A importância do desenvolvimento da narrativa organizacional na construção da identidade organizacional e na sua comunicação : um estudo de caso – a Walmond

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Allef Ayako dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/19586
Resumo: O presente trabalho de investigação tem como objetivo central refletir criticamente sobre a importância do desenvolvimento da narrativa organizacional na construção da identidade organizacional e na sua comunicação, através da análise de um estudo de caso, sendo aqui, a análise da startup portuguesa Walmond. Assim, procuramos compreender como é que uma organização constrói a sua narrativa num momento em que se está a consolidar, levando em consideração que esta construção se faz em interdependência com a construção do discurso sobre a empresa. De modo a alcançarmos os nossos objetivos, optamos pela utilização de uma metodologia sob o paradigma qualitativo baseado na teoria fundamentada e num estudo de caso, associado a uma revisão teórica. Os resultados da nossa investigação mostram que as startups e organizações em processo de consolidação dos seus negócios ao procurarem desenvolver a sua narrativa (feita através do processo de institucionalização), devem apostar fortemente numa comunicação organizacional estratégica e integrada, abarcando as ferramentas de comunicação digital e contemplando a relação com os seus stakeholders-chave com os quais mantém contato e necessita sustentar o seu estatuto de legitimidade e uma identidade, imagem e reputação organizacionais fortes e favoráveis. Neste ambiente, a opção pela utilização da técnica de storytelling se faz estratégica, pois facilita a comunicação e a transmissão da mensagem, uma vez que esta prática possibilita uma maior ligação com a audiência e uma maior aceitação e retenção mnemónica daquilo que é contado, auxiliando no processo de institucionalização da narrativa organizacional e na sua continuidade temporal.
id RCAP_d3734a7102e7de864e77d94b00549025
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/19586
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância do desenvolvimento da narrativa organizacional na construção da identidade organizacional e na sua comunicação : um estudo de caso – a WalmondNarrativa organizacionalInstitucionalizaçãoComunicação organizacionalStorytellingIdentidadeImagemStakeholdersOrganizational narrativeInstitutionalizationOrganizational communicationStorytellingImageIdentityStakeholdersDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoO presente trabalho de investigação tem como objetivo central refletir criticamente sobre a importância do desenvolvimento da narrativa organizacional na construção da identidade organizacional e na sua comunicação, através da análise de um estudo de caso, sendo aqui, a análise da startup portuguesa Walmond. Assim, procuramos compreender como é que uma organização constrói a sua narrativa num momento em que se está a consolidar, levando em consideração que esta construção se faz em interdependência com a construção do discurso sobre a empresa. De modo a alcançarmos os nossos objetivos, optamos pela utilização de uma metodologia sob o paradigma qualitativo baseado na teoria fundamentada e num estudo de caso, associado a uma revisão teórica. Os resultados da nossa investigação mostram que as startups e organizações em processo de consolidação dos seus negócios ao procurarem desenvolver a sua narrativa (feita através do processo de institucionalização), devem apostar fortemente numa comunicação organizacional estratégica e integrada, abarcando as ferramentas de comunicação digital e contemplando a relação com os seus stakeholders-chave com os quais mantém contato e necessita sustentar o seu estatuto de legitimidade e uma identidade, imagem e reputação organizacionais fortes e favoráveis. Neste ambiente, a opção pela utilização da técnica de storytelling se faz estratégica, pois facilita a comunicação e a transmissão da mensagem, uma vez que esta prática possibilita uma maior ligação com a audiência e uma maior aceitação e retenção mnemónica daquilo que é contado, auxiliando no processo de institucionalização da narrativa organizacional e na sua continuidade temporal.The aims of this study were to reflect on the importance of developing the organizational narrative in the construction of organizational identity and its communication through the analysis of a case study, and here, the analysis of the Portuguese start-up Walmond. We tried to understand how an organization builds its narrative at a time when it is consolidating itself, taking into account that this construction is done in interdependence with the construction of the discourse about the company. In order to achieve our goals, we chose to use a methodology under the qualitative paradigm based on the grounded theory and in a case study, combined with a theoretical review. The results of this investigation showed that start-ups and organizations in the process of consolidating their businesses, when developing their narrative (through the institutionalization process), should heavily invest in a strategic integrated organizational communication, embracing the tools of digital communication and covering the relationship with the key-stakeholders with whom the organization maintains contact and needs to sustain its