Percepção dos alunos do 3º ciclo do ensino básico sobre a disciplina de Ciências Naturais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/7781 |
Resumo: | Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação – Análise e Intervenção na Educação |
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Percepção dos alunos do 3º ciclo do ensino básico sobre a disciplina de Ciências NaturaisEnsino das ciênciasStudent voiceCurrículoOrientações curriculares das Ciências Físicas e NaturaisGestão flexível do currículoTrabalho práticoDissertação para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação – Análise e Intervenção na EducaçãoEste estudo pretende fazer uma caracterização geral da situação do ensino das Ciências Naturais, ao nível do 3.º ciclo do ensino básico, sob a perspectiva dos alunos. Como tal, a pesquisa teve o objectivo de conhecer as percepções e opiniões dos alunos, sobre os seguintes temas: os diferentes tópicos de interesse dos alunos; as metodologias aplicadas nas aulas da disciplina de Ciências Naturais; a importância que atribuem às actividades práticas e experimentais; a sua opinião sobre a Ciência; e as suas expectativas em ter uma profissão relacionada com a ciência e/ou tecnologia. Assim, pretendemos que os resultados da pesquisa possam servir de contributo para futuras reformas curriculares, bem como para as metodologias adoptadas pelos professores. A metodologia adoptada neste estudo utilizou uma amostra de conveniência para responder a um questionário com 12 questões. Neste estudo apresentam-se os resultados de 166 questionários aplicados a alunos do 8.º ano e 9.º ano de escolaridade de três escolas distintas da região de Lisboa e Vale do Tejo. Os resultados deste estudo indicam, do ponto de vista positivo, que 1) os temas que alunos estão interessados em aprender estão contemplados nas orientações curriculares da disciplina, 2) de uma maneira geral os alunos têm uma opinião positiva sobre a Ciência, embora muitos discordem do seu contributo em aspectos humanitários e revelam alguma desconfiança sobre os cientistas. Por outro lado, 3) a maioria dos alunos não mostra interesse em seguir carreiras relacionadas com a ciência e/ou tecnologia, 4) as metodologias de sala de aula que os alunos preferem não vão de encontro às metodologias mais adoptadas pelos seus professores que recorrem frequentemente ao trabalho individual enquanto os alunos preferem actividades de trabalho em grupo. Perante os resultados deste estudo consideramos importante ouvir os alunos, por exemplo na elaboração de futuras reformas curriculares, ou como indicam os resultados, na adopção de metodologias que potenciem ambientes de aprendizagem mais eficazes. Recomendamos que se realizem trabalhos de investigação representativos sobre as percepções e atitudes dos alunos, e que esses trabalhos, bem como outros, contribuam para um ensino de maior qualidade e que promova o sucesso educativo.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNMachado, Raquel Maria Ribeiro2012-09-10T08:57:13Z2012-032012-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/7781porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:39:57Zoai:run.unl.pt:10362/7781Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:17:43.457117Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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