Autoconceito, atitudes parentais e autoeficácia: implicaçoes na motivação dos alunos do 3ºciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalhais, Camila Adelaide Pinto
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2398
Resumo: O estudo que se propõe desenvolver tem como objetivo geral verificar qual a relação existente entre a motivação e o autoconceito, autoeficácia e as atitudes parentais nos alunos do terceiro ciclo do ensino básico. A motivação, ao longo dos anos, tem surgido como um importante fator que explica alguns dos comportamentos dos indivíduos, em particular no contexto escolar, permitindo perceber as suas predisposições para o sucesso ou insucesso. Também a autoeficácia surge como um fator que pode desencadear determinados comportamentos e define-se como as crenças e expectativas que o indivíduo possui acerca das suas capacidades para realizar as atividades e assim alcançar os objetivos previamente definidos. O autoconceito surge como sendo a perceção que os indivíduos possuem sobre si próprios e é através deste que os indivíduos realizam avaliações acerca das suas capacidades e competências para a execução de uma atividade. As atitudes parentais também assumem o seu papel de destaque para a motivação dos indivíduos. A família é fundamental para a transmissão de valores e regras sociais às crianças que mais tarde poderão influenciar a forma como estas percecionam a escola, assim como a importância dos seus sucessos ou insucessos. Neste estudo participaram 286 alunos do 3ºciclo com idades compreendidas entre os 11 e os 17 anos. A recolha de dados foi efetuada através da Escala de Autoeficácia Académica (Neves & Faria, 2005), do questionário das Perceções das Atitudes Parentais (Antunes & Fontaine, 2003), da Escala de Orientação Intrínseca vs. Extrínseca (Lemos, 1993) e da escala de Susan Harter Self Perception Profile for Adolescents, adaptada por Peixoto (1996). Os resultados obtidos através desta investigação permitiram observar relações positivas entre as atitudes parentais e a autoeficácia, entre as atitudes parentais e a motivação, entre o autoconceito e a autoeficácia, entre o autoconceito e as atitudes parentais e entre a autoeficácia e autoconceito com a motivação. A autoeficácia geral foi a variável em estudo que se revelou como melhor preditora da motivação para aprendizagem, para a dimensão mestria, assim como para dimensão curiosidade. Também a variável autoeficácia em matemática se revelou preditora para a dimensão desafio.
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O autoconceito surge como sendo a perceção que os indivíduos possuem sobre si próprios e é através deste que os indivíduos realizam avaliações acerca das suas capacidades e competências para a execução de uma atividade. As atitudes parentais também assumem o seu papel de destaque para a motivação dos indivíduos. A família é fundamental para a transmissão de valores e regras sociais às crianças que mais tarde poderão influenciar a forma como estas percecionam a escola, assim como a importância dos seus sucessos ou insucessos. Neste estudo participaram 286 alunos do 3ºciclo com idades compreendidas entre os 11 e os 17 anos. A recolha de dados foi efetuada através da Escala de Autoeficácia Académica (Neves & Faria, 2005), do questionário das Perceções das Atitudes Parentais (Antunes & Fontaine, 2003), da Escala de Orientação Intrínseca vs. Extrínseca (Lemos, 1993) e da escala de Susan Harter Self Perception Profile for Adolescents, adaptada por Peixoto (1996). Os resultados obtidos através desta investigação permitiram observar relações positivas entre as atitudes parentais e a autoeficácia, entre as atitudes parentais e a motivação, entre o autoconceito e a autoeficácia, entre o autoconceito e as atitudes parentais e entre a autoeficácia e autoconceito com a motivação. A autoeficácia geral foi a variável em estudo que se revelou como melhor preditora da motivação para aprendizagem, para a dimensão mestria, assim como para dimensão curiosidade. Também a variável autoeficácia em matemática se revelou preditora para a dimensão desafio.This study intended to verify the relationship among motivation for learning, and the self-concept, self-efficacy and the parental attitudes of students attending third cycle of the basic school. The motivation has been studied as an important factor that explains some of the individual’s behaviors, within the school context, allowing to understand their dispositions for success or failure. Self-efficacy also appears in the literature as a factor that can unchain certain behaviors and it is defined as the expectations that the individual possesses concerning their capacities to accomplish the activities and to reach the objectives previously defined. The self-concept is defined as the perception that the person holds on several domains and it is through these perceptions that the individual evaluates his own habilities and competences on those specific domains. The parental attitudes also assume a prominent role for the individuals' motivation. The family is fundamental for the transmission of values and social rules to the children, which later can influence the way as children develop their individual perceptions regarding the school and the learning process, as well as the attributions for successes or failures. The participants in this study were 286 students attending the 3rd cycle, aged between 11 and 17 years old. The instruments used were the Academic Self-efficacy Scale (Neves & Faria, 2005), the Questionnaire of Perceptions of Parental Attitudes (Antunes & Fontaine, 2003), the Scale of Orientation Intrinsic vs. Extrinsic (Lemos, 1993) and the Susan Harter’s scale Self Perception Profile for Adolescents, adapted to Portuguese by Peixoto (1996). The results evidenced positive relationships between the parental attitudes and the self-efficacy, between the parental attitudes and the motivation, between the self-concept and the self-efficacy, between the self-concept and the parental attitudes and among the self-efficacy and self-concept with the motivation. The general self-efficacy was the variable in study that revealed to be the better predictor of the motivation for learning, for the dimension mastery, as well as for dimension curiosity. Also the variable self-efficacy in mathematics that revealed predictor for the dimension challenge.2013-05-14T11:27:08Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2398pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalhais, Camila Adelaide Pintoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:49:05Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2398Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:45.667202Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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