Comunicação com impacto macroeconómico: as relações públicas do banco central
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://journals.openedition.org/cp/10053 |
Resumo: | A comunicação com o público é importante para qualquer organização. O seu desempenho está certamente dependente do modo como todos os agentes que de algum modo têm relação com a organização percebem a forma como ela age e procura concretizar determinados objectivos. Neste texto, o processo de comunicação externa de uma instituição de primordial importância para a regulação económica da sociedade é debatido. Referimo-nos ao Banco Central – ao Banco Central compete essencialmente o controlo da inflação; para conseguir garantir a estabilidade de preços, esta instituição tem de saber gerir expectativas e a gestão de expectativas é acima de tudo um processo que está dependente de uma comunicação externa eficaz e credível. |
id |
RCAP_d3ac0a7f9dd0129f753e0108351bdb97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revues.org:cp/10053 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comunicação com impacto macroeconómico: as relações públicas do banco centralexternal communicationCentral Bankmonetary policycredibilityinterest ratesinflation controlcomunicação externaBanco Centralpolítica monetáriacredibilidadetaxas de jurocontrolo da inflaçãoA comunicação com o público é importante para qualquer organização. O seu desempenho está certamente dependente do modo como todos os agentes que de algum modo têm relação com a organização percebem a forma como ela age e procura concretizar determinados objectivos. Neste texto, o processo de comunicação externa de uma instituição de primordial importância para a regulação económica da sociedade é debatido. Referimo-nos ao Banco Central – ao Banco Central compete essencialmente o controlo da inflação; para conseguir garantir a estabilidade de preços, esta instituição tem de saber gerir expectativas e a gestão de expectativas é acima de tudo um processo que está dependente de uma comunicação externa eficaz e credível.Communicating with the public is essential for any organization. Its performance is certainly dependent on the way the several agents that relate to the organization understand the way in which it acts and tries to achieve their own goals. In this paper, the external communication process of an important economic institution is discussed. We are refering to the Central Bank – the Central Bank is responsible for the control of inflation; to guarantee price stability, this institution has to know how to manage expectations and the management of expectations is above all a process that is dependent on an effective and credible external communication.Escola Superior de Comunicação SocialComunicação pública2020-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://journals.openedition.org/cp/10053oai:revues.org:cp/10053porurn:doi:10.4000/cp.10053http://journals.openedition.org/cp/10053Gomes, Orlandoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-24T11:07:25Zoai:revues.org:cp/10053Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:19.244252Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação com impacto macroeconómico: as relações públicas do banco central |
title |
Comunicação com impacto macroeconómico: as relações públicas do banco central |
spellingShingle |
Comunicação com impacto macroeconómico: as relações públicas do banco central Gomes, Orlando external communication Central Bank monetary policy credibility interest rates inflation control comunicação externa Banco Central política monetária credibilidade taxas de juro controlo da inflação |
title_short |
Comunicação com impacto macroeconómico: as relações públicas do banco central |
title_full |
Comunicação com impacto macroeconómico: as relações públicas do banco central |
title_fullStr |
Comunicação com impacto macroeconómico: as relações públicas do banco central |
title_full_unstemmed |
Comunicação com impacto macroeconómico: as relações públicas do banco central |
title_sort |
Comunicação com impacto macroeconómico: as relações públicas do banco central |
author |
Gomes, Orlando |
author_facet |
Gomes, Orlando |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Orlando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
external communication Central Bank monetary policy credibility interest rates inflation control comunicação externa Banco Central política monetária credibilidade taxas de juro controlo da inflação |
topic |
external communication Central Bank monetary policy credibility interest rates inflation control comunicação externa Banco Central política monetária credibilidade taxas de juro controlo da inflação |
description |
A comunicação com o público é importante para qualquer organização. O seu desempenho está certamente dependente do modo como todos os agentes que de algum modo têm relação com a organização percebem a forma como ela age e procura concretizar determinados objectivos. Neste texto, o processo de comunicação externa de uma instituição de primordial importância para a regulação económica da sociedade é debatido. Referimo-nos ao Banco Central – ao Banco Central compete essencialmente o controlo da inflação; para conseguir garantir a estabilidade de preços, esta instituição tem de saber gerir expectativas e a gestão de expectativas é acima de tudo um processo que está dependente de uma comunicação externa eficaz e credível. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://journals.openedition.org/cp/10053 oai:revues.org:cp/10053 |
url |
http://journals.openedition.org/cp/10053 |
identifier_str_mv |
oai:revues.org:cp/10053 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
urn:doi:10.4000/cp.10053 http://journals.openedition.org/cp/10053 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Comunicação Social Comunicação pública |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Comunicação Social Comunicação pública |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130596914495488 |