Reflexões acerca da promoção de uma didática do plurilinguismo no ensino-aprendizagem de línguas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