Educação – um mosaico feminino Da História às histórias - a razão das narrativas em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcanti, Joana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cortesão, Irene, Medeiros, Paula, Ribeiro, Sara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2339
Resumo: O estudo “Histórias no Feminino: a influência das narrativas na construção identitária de mulheres educadoras em Portugal e em Espanha” foi desenvolvido ao longo de dois anos com investigadores da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e da Universidad de Madrid. O grupo de trabalho centrou as suas atenções para uma investigação qualitativa, de carácter biográfico, baseada em histórias de vida, tendo entrevistado onze educadoras/professoras portuguesas e espanholas, optando-se por apresentar agora apenas seis histórias, todas narradas por mulheres portuguesas. Neste artigo os autores abordam uma parcela do estudo e centram-se em seis entrevistas no que diz respeito ao papel da mulher como educadora que conta histórias. Assim, focalizam-se várias dimensões da mulher ao assumir-se como contadora de histórias, quer ao falar de si mesma ou de outra mulher que conta histórias. Neste artigo, apresentamos o discurso de algumas entrevistadas que ao narrarem a sua relação com a hora do conto resgatam aspetos importantes da sua infância. No resgate, elas reconstroem-se numa memória afetiva relacionada com os contos, as personagens, os sentimentos desencadeados após terem ouvido ou lido uma boa história.
id RCAP_d3842369e0ab1108e31a74f1fc874db7
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2339
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação – um mosaico feminino Da História às histórias - a razão das narrativas em sala de aulaEducadores de infância -- papel socialContos de fadas -- importância pedagógicaLiteratura infantil -- contos de fadas -- aspectos psicológicosO estudo “Histórias no Feminino: a influência das narrativas na construção identitária de mulheres educadoras em Portugal e em Espanha” foi desenvolvido ao longo de dois anos com investigadores da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e da Universidad de Madrid. O grupo de trabalho centrou as suas atenções para uma investigação qualitativa, de carácter biográfico, baseada em histórias de vida, tendo entrevistado onze educadoras/professoras portuguesas e espanholas, optando-se por apresentar agora apenas seis histórias, todas narradas por mulheres portuguesas. Neste artigo os autores abordam uma parcela do estudo e centram-se em seis entrevistas no que diz respeito ao papel da mulher como educadora que conta histórias. Assim, focalizam-se várias dimensões da mulher ao assumir-se como contadora de histórias, quer ao falar de si mesma ou de outra mulher que conta histórias. Neste artigo, apresentamos o discurso de algumas entrevistadas que ao narrarem a sua relação com a hora do conto resgatam aspetos importantes da sua infância. No resgate, elas reconstroem-se numa memória afetiva relacionada com os contos, as personagens, os sentimentos desencadeados após terem ouvido ou lido uma boa história.Universidad Autónoma de Madrid. Departamento de Didáctica y Teoría de la Educación2016-07-22T15:01:18Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2339por1888-6744http://dx.doi.org/10.15366/tp2016.28.013Cavalcanti, JoanaCortesão, IreneMedeiros, PaulaRibeiro, Sarainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:00Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2339Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:10.290773Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação – um mosaico feminino Da História às histórias - a razão das narrativas em sala de aula
title Educação – um mosaico feminino Da História às histórias - a razão das narrativas em sala de aula
spellingShingle Educação – um mosaico feminino Da História às histórias - a razão das narrativas em sala de aula
Cavalcanti, Joana
Educadores de infância -- papel social
Contos de fadas -- importância pedagógica
Literatura infantil -- contos de fadas -- aspectos psicológicos
title_short Educação – um mosaico feminino Da História às histórias - a razão das narrativas em sala de aula
title_full Educação – um mosaico feminino Da História às histórias - a razão das narrativas em sala de aula
title_fullStr Educação – um mosaico feminino Da História às histórias - a razão das narrativas em sala de aula
title_full_unstemmed Educação – um mosaico feminino Da História às histórias - a razão das narrativas em sala de aula
title_sort Educação – um mosaico feminino Da História às histórias - a razão das narrativas em sala de aula
author Cavalcanti, Joana
author_facet Cavalcanti, Joana
Cortesão, Irene
Medeiros, Paula
Ribeiro, Sara
author_role author
author2 Cortesão, Irene
Medeiros, Paula
Ribeiro, Sara
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcanti, Joana
Cortesão, Irene
Medeiros, Paula
Ribeiro, Sara
dc.subject.por.fl_str_mv Educadores de infância -- papel social
Contos de fadas -- importância pedagógica
Literatura infantil -- contos de fadas -- aspectos psicológicos
topic Educadores de infância -- papel social
Contos de fadas -- importância pedagógica
Literatura infantil -- contos de fadas -- aspectos psicológicos
description O estudo “Histórias no Feminino: a influência das narrativas na construção identitária de mulheres educadoras em Portugal e em Espanha” foi desenvolvido ao longo de dois anos com investigadores da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e da Universidad de Madrid. O grupo de trabalho centrou as suas atenções para uma investigação qualitativa, de carácter biográfico, baseada em histórias de vida, tendo entrevistado onze educadoras/professoras portuguesas e espanholas, optando-se por apresentar agora apenas seis histórias, todas narradas por mulheres portuguesas. Neste artigo os autores abordam uma parcela do estudo e centram-se em seis entrevistas no que diz respeito ao papel da mulher como educadora que conta histórias. Assim, focalizam-se várias dimensões da mulher ao assumir-se como contadora de histórias, quer ao falar de si mesma ou de outra mulher que conta histórias. Neste artigo, apresentamos o discurso de algumas entrevistadas que ao narrarem a sua relação com a hora do conto resgatam aspetos importantes da sua infância. No resgate, elas reconstroem-se numa memória afetiva relacionada com os contos, as personagens, os sentimentos desencadeados após terem ouvido ou lido uma boa história.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-22T15:01:18Z
2016-01-01T00:00:00Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2339
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1888-6744
http://dx.doi.org/10.15366/tp2016.28.013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad Autónoma de Madrid. Departamento de Didáctica y Teoría de la Educación
publisher.none.fl_str_mv Universidad Autónoma de Madrid. Departamento de Didáctica y Teoría de la Educación
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131626389635072