Implementação de um plano de marketing interno no Hotel Meliã Barcelona Sky: contribuição para o sucesso e sustentabilidade da unidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Tiago Filipe Abreu
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10734
Resumo: Atualmente, a industria hoteleira é um dos sectores mais concorridos quer ao nivel da criaçao e implementaçao de unidades hoteleiras quer ao nivel da taxa de empregabilidade. No entanto, é um dos sectores com maior rotatividade provocados por fatores financeiros, nomeadamente fracos salários, e pelas mentalidades da sociedade atual, que provocam uma má imagem do setor. Nesta geração da grande concorrência e das constantes diferenças dos serviços hoteleiros, lidera quem primar pela diferença. Essa diferença nao é conseguida através dos pontos de venda de um hotel, mas sim pelos colaboradores que desempenham o serviço ao cliente, e é essa diferença em que as organizações tem que investir. Para tal diferença no serviço surge a aplicação do marketing interno, onde as técnicas tradicionais de motivação e gestão dos colaboradores sofrem uma drástica modificação, fazendo com que os colaboradores da organizaçao atinjam com mais facilidade os objetivos da empresa, satisfazendo o cliente externo com um serviço distinto dos demais. O marketing interno assenta na ideia de que antes de satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes externos, a organizaçao deve procurar satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes internos, ou seja, os colaboradores da organização. Para tal, este instrumento de gestão de recursos humanos possui uma série de ferramentas que utilizadas de forma adequada e estratégica, se tornam fundamentais para um desempenho de funçoes cada vez melhor, bem como para a melhora do compromisso com os valores e visão da empresa por parte dos colaboradores. Este relatorio de estágio curricular tem como objetivo analisar a implementaçao de um plano de marketing interno dentro de uma unidade hoteleira em Barcelona, designada de Hotel Melia' Barcelona Sky. Tem como objetivo central estudar a recetividade dos colaboradores das várias equipas a implementaçao deste plano. Após o levantamento de fatores fundamentais ao estudo do marketing interno tais como, a motivaçao, a formaçao, o desenvolvimento de carreira e a comunicaçao interna, será posto em prática um Plano de Marketing Interno. Para tal recorreu-se a metodologia quantitativa, com recurso a questionários estruturados, dos quais serão analisados através da análise de conteúdo, nomeadamente a análise temática ou categorial.
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Essa diferença nao é conseguida através dos pontos de venda de um hotel, mas sim pelos colaboradores que desempenham o serviço ao cliente, e é essa diferença em que as organizações tem que investir. Para tal diferença no serviço surge a aplicação do marketing interno, onde as técnicas tradicionais de motivação e gestão dos colaboradores sofrem uma drástica modificação, fazendo com que os colaboradores da organizaçao atinjam com mais facilidade os objetivos da empresa, satisfazendo o cliente externo com um serviço distinto dos demais. O marketing interno assenta na ideia de que antes de satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes externos, a organizaçao deve procurar satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes internos, ou seja, os colaboradores da organização. Para tal, este instrumento de gestão de recursos humanos possui uma série de ferramentas que utilizadas de forma adequada e estratégica, se tornam fundamentais para um desempenho de funçoes cada vez melhor, bem como para a melhora do compromisso com os valores e visão da empresa por parte dos colaboradores. Este relatorio de estágio curricular tem como objetivo analisar a implementaçao de um plano de marketing interno dentro de uma unidade hoteleira em Barcelona, designada de Hotel Melia' Barcelona Sky. Tem como objetivo central estudar a recetividade dos colaboradores das várias equipas a implementaçao deste plano. Após o levantamento de fatores fundamentais ao estudo do marketing interno tais como, a motivaçao, a formaçao, o desenvolvimento de carreira e a comunicaçao interna, será posto em prática um Plano de Marketing Interno. Para tal recorreu-se a metodologia quantitativa, com recurso a questionários estruturados, dos quais serão analisados através da análise de conteúdo, nomeadamente a análise temática ou categorial.Currently, the hotel industry is one of the sectors most competitive both in terms of hotel creation and implementation and the rate of employability. However, it is one of the sectors with the highest turnover due to financial factors, especially lovv salaries, and by the mentalities of the current society, which provoke a bad image of the sector. In this generation of great competition and the constant differences of the hotel services, it leads the one who takes precedence over difference. This difference is not achieved through the sales outlets of a hotel, but by the employees who perform customer service, and it is this difference in which organizations have to invest. For this difference in service comes the application of internal marketing, where the traditional techniques of motivation and employees management undergo a drastic modification, making the employees of the organization more easily achieve the objectives of the company, satisfying the external customer with a distinct service from the others. Internal marketing consists of the idea that before meeting the needs and expectations of external customers, the organization must seek to satisfy the needs and expectations of internal customers, which are, the employees of the organization. To this end, this human resource management tool has a series of tools that are used in an appropriate and strategic way, become fundamental for an increasingly better performance of functions, as well as for the improvement of the commitment to values and vision of the company by employees. This internship report aims to analyze the implementation of an internal marketing plan within a hotel unit in Barcelona, named by Hotel Melia Barcelona Sky. The main goal is to study the receptiveness of the employees of the various departments to the implementation of this plan. After the survey of factors fundamental to the study of internal marketing such as motivation, training, career development and internal communication, an Internal Marketing Plan will be put into practice. For this, quantitative methodology Was used, using structured questionnaires, which will be analyzed through content analysis, namely thematic or categorical analysis.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Hotelaria e TurismoOliveira, MónicaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCampos, Tiago Filipe Abreu2018-01-10T11:35:04Z2017-12-062017-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10734TID:201810883porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:52:25Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10734Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:09.607434Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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