Análise e Previsão de Vendas numa empresa de Retalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Pedro Renato de Jesus
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/15763
Resumo: A alta competitividade no setor de distribuição alimentar implica que a previsão de vendas seja importantíssima na base do planeamento de todas atividades que dizem respeito à tomada de decisões, controlo das organizações e toda a estratégia envolvida. Este projeto teve como objetivo a análise de quatro hipóteses de investigação numa empresa de retalho, com o objetivo de melhorar o processo de gestão e atribuição de mercadoria e, consequentemente, aumentar as vendas, reduzir as quebras e as roturas, melhorando o apoio do departamento às lojas. Identificaram-se oportunidades de investigação e melhoria nos processos relacionados com as encomendas das lojas, gestão/análise de artigos e previsão de vendas. Verificouse a existência de diferenças significativas entre os pedidos das lojas e as vendas das mesmas; identificaram-se diferentes comportamentos das lojas e dos artigos analisados; analisou-se o impacto significativo das promoções nas vendas e testaram-se diferentes métodos de previsão em função da série temporal de cada artigo. As soluções propostas incluíram a criação de grupos de lojas com comportamentos idênticos para análise e previsão, alteração do plano de encomenda dos artigos, criação de um método mais eficiente para a realização da encomenda de loja e, finalmente, uma atualização do layout dos artigos promocionais. A implementação das propostas tornou todo o processo de trabalho mais assertivo e desenvolvido, resultando numa melhoria do departamento.
id RCAP_d3a48903c885e26acb0c46be14f35200
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/15763
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise e Previsão de Vendas numa empresa de RetalhoPrevisão de vendasAumento de vendasDiminuição de roturasSales ForecastingSales IncreaseStock Break DecreaseA alta competitividade no setor de distribuição alimentar implica que a previsão de vendas seja importantíssima na base do planeamento de todas atividades que dizem respeito à tomada de decisões, controlo das organizações e toda a estratégia envolvida. Este projeto teve como objetivo a análise de quatro hipóteses de investigação numa empresa de retalho, com o objetivo de melhorar o processo de gestão e atribuição de mercadoria e, consequentemente, aumentar as vendas, reduzir as quebras e as roturas, melhorando o apoio do departamento às lojas. Identificaram-se oportunidades de investigação e melhoria nos processos relacionados com as encomendas das lojas, gestão/análise de artigos e previsão de vendas. Verificouse a existência de diferenças significativas entre os pedidos das lojas e as vendas das mesmas; identificaram-se diferentes comportamentos das lojas e dos artigos analisados; analisou-se o impacto significativo das promoções nas vendas e testaram-se diferentes métodos de previsão em função da série temporal de cada artigo. As soluções propostas incluíram a criação de grupos de lojas com comportamentos idênticos para análise e previsão, alteração do plano de encomenda dos artigos, criação de um método mais eficiente para a realização da encomenda de loja e, finalmente, uma atualização do layout dos artigos promocionais. A implementação das propostas tornou todo o processo de trabalho mais assertivo e desenvolvido, resultando numa melhoria do departamento.In the food supply sector, there is a growing competitiveness between companies. For this reason, predicting the overall sales is the most important aspect an organization can account for, as it is in the center of its decision making process and is also responsible for its global stategy. This dissertation analyzes five different aspects in a retail company, with the objective of improving the process of managing and assigning merchandize in addition to increasing the overall sales figures, reducing stock ruptures and reducing damage goods. These aspetcs analyse the product ordering, behavior and seasonality at stores and sales forecasting. There were significant differences between the multiple store ordering requests for its products and the resulting sales figures. Then, the multiple store management behaviors and other analyzed products were taken into account. After this, an analysis of the impact product discounts had on the overall sales was performed which culminated into testing different tests forecasting methods depending on the time series for each product. Finally, this dissertation also includes solutions for grouping the stores with identical behaviors with the objective of analyzing and predicting them, change the order plan of products, creating a more efficient method for the process of creating a store product order and an update of the layout of the products on sale. The implementation of these solutions improved all of the work process; this resulted in an improvement at the sales management department.Ferreira, Luís Carlos Ramos Nunes PintoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPereira, Pedro Renato de Jesus2022-10-30T00:31:06Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15763TID:202468860porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:59:54Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15763Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:27.982446Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise e Previsão de Vendas numa empresa de Retalho
title Análise e Previsão de Vendas numa empresa de Retalho
spellingShingle Análise e Previsão de Vendas numa empresa de Retalho
Pereira, Pedro Renato de Jesus
Previsão de vendas
Aumento de vendas
Diminuição de roturas
Sales Forecasting
Sales Increase
Stock Break Decrease
title_short Análise e Previsão de Vendas numa empresa de Retalho
title_full Análise e Previsão de Vendas numa empresa de Retalho
title_fullStr Análise e Previsão de Vendas numa empresa de Retalho
title_full_unstemmed Análise e Previsão de Vendas numa empresa de Retalho
title_sort Análise e Previsão de Vendas numa empresa de Retalho
author Pereira, Pedro Renato de Jesus
author_facet Pereira, Pedro Renato de Jesus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Luís Carlos Ramos Nunes Pinto
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Pedro Renato de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Previsão de vendas
Aumento de vendas
Diminuição de roturas
Sales Forecasting
Sales Increase
Stock Break Decrease
topic Previsão de vendas
Aumento de vendas
Diminuição de roturas
Sales Forecasting
Sales Increase
Stock Break Decrease
description A alta competitividade no setor de distribuição alimentar implica que a previsão de vendas seja importantíssima na base do planeamento de todas atividades que dizem respeito à tomada de decisões, controlo das organizações e toda a estratégia envolvida. Este projeto teve como objetivo a análise de quatro hipóteses de investigação numa empresa de retalho, com o objetivo de melhorar o processo de gestão e atribuição de mercadoria e, consequentemente, aumentar as vendas, reduzir as quebras e as roturas, melhorando o apoio do departamento às lojas. Identificaram-se oportunidades de investigação e melhoria nos processos relacionados com as encomendas das lojas, gestão/análise de artigos e previsão de vendas. Verificouse a existência de diferenças significativas entre os pedidos das lojas e as vendas das mesmas; identificaram-se diferentes comportamentos das lojas e dos artigos analisados; analisou-se o impacto significativo das promoções nas vendas e testaram-se diferentes métodos de previsão em função da série temporal de cada artigo. As soluções propostas incluíram a criação de grupos de lojas com comportamentos idênticos para análise e previsão, alteração do plano de encomenda dos artigos, criação de um método mais eficiente para a realização da encomenda de loja e, finalmente, uma atualização do layout dos artigos promocionais. A implementação das propostas tornou todo o processo de trabalho mais assertivo e desenvolvido, resultando numa melhoria do departamento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2022-10-30T00:31:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/15763
TID:202468860
url http://hdl.handle.net/10400.22/15763
identifier_str_mv TID:202468860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131446300901376