Estudantes Chineses de Português Língua Estrangeira: As análises das competências de comunicação intercultural
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/154805 |
Resumo: | Na época atual, marcada pela globalização, com a crescente consciência global das pessoas, a comunicação intercultural tornou-se parte da vida quotidiana das pessoas, tudo isto faz com que a comunicação intercultural se torne uma característica notável da era da globalização. É urgente melhorar a competência comunicativa intercultural dos aprendentes da segunda língua. Assim, os estudos no estrangeiro são amplamente considerados como uma forma eficaz de melhorar a competência comunicativa intercultural dos participantes, fazendo com que cada vez mais alunos de línguas contemporâneas comecem a participar em atividades de estudos no estrangeiro. Através da revisão bibliográfica, constata-se que nos últimos anos tem havido um grande número de estudos sobre a influência da experiência de estudo no estrangeiro e do nível de proficiência linguística na competência comunicativa intercultural dos estudantes, mas ainda há falta de investigação sobre este aspeto para os alunos chineses de Português Língua Estrangeiro. Com base nas tendências acima referidas, este trabalho de acordo com a teoria de competência comunicativa intercultural investiga a influência da duração dos estudos no estrangeiro e do nível de proficiência linguística na competência comunicativa intercultural dos alunos chineses de Português Língua Estrangeiro, utilizando como metodologia a técnica do questionário e da entrevista semi-entrevistas para conduzir o estudo. É aplicado o modelo de competência comunicativa intercultural desenvolvido por Arasaratnam, Banerjee e Dembek em 2010, que contém cinco variáveis(Arasaratnam et al., 2010). Foram discutidas as mudanças da experiência intercultural dos participantes, motivação, empatia, atitude global e envolvimento na interacção sob diferentes factores de influência. Em seguida, os dados relativos à competência comunicativa intercultural dos estudantes foram recolhidos por questionário, e foram obtidos 40 questionários válidos. Para além da informação básica dos participantes, o questionário continha 23 perguntas, com elevada fiabilidade(0,903) e validade(0,708). De acordo com os dados recolhidos, foi utilizado o software de análise de dados Social Packages for the Social Sciences, e foram usado teste T para amostras independentes e ANOVA unidireccional para explorar a influência da duração dos estudos no estrangeiro e do nível linguístico em competência comunicativa intercultural dos estudantes. Em segundo momento obteve-se informação mais detalhada através de entrevista semi-estruturada para analisar como e porquê a experiência dos estudos no estrangeiro e o nível linguístico afectam a competência comunicativa intercultural. Os resultados mostram que a duração dos estudos no estrangeiro tem um impacto na competência comunicativa intercultural dos estudantes chineses de PLE, e que as experiências dos estudos a curta duração são mais conducentes à melhoria da competência comunicativa intercultural dos estudantes chineses de PLE. No entanto, em termos dos valores P, sendo apenas os efeitos na motivação e na atitude global relativamente mais significativos. Além disso, a proficiência linguística não teve um efeito significativo na competência comunicativa intercultural dos estudantes chineses de Português Língua Estrangeiro. De acordo com os resultados da investigação, este trabalho apresenta algumas sugestões para o ensino da comunicação intercultural na China. |
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Estudantes Chineses de Português Língua Estrangeira: As análises das competências de comunicação interculturalAlunos Chineses de PLECompetência Comunicativa InterculturalNível de Proficiência LinguísticaChinese Students of PLEIntercultural Communicative CompetenceLanguage Proficiency LevelDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasNa época atual, marcada pela globalização, com a crescente consciência global das pessoas, a comunicação intercultural tornou-se parte da vida quotidiana das pessoas, tudo isto faz com que a comunicação intercultural se torne uma característica notável da era da globalização. É urgente melhorar a competência comunicativa intercultural dos aprendentes da segunda língua. Assim, os estudos no estrangeiro são amplamente considerados como uma forma eficaz de melhorar a competência comunicativa intercultural dos participantes, fazendo com que cada vez mais alunos de línguas contemporâneas comecem a participar em atividades de estudos no estrangeiro. Através da revisão bibliográfica, constata-se que nos últimos anos tem havido um grande número de estudos sobre a influência da experiência de estudo no estrangeiro e do nível de proficiência linguística na competência comunicativa intercultural dos estudantes, mas ainda há falta de investigação sobre este aspeto para os alunos chineses de Português Língua Estrangeiro. Com base nas tendências acima referidas, este trabalho de acordo com a teoria de competência comunicativa intercultural investiga a influência da duração dos estudos no estrangeiro e do nível de proficiência linguística na competência comunicativa intercultural dos alunos chineses de Português Língua Estrangeiro, utilizando como metodologia a técnica do questionário e da entrevista semi-entrevistas para conduzir o estudo. É aplicado o modelo de competência comunicativa intercultural desenvolvido por Arasaratnam, Banerjee e Dembek em 2010, que contém