandos em contexto presencial, onde maioritariamente se recorre a esta estratégia. A análise dos resultados obtidos contempla aspetos relativos à satisfação dos formandos, à perceção sobre a aprendizagem e à transferência de comportamentos para o local de trabalho, como forma de aferir a influência do Digital Storytelling no processo formativo. A principal conclusão deste estudo aponta para um contributo elevado do Digital Storytelling no envolvimento dos formandos na ação de formação, no processamento e retenção de informação veiculada no curso, e no desenvolvimento de competências através do uso da tecnologia. |
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Digital Storytelling em contexto de formação profissional: um estudo de casoComunicação multimédiaLiteracia digitalFormação profissionalNesta dissertação pretende-se verificar se as vantagens pedagógicas que são recentemente enunciadas ao Digital Storytelling se podem aplicar igualmente ao contexto da formação profissional. Dado que o Digital Storytelling é apresentado como uma forma de comunicação que estimula várias competências, nomeadamente comunicacionais, de literacia digital, para além de estimular a criatividade, pressupõese que traga valor para o processo formativo, configurando-se como uma estratégia pedagógica a considerar, tanto em ambiente presencial como em ambiente e-learning. É apresentado um estudo de caso, numa ação de formação, com um grupo de 10 formandos em contexto presencial, onde maioritariamente se recorre a esta estratégia. A análise dos resultados obtidos contempla aspetos relativos à satisfação dos formandos, à perceção sobre a aprendizagem e à transferência de comportamentos para o local de trabalho, como forma de aferir a influência do Digital Storytelling no processo formativo. A principal conclusão deste estudo aponta para um contributo elevado do Digital Storytelling no envolvimento dos formandos na ação de formação, no processamento e retenção de informação veiculada no curso, e no desenvolvimento de competências através do uso da tecnologia.In this study, it’s intended to confirm that the pedagogical advantages of Digital Storytelling can be applied also to the vocational training context. Since DST is presented as a form of communication that stimulates creativity and empowers several skills, such as communication, digital literacy, we assume that it has positive influence in the educational process, therefore it is a pedagogical strategy to consider, environment both in classroom such as in elearning environment. With that in mind, we develop a course with a group of 10 trainees in classroom context, in which Digital Storytelling is applied as a Learning Strategy. Subsequently, we analyze the satisfaction, learning and transfer of behaviors to the workplace results, as a way to gauge the influence of Digital Storytelling in the training process. The main conclusion of this study states the positive influence of DST on these parameters.Universidade de Aveiro2013-03-04T10:06:16Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9811porSilva, José Carlos Pinto Nogueira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:16:59Zoai:ria.ua.pt:10773/9811Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:34.018031Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Nesta dissertação pretende-se verificar se as vantagens pedagógicas que são recentemente enunciadas ao Digital Storytelling se podem aplicar igualmente ao contexto da formação profissional. Dado que o Digital Storytelling é apresentado como uma forma de comunicação que estimula várias competências, nomeadamente comunicacionais, de literacia digital, para além de estimular a criatividade, pressupõese que traga valor para o processo formativo, configurando-se como uma estratégia pedagógica a considerar, tanto em ambiente presencial como em ambiente e-learning. É apresentado um estudo de caso, numa ação de formação, com um grupo de 10 formandos em contexto presencial, onde maioritariamente se recorre a esta estratégia. A análise dos resultados obtidos contempla aspetos relativos à satisfação dos formandos, à perceção sobre a aprendizagem e à transferência de comportamentos para o local de trabalho, como forma de aferir a influência do Digital Storytelling no processo formativo. A principal conclusão deste estudo aponta para um contributo elevado do Digital Storytelling no envolvimento dos formandos na ação de formação, no processamento e retenção de informação veiculada no curso, e no desenvolvimento de competências através do uso da tecnologia. |
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