Percepção dos alunos do 3º ciclo do ensino básico sobre a disciplina de Ciências Naturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Raquel Maria Ribeiro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/7781
Resumo: Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação – Análise e Intervenção na Educação
id RCAP_d3a47b5c4b574785a5a54d88f88307df
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/7781
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percepção dos alunos do 3º ciclo do ensino básico sobre a disciplina de Ciências NaturaisEnsino das ciênciasStudent voiceCurrículoOrientações curriculares das Ciências Físicas e NaturaisGestão flexível do currículoTrabalho práticoDissertação para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação – Análise e Intervenção na EducaçãoEste estudo pretende fazer uma caracterização geral da situação do ensino das Ciências Naturais, ao nível do 3.º ciclo do ensino básico, sob a perspectiva dos alunos. Como tal, a pesquisa teve o objectivo de conhecer as percepções e opiniões dos alunos, sobre os seguintes temas: os diferentes tópicos de interesse dos alunos; as metodologias aplicadas nas aulas da disciplina de Ciências Naturais; a importância que atribuem às actividades práticas e experimentais; a sua opinião sobre a Ciência; e as suas expectativas em ter uma profissão relacionada com a ciência e/ou tecnologia. Assim, pretendemos que os resultados da pesquisa possam servir de contributo para futuras reformas curriculares, bem como para as metodologias adoptadas pelos professores. A metodologia adoptada neste estudo utilizou uma amostra de conveniência para responder a um questionário com 12 questões. Neste estudo apresentam-se os resultados de 166 questionários aplicados a alunos do 8.º ano e 9.º ano de escolaridade de três escolas distintas da região de Lisboa e Vale do Tejo. Os resultados deste estudo indicam, do ponto de vista positivo, que 1) os temas que alunos estão interessados em aprender estão contemplados nas orientações curriculares da disciplina, 2) de uma maneira geral os alunos têm uma opinião positiva sobre a Ciência, embora muitos discordem do seu contributo em aspectos humanitários e revelam alguma desconfiança sobre os cientistas. Por outro lado, 3) a maioria dos alunos não mostra interesse em seguir carreiras relacionadas com a ciência e/ou tecnologia, 4) as metodologias de sala de aula que os alunos preferem não vão de encontro às metodologias mais adoptadas pelos seus professores que recorrem frequentemente ao trabalho individual enquanto os alunos preferem actividades de trabalho em grupo. Perante os resultados deste estudo consideramos importante ouvir os alunos, por exemplo na elaboração de futuras reformas curriculares, ou como indicam os resultados, na adopção de metodologias que potenciem ambientes de aprendizagem mais eficazes. Recomendamos que se realizem trabalhos de investigação representativos sobre as percepções e atitudes dos alunos, e que esses trabalhos, bem como outros, contribuam para um ensino de maior qualidade e que promova o sucesso educativo.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNMachado, Raquel Maria Ribeiro2012-09-10T08:57:13Z2012-032012-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/7781porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:39:57Zoai:run.unl.pt:10362/7781Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:17:43.457117Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percepção dos alunos do 3º ciclo do ensino básico sobre a disciplina de Ciências Naturais
title Percepção dos alunos do 3º ciclo do ensino básico sobre a disciplina de Ciências Naturais
spellingShingle Percepção dos alunos do 3º ciclo do ensino básico sobre a disciplina de Ciências Naturais
Machado, Raquel Maria Ribeiro
Ensino das ciências
Student voice
Currículo
Orientações curriculares das Ciências Físicas e Naturais
Gestão flexível do currículo
Trabalho prático
title_short Percepção dos alunos do 3º ciclo do ensino básico sobre a disciplina de Ciências Naturais
title_full Percepção dos alunos do 3º ciclo do ensino básico sobre a disciplina de Ciências Naturais
title_fullStr Percepção dos alunos do 3º ciclo do ensino básico sobre a disciplina de Ciências Naturais
title_full_unstemmed Percepção dos alunos do 3º ciclo do ensino básico sobre a disciplina de Ciências Naturais
title_sort Percepção dos alunos do 3º ciclo do ensino básico sobre a disciplina de Ciências Naturais
author Machado, Raquel Maria Ribeiro
author_facet Machado, Raquel Maria Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Raquel Maria Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino das ciências
Student voice
Currículo
Orientações curriculares das Ciências Físicas e Naturais
Gestão flexível do currículo
Trabalho prático
topic Ensino das ciências
Student voice
Currículo
Orientações curriculares das Ciências Físicas e Naturais
Gestão flexível do currículo
Trabalho prático
description Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação – Análise e Intervenção na Educação
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-10T08:57:13Z
2012-03
2012-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/7781
url http://hdl.handle.net/10362/7781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137824278052864