cinco variáveis(Arasaratnam et al., 2010). Foram discutidas as mudanças da experiência intercultural dos participantes, motivação, empatia, atitude global e envolvimento na interacção sob diferentes factores de influência. Em seguida, os dados relativos à competência comunicativa intercultural dos estudantes foram recolhidos por questionário, e foram obtidos 40 questionários válidos. Para além da informação básica dos participantes, o questionário continha 23 perguntas, com elevada fiabilidade(0,903) e validade(0,708). De acordo com os dados recolhidos, foi utilizado o software de análise de dados Social Packages for the Social Sciences, e foram usado teste T para amostras independentes e ANOVA unidireccional para explorar a influência da duração dos estudos no estrangeiro e do nível linguístico em competência comunicativa intercultural dos estudantes. Em segundo momento obteve-se informação mais detalhada através de entrevista semi-estruturada para analisar como e porquê a experiência dos estudos no estrangeiro e o nível linguístico afectam a competência comunicativa intercultural. Os resultados mostram que a duração dos estudos no estrangeiro tem um impacto na competência comunicativa intercultural dos estudantes chineses de PLE, e que as experiências dos estudos a curta duração são mais conducentes à melhoria da competência comunicativa intercultural dos estudantes chineses de PLE. No entanto, em termos dos valores P, sendo apenas os efeitos na motivação e na atitude global relativamente mais significativos. Além disso, a proficiência linguística não teve um efeito significativo na competência comunicativa intercultural dos estudantes chineses de Português Língua Estrangeiro. De acordo com os resultados da investigação, este trabalho apresenta algumas sugestões para o ensino da comunicação intercultural na China.In the current era marked by globalization, with the growing global awareness of people, intercultural communication has become part of People's daily life, all this makes intercultural communication become a notable feature of the era of globalization. It is urgent to improve the second language learners' intercultural communicative competence. Therefore, overseas study is widely regarded as an effective way to improve participants' intercultural communication skills, causing more and more contemporary language learners begin to participate in overseas study activities. Through literature review, it is found that in recent years, there have been a large number of studies on the influence of overseas study experience and language proficiency level on students' Intercultural communicative competence, but there is still a lack of research on this aspect for Chinese Portuguese-learners. Based on the above trends, this study investigates the influence of overseas study duration and language proficiency level on Chinese students' intercultural communicative competence of Portuguese as a Foreign Language. Based on the theory of intercultural communicative competence, this study explores the influence of duration of study abroad and language level on intercultural communicative competence by means of questionnaire survey and semi-structured interview. Using a comprehensive intercultural communicative competence model developed by Arasaratnam, Banerjee, and Dembek in 2010, this study starts with five variables related to intercultural communicative competence. The changes of participants' intercultural experience, motivation, empathy, global attitude and interaction involvement under different influencing factors were discussed. Then, the data related to students' Intercultural communicative competence were collected by questionnaire, and 40 valid questionnaires were obtained. Besides the basic information of participants, the questionnaire contained 23 questions with a reliability of 0.903 and a validity of 0.708, both of which had high reliability and validity. According to the collected data, Social Packages for the Social Sciences data analysis software was used, and independent sample T test and one-way ANOVA were used to explore the influence of duration of study abroad and language level on Chinese students' Intercultural communicative competence of Portuguese as a Foreign Language. Secondly, more detailed information is obtained through semi structured interview to analyze how and why overseas study experience and language level affect Intercultural communicative competence. The results show that the duration of study abroad has some impact on Intercultural communicative competence of Chinese students of Portuguese as a Foreign Language and short-term study experience is more conducive to improving Intercultural communicative competence of Chinese students of Portuguese as a Foreign Language. However, from the perspective of significance of P value, only the influence on motivation and global attitude is relatively more obvious. Second, language level has no significant effect on students' Intercultural communicative competence. According to the research results, this paper puts forward some suggestions for intercultural communication teaching in China.Almeida, Sílvia Maria Cândido deRUNHuang, Yunyun2023-03-082022-09-282026-03-08T00:00:00Z2023-03-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/154805TID:203253930porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:37:16Zoai:run.unl.pt:10362/154805Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:55:46.442036Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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