O papel do marketing interno no desenvolvimento e sucesso de uma empresa : estudo de caso : Sociedade Central de Cervejas e Bebidas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Maria Leonor Silva Féria de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/28104
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ciências da Comunicação variante de Marketing e Publicidade da Universidade Católica de Lisboa e no seguimento da concretização de um estágio curricular na Sociedade Central de Cervejas e Bebidas. Este relatório pretende contribuir para uma melhor compreensão sobre o conceito marketing interno e sobre a sua utilização num ambiente empresarial. Esta análise tem como ponto de partida o estágio realizado, durante seis meses, na área de marketing, onde foi possível acompanhar e colaborar na execução do plano de ações internas da marca Sagres Radler. De uma forma geral, esta investigação pretende estudar a possível relação entre as ações de marketing interno e a satisfação dos colaboradores, que posteriormente poderá influenciar o seu desempenho dentro da organização. Para o presente estudo optámos pela utilização do inquérito por questionário, pela realização de duas entrevista e pela descrição do estágio e consequentes observações. Através da análise realizada é possível verificar que quando as ações internas são bem executadas, quando cumprem o seu papel, os colaboradores sentem-se mais próximos das marcas/produtos da empresa, sentem que conhecem a empresa, assim como se sentem envolvidos e como uma prioridade para a organização em questão. No caso específico da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, verificou-se que as ações de marketing interno estão a cumprir o seu objetivo e que existe um bom ambiente interno, onde os colaboradores, de uma forma geral, demonstram estar satisfeitos, motivados e orgulhosos. O tema abordado no presente trabalho torna-se pertinente, principalmente para a área da comunicação, por se tratar de uma questão ainda pouco explorado em Portugal. A área do marketing interno foca-se, essencialmente, nos colaboradores que são responsáveis por conquistar e fidelizar clientes, assim como por representar a empresa. Caso os colaboradores se sintam satisfeitos e motivados, é provável que transmitam esse sentimento de satisfação aos clientes.
id RCAP_ec01d3aee40805c7132dce3cbeb03be2
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28104
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do marketing interno no desenvolvimento e sucesso de uma empresa : estudo de caso : Sociedade Central de Cervejas e BebidasMarketing internoComunicação internaMotivaçãoSatisfaçãoColaboradoresClientes internosInternal marketingInternal communicationMotivationSatisfactionEmployeesInternal clientsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ciências da Comunicação variante de Marketing e Publicidade da Universidade Católica de Lisboa e no seguimento da concretização de um estágio curricular na Sociedade Central de Cervejas e Bebidas. Este relatório pretende contribuir para uma melhor compreensão sobre o conceito marketing interno e sobre a sua utilização num ambiente empresarial. Esta análise tem como ponto de partida o estágio realizado, durante seis meses, na área de marketing, onde foi possível acompanhar e colaborar na execução do plano de ações internas da marca Sagres Radler. De uma forma geral, esta investigação pretende estudar a possível relação entre as ações de marketing interno e a satisfação dos colaboradores, que posteriormente poderá influenciar o seu desempenho dentro da organização. Para o presente estudo optámos pela utilização do inquérito por questionário, pela realização de duas entrevista e pela descrição do estágio e consequentes observações. Através da análise realizada é possível verificar que quando as ações internas são bem executadas, quando cumprem o seu papel, os colaboradores sentem-se mais próximos das marcas/produtos da empresa, sentem que conhecem a empresa, assim como se sentem envolvidos e como uma prioridade para a organização em questão. No caso específico da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, verificou-se que as ações de marketing interno estão a cumprir o seu objetivo e que existe um bom ambiente interno, onde os colaboradores, de uma forma geral, demonstram estar satisfeitos, motivados e orgulhosos. O tema abordado no presente trabalho torna-se pertinente, principalmente para a área da comunicação, por se tratar de uma questão ainda pouco explorado em Portugal. A área do marketing interno foca-se, essencialmente, nos colaboradores que são responsáveis por conquistar e fidelizar clientes, assim como por representar a empresa. Caso os colaboradores se sintam satisfeitos e motivados, é provável que transmitam esse sentimento de satisfação aos clientes.This report was done in the ambit of the major in Marketing and Advertising of the Masters in Communication of the Catholic University of Lisbon, following my curricular internship at Sociedade Central de Cervejas e Bebidas. This report is aimed at exploring the concept of internal marketing and to contribute to a better understanding of its application in a business environment. As mentioned, the starting point of this analysis is my 6-month internship in the field of marketing, where it was possible to follow up and participate on the implementation of the internal actions' plan of the Sagres Radler brand. In a broad sense, this investigation is intended to study the potential relation between internal marketing initiatives and employee satisfaction, which can consequently have an impact on productivity. Our choices went towards the conception of a survey, the preparation of two interviews and a general description of the internship and further observations. Through the analysis that was performed, it was possible to conclude on how employees feel closer to the company, its brands and products and feel involved with the strategy of the