The contemporary fairy tale as a motivational tool to engage students at B2 and C1 levels in the writing skill in english as a second language
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/86857 |
Resumo: | Projeto de mestrado em English Language, Literature and Cultures |
id |
RCAP_d3788146f86a3f5bcb446a333838fe35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/86857 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
The contemporary fairy tale as a motivational tool to engage students at B2 and C1 levels in the writing skill in english as a second languageO conto de fadas contemporâneo como ferramenta motivacional para incentivar alunos dos níveis B2 e C1 na competência de escrita em inglês como segunda línguaCreative writingESL teachingMotivationWriting skillsCompetências de escritaEnsino de inglês como língua estrangeiraEscrita criativaMotivaçãoHumanidades::Línguas e LiteraturasProjeto de mestrado em English Language, Literature and CulturesMany studies show that storytelling can hugely impact the development of students' productive and receptive EFL skills. This project aims at investigating specifically whether or not fairy tales can motivate EFL students to enhance their writing skills. It examines, in particular, whether integrating contemporary fairy tales into the CEFR B2 and C1 EFL curriculum can enhance students’ motivation to produce written language more confidently. Four lessons of one hour twenty minutes each were conducted for twenty-nine students (twenty girls, seven boys and two transgender) of a private English Language school. During the lessons, the students were introduced to two contemporary fairy tale writers, and they read different stories from these authors. The Advanced C1 class focused on Carol Ann Duffy’s modern version of “The Emperor’s New Clothes” and one of her original stories, “The Stolen Childhood”. At the same time, the B2 students concentrated on Jane Yolen's fractured stories “Sleeping Ugly”, “The Golden Balls”, “Allerleirauh” and “Cinder Elephant”. Moreover, Google Form questionnaires were used as a quantitative research tool for students' reflection towards fairy tale implementation in the class. The inclusion of out-of-the-box approaches and activities in the lesson plans were intended to excite and motivate students by encouraging them to use their imagination and to develop their critical thinking and, thus, allow them to combine creative problem-solving with improved creative writing skills. Based on the project results, it can be concluded that incorporating contemporary fairy tales and fun lessons positively enhance students’ motivation and engagement in the writing skill.Muitos estudos mostram que a narração de histórias pode ter um grande impacto no desenvolvimento das competências produtivas e receptivas dos alunos de EFL. Este projeto de mestrado tem como objetivo investigar especificamente se os contos de fadas podem ou não motivar os alunos de EFL a melhorar as suas competências de escrita. Analisa, em particular, se a integração de contos de fadas contemporâneos no currículo do CEFR B2 e C1 EFL pode aumentar a motivação dos alunos para produzirem a expressão escrita com mais confiança. Foram dadas quatro aulas de uma hora e vinte minutos cada, a vinte e nove alunos (vinte raparigas, sete rapazes e dois alunos transgénero) de uma escola privada de língua inglesa. Durante as aulas, os alunos foram apresentados a dois escritores de contos de fadas contemporâneos e leram diferentes histórias destes autores. A turma do C1 centrou-se na versão moderna de Carol Ann Duffy de "The Emperor's New Clothes" e numa das suas histórias originais, "The Stolen Childhood". Ao mesmo tempo, os alunos do B2 concentraram-se nas histórias fraturadas de Jane Yolen "Sleeping Ugly", "The Golden Balls", "Allerleirauh" e "Cinder Elephant". Foram também utilizados questionários Google Form como ferramenta de investigação quantitativa para a reflexão dos alunos sobre a implementação dos contos de fadas na turma. A inclusão de abordagens e atividades inovadoras nos planos de aula pretendia entusiasmar e motivar os alunos, encorajando-os a usar a sua imaginação e a desenvolver o seu pensamento crítico e, assim, permitir-lhes combinar a resolução criativa de problemas com melhores competências de escrita criativa. Com base nos resultados do projeto, pode concluir-se que a incorporação de contos de fadas contemporâneos e de aulas lúdicas aumenta positivamente a motivação e o empenho dos alunos para a competência da escrita.Paisana, JoannePereira, Margarida EstevesUniversidade do MinhoCastelar, Christina Maria Novais da Costa2023-10-092023-10-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/86857eng203363051info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-14T01:20:34Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/86857Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:35:25.913841Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
The contemporary fairy tale as a motivational tool to engage students at B2 and C1 levels in the writing skill in english as a second language O conto de fadas contemporâneo como ferramenta motivacional para incentivar alunos dos níveis B2 e C1 na competência de escrita em inglês como segunda língua |
title |
The contemporary fairy tale as a motivational tool to engage students at B2 and C1 levels in the writing skill in english as a second language |
spellingShingle |
The contemporary fairy tale as a motivational tool to engage students at B2 and C1 levels in the writing skill in english as a second language Castelar, Christina Maria Novais da Costa Creative writing ESL teaching Motivation Writing skills Competências de escrita Ensino de inglês como língua estrangeira Escrita criativa Motivação Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
The contemporary fairy tale as a motivational tool to engage students at B2 and C1 levels in the writing skill in english as a second language |
title_full |
The contemporary fairy tale as a motivational tool to engage students at B2 and C1 levels in the writing skill in english as a second language |
title_fullStr |
The contemporary fairy tale as a motivational tool to engage students at B2 and C1 levels in the writing skill in english as a second language |
title_full_unstemmed |
The contemporary fairy tale as a motivational tool to engage students at B2 and C1 levels in the writing skill in english as a second language |
title_sort |
The contemporary fairy tale as a motivational tool to engage students at B2 and C1 levels in the writing skill in english as a second language |
author |
Castelar, Christina Maria Novais da Costa |
author_facet |
Castelar, Christina Maria Novais da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paisana, Joanne Pereira, Margarida Esteves Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castelar, Christina Maria Novais da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Creative writing ESL teaching Motivation Writing skills Competências de escrita Ensino de inglês como língua estrangeira Escrita criativa Motivação Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Creative writing ESL teaching Motivation Writing skills Competências de escrita Ensino de inglês como língua estrangeira Escrita criativa Motivação Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
Projeto de mestrado em English Language, Literature and Cultures |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-09 2023-10-09T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/86857 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/86857 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203363051 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133617276846080 |