Educação – um mosaico feminino Da História às histórias - a razão das narrativas em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2339 |
Resumo: | O estudo “Histórias no Feminino: a influência das narrativas na construção identitária de mulheres educadoras em Portugal e em Espanha” foi desenvolvido ao longo de dois anos com investigadores da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e da Universidad de Madrid. O grupo de trabalho centrou as suas atenções para uma investigação qualitativa, de carácter biográfico, baseada em histórias de vida, tendo entrevistado onze educadoras/professoras portuguesas e espanholas, optando-se por apresentar agora apenas seis histórias, todas narradas por mulheres portuguesas. Neste artigo os autores abordam uma parcela do estudo e centram-se em seis entrevistas no que diz respeito ao papel da mulher como educadora que conta histórias. Assim, focalizam-se várias dimensões da mulher ao assumir-se como contadora de histórias, quer ao falar de si mesma ou de outra mulher que conta histórias. Neste artigo, apresentamos o discurso de algumas entrevistadas que ao narrarem a sua relação com a hora do conto resgatam aspetos importantes da sua infância. No resgate, elas reconstroem-se numa memória afetiva relacionada com os contos, as personagens, os sentimentos desencadeados após terem ouvido ou lido uma boa história. |
id |
RCAP_d3842369e0ab1108e31a74f1fc874db7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2339 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação – um mosaico feminino Da História às histórias - a razão das narrativas em sala de aulaEducadores de infância -- papel socialContos de fadas -- importância pedagógicaLiteratura infantil -- contos de fadas -- aspectos psicológicosO estudo “Histórias no Feminino: a influência das narrativas na construção identitária de mulheres educadoras em Portugal e em Espanha” foi desenvolvido ao longo de dois anos com investigadores da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e da Universidad de Madrid. O grupo de trabalho centrou as suas atenções para uma investigação qualitativa, de carácter biográfico, baseada em histórias de vida, tendo entrevistado onze educadoras/professoras portuguesas e espanholas, optando-se por apresentar agora apenas seis histórias, todas narradas por mulheres portuguesas. Neste artigo os autores abordam uma parcela do estudo e centram-se em seis entrevistas no que diz respeito ao papel da mulher como educadora que conta histórias. Assim, focalizam-se várias dimensões da mulher ao assumir-se como contadora de histórias, quer ao falar de si mesma ou de outra mulher que conta histórias. Neste artigo, apresentamos o discurso de algumas entrevistadas que ao narrarem a sua relação com a hora do conto resgatam aspetos importantes da sua infância. No resgate, elas reconstroem-se numa memória afetiva relacionada com os contos, as personagens, os sentimentos desencadeados após terem ouvido ou lido uma boa história.Universidad Autónoma de Madrid. Departamento de Didáctica y Teoría de la Educación2016-07-22T15:01:18Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2339por1888-6744http://dx.doi.org/10.15366/tp2016.28.013Cavalcanti, JoanaCortesão, IreneMedeiros, PaulaRibeiro, Sarainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:00Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2339Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:10.290773Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação – um mosaico feminino Da História às histórias - a razão das narrativas em sala de aula |
title |
Educação – um mosaico feminino Da História às histórias - a razão das narrativas em sala de aula |
spellingShingle |
Educação – um mosaico feminino Da História às histórias - a razão das narrativas em sala de aula Cavalcanti, Joana Educadores de infância -- papel social Contos de fadas -- importância pedagógica Literatura infantil -- contos de fadas -- aspectos psicológicos |
title_short |
Educação – um mosaico feminino Da História às histórias - a razão das narrativas em sala de aula |
title_full |
Educação – um mosaico feminino Da História às histórias - a razão das narrativas em sala de aula |
title_fullStr |
Educação – um mosaico feminino Da História às histórias - a razão das narrativas em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Educação – um mosaico feminino Da História às histórias - a razão das narrativas em sala de aula |
title_sort |
Educação – um mosaico feminino Da História às histórias - a razão das narrativas em sala de aula |
author |
Cavalcanti, Joana |
author_facet |
Cavalcanti, Joana Cortesão, Irene Medeiros, Paula Ribeiro, Sara |
author_role |
author |
author2 |
Cortesão, Irene Medeiros, Paula Ribeiro, Sara |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcanti, Joana Cortesão, Irene Medeiros, Paula Ribeiro, Sara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educadores de infância -- papel social Contos de fadas -- importância pedagógica Literatura infantil -- contos de fadas -- aspectos psicológicos |
topic |
Educadores de infância -- papel social Contos de fadas -- importância pedagógica Literatura infantil -- contos de fadas -- aspectos psicológicos |
description |
O estudo “Histórias no Feminino: a influência das narrativas na construção identitária de mulheres educadoras em Portugal e em Espanha” foi desenvolvido ao longo de dois anos com investigadores da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e da Universidad de Madrid. O grupo de trabalho centrou as suas atenções para uma investigação qualitativa, de carácter biográfico, baseada em histórias de vida, tendo entrevistado onze educadoras/professoras portuguesas e espanholas, optando-se por apresentar agora apenas seis histórias, todas narradas por mulheres portuguesas. Neste artigo os autores abordam uma parcela do estudo e centram-se em seis entrevistas no que diz respeito ao papel da mulher como educadora que conta histórias. Assim, focalizam-se várias dimensões da mulher ao assumir-se como contadora de histórias, quer ao falar de si mesma ou de outra mulher que conta histórias. Neste artigo, apresentamos o discurso de algumas entrevistadas que ao narrarem a sua relação com a hora do conto resgatam aspetos importantes da sua infância. No resgate, elas reconstroem-se numa memória afetiva relacionada com os contos, as personagens, os sentimentos desencadeados após terem ouvido ou lido uma boa história. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-22T15:01:18Z 2016-01-01T00:00:00Z 2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2339 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2339 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1888-6744 http://dx.doi.org/10.15366/tp2016.28.013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad Autónoma de Madrid. Departamento de Didáctica y Teoría de la Educación |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad Autónoma de Madrid. Departamento de Didáctica y Teoría de la Educación |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131626389635072 |