firm when internal initiatives are well planned and effective. In the specific case of Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, it was observed that internal marketing actions are fulfilling their objectives and that there is a good internal environment, based on the employees general satisfaction, motivation and pride. The topic that was approached in this report becomes more relevant, mainly for the area of communication, if we take in consideration the lack of significant analyses on the development of the subject in Portugal. Although internal marketing is still little explored in the country, it proves to have a very important role in the business context since it is focused on employees rather than the company's clients. In fact, employees must be seen as one of the main tools to capture customers and ensure their loyalty - as representatives of the firm, if the staff is satisfied and motivated, it is likely that they will share their feelings to any potential client.Afonso, Carla Susana Moiteiro GanitoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAlmeida, Maria Leonor Silva Féria de2019-08-06T13:53:48Z2015-03-1920142015-03-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/28104TID:201328089porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-16T01:42:29Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28104Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:22:30.184104Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do marketing interno no desenvolvimento e sucesso de uma empresa : estudo de caso : Sociedade Central de Cervejas e Bebidas
title O papel do marketing interno no desenvolvimento e sucesso de uma empresa : estudo de caso : Sociedade Central de Cervejas e Bebidas
spellingShingle O papel do marketing interno no desenvolvimento e sucesso de uma empresa : estudo de caso : Sociedade Central de Cervejas e Bebidas
Almeida, Maria Leonor Silva Féria de
Marketing interno
Comunicação interna
Motivação
Satisfação
Colaboradores
Clientes internos
Internal marketing
Internal communication
Motivation
Satisfaction
Employees
Internal clients
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short O papel do marketing interno no desenvolvimento e sucesso de uma empresa : estudo de caso : Sociedade Central de Cervejas e Bebidas
title_full O papel do marketing interno no desenvolvimento e sucesso de uma empresa : estudo de caso : Sociedade Central de Cervejas e Bebidas
title_fullStr O papel do marketing interno no desenvolvimento e sucesso de uma empresa : estudo de caso : Sociedade Central de Cervejas e Bebidas
title_full_unstemmed O papel do marketing interno no desenvolvimento e sucesso de uma empresa : estudo de caso : Sociedade Central de Cervejas e Bebidas
title_sort O papel do marketing interno no desenvolvimento e sucesso de uma empresa : estudo de caso : Sociedade Central de Cervejas e Bebidas
author Almeida, Maria Leonor Silva Féria de
author_facet Almeida, Maria Leonor Silva Féria de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Afonso, Carla Susana Moiteiro Ganito
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Maria Leonor Silva Féria de
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing interno
Comunicação interna
Motivação
Satisfação
Colaboradores
Clientes internos
Internal marketing
Internal communication
Motivation
Satisfaction
Employees
Internal clients
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Marketing interno
Comunicação interna
Motivação
Satisfação
Colaboradores
Clientes internos
Internal marketing
Internal communication
Motivation
Satisfaction
Employees
Internal clients
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ciências da Comunicação variante de Marketing e Publicidade da Universidade Católica de Lisboa e no seguimento da concretização de um estágio curricular na Sociedade Central de Cervejas e Bebidas. Este relatório pretende contribuir para uma melhor compreensão sobre o conceito marketing interno e sobre a sua utilização num ambiente empresarial. Esta análise tem como ponto de partida o estágio realizado, durante seis meses, na área de marketing, onde foi possível acompanhar e colaborar na execução do plano de ações internas da marca Sagres Radler. De uma forma geral, esta investigação pretende estudar a possível relação entre as ações de marketing interno e a satisfação dos colaboradores, que posteriormente poderá influenciar o seu desempenho dentro da organização. Para o presente estudo optámos pela utilização do inquérito por questionário, pela realização de duas entrevista e pela descrição do estágio e consequentes observações. Através da análise realizada é possível verificar que quando as ações internas são bem executadas, quando cumprem o seu papel, os colaboradores sentem-se mais próximos das marcas/produtos da empresa, sentem que conhecem a empresa, assim como se sentem envolvidos e como uma prioridade para a organização em questão. No caso específico da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, verificou-se que as ações de marketing interno estão a cumprir o seu objetivo e que existe um bom ambiente interno, onde os colaboradores, de uma forma geral, demonstram estar satisfeitos, motivados e orgulhosos. O tema abordado no presente trabalho torna-se pertinente, principalmente para a área da comunicação, por se tratar de uma questão ainda pouco explorado em Portugal. A área do marketing interno foca-se, essencialmente, nos colaboradores que são responsáveis por conquistar e fidelizar clientes, assim como por representar a empresa. Caso os colaboradores se sintam satisfeitos e motivados, é provável que transmitam esse sentimento de satisfação aos clientes.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-03-19
2015-03-19T00:00:00Z
2019-08-06T13:53:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/28104
TID:201328089
url http://hdl.handle.net/10400.14/28104
identifier_str_mv TID:201328089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131930054098944