Revolução silenciosa : o novo aluno : uma análise do impacto da indisciplina no processo de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caiuby, Elizabeth Moura Panisset
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/27758
Resumo: Os indivíduos que integram uma sociedade possuem diferenças de ideias, cultura, crenças, necessidades, formas de reagir, de se relacionar, de se comunicar dentre outras coisas. Essa diferença permeia todo e qualquer grupo de pessoas e pode trazer consigo a divergência e o conflito. No ambiente acadêmico não é diferente. Tais diferenças entre alunos, alunos e professores e entre estes e os funcionários da instituição, podem gerar oposição e indisciplina. Atitudes de indisciplina vem crescendo dentro das instituições de ensino e trazendo consequências muitas vezes ruins para o processo de ensino e aprendizagem. A definição do que é indisciplina passa por quebra de regras e as regras podem diferir de pessoa para pessoa e de épocas para épocas. Sendo assim, é importante entender como a indisciplina nasce dentro das instituições de ensino, como ela deve ser conduzida e como utilizá-la para provocar mudanças positivas na educação. O presente estudo tem como objetivo avaliar a indisciplina dentro da sala de aula, seu impacto sobre o processo de ensino e aprendizagem, causas, consequências e reações geradas em professores e alunos. Sendo assim, foi avaliado o curso de pedagogia de uma instituição particular de ensino superior do Distrito Federal. A pesquisa é exploratória e descritiva e foi dividida em três partes: pesquisa bibliográfica, coleta de dados e análise de dados. A coleta foi realizada por meio de questionário fechado desenhado parte dele pelo método de Likert, destinados a professores e alunos. A pesquisa buscou verificar o impacto da indisciplina na instituição estudada, suas causas, consequências, atitudes de indisciplina observadas na instituição e como combatê-la
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