legitimacy status and hold a strong and positive organizational identity, image and reputation. In this environment, choosing to use the storytelling technique is strategic because it facilitates the communication and the message transmission, since this practice enables a greater connection with the audience and a better acceptance and mnemonic retention of what is told, helping the organizational narrative institutionalization process and its temporal continuity.Marcos, Maria LucíliaFernandes, Joana LoboRUNOliveira, Allef Ayako dos Santos2016-12-15T19:05:13Z2016-06-242016-04-152016-06-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/19586TID:201211955porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:01:18Zoai:run.unl.pt:10362/19586Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:33.065903Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do desenvolvimento da narrativa organizacional na construção da identidade organizacional e na sua comunicação : um estudo de caso – a Walmond
title A importância do desenvolvimento da narrativa organizacional na construção da identidade organizacional e na sua comunicação : um estudo de caso – a Walmond
spellingShingle A importância do desenvolvimento da narrativa organizacional na construção da identidade organizacional e na sua comunicação : um estudo de caso – a Walmond
Oliveira, Allef Ayako dos Santos
Narrativa organizacional
Institucionalização
Comunicação organizacional
Storytelling
Identidade
Imagem
Stakeholders
Organizational narrative
Institutionalization
Organizational communication
Storytelling
Image
Identity
Stakeholders
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short A importância do desenvolvimento da narrativa organizacional na construção da identidade organizacional e na sua comunicação : um estudo de caso – a Walmond
title_full A importância do desenvolvimento da narrativa organizacional na construção da identidade organizacional e na sua comunicação : um estudo de caso – a Walmond
title_fullStr A importância do desenvolvimento da narrativa organizacional na construção da identidade organizacional e na sua comunicação : um estudo de caso – a Walmond
title_full_unstemmed A importância do desenvolvimento da narrativa organizacional na construção da identidade organizacional e na sua comunicação : um estudo de caso – a Walmond
title_sort A importância do desenvolvimento da narrativa organizacional na construção da identidade organizacional e na sua comunicação : um estudo de caso – a Walmond
author Oliveira, Allef Ayako dos Santos
author_facet Oliveira, Allef Ayako dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marcos, Maria Lucília
Fernandes, Joana Lobo
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Allef Ayako dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativa organizacional
Institucionalização
Comunicação organizacional
Storytelling
Identidade
Imagem
Stakeholders
Organizational narrative
Institutionalization
Organizational communication
Storytelling
Image
Identity
Stakeholders
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Narrativa organizacional
Institucionalização
Comunicação organizacional
Storytelling
Identidade
Imagem
Stakeholders
Organizational narrative
Institutionalization
Organizational communication
Storytelling
Image
Identity
Stakeholders
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description O presente trabalho de investigação tem como objetivo central refletir criticamente sobre a importância do desenvolvimento da narrativa organizacional na construção da identidade organizacional e na sua comunicação, através da análise de um estudo de caso, sendo aqui, a análise da startup portuguesa Walmond. Assim, procuramos compreender como é que uma organização constrói a sua narrativa num momento em que se está a consolidar, levando em consideração que esta construção se faz em interdependência com a construção do discurso sobre a empresa. De modo a alcançarmos os nossos objetivos, optamos pela utilização de uma metodologia sob o paradigma qualitativo baseado na teoria fundamentada e num estudo de caso, associado a uma revisão teórica. Os resultados da nossa investigação mostram que as startups e organizações em processo de consolidação dos seus negócios ao procurarem desenvolver a sua narrativa (feita através do processo de institucionalização), devem apostar fortemente numa comunicação organizacional estratégica e integrada, abarcando as ferramentas de comunicação digital e contemplando a relação com os seus stakeholders-chave com os quais mantém contato e necessita sustentar o seu estatuto de legitimidade e uma identidade, imagem e reputação organizacionais fortes e favoráveis. Neste ambiente, a opção pela utilização da técnica de storytelling se faz estratégica, pois facilita a comunicação e a transmissão da mensagem, uma vez que esta prática possibilita uma maior ligação com a audiência e uma maior aceitação e retenção mnemónica daquilo que é contado, auxiliando no processo de institucionalização da narrativa organizacional e na sua continuidade temporal.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-15T19:05:13Z
2016-06-24
2016-04-15
2016-06-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/19586
TID:201211955
url http://hdl.handle.net/10362/19586
identifier_str_mv TID:201211955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137886804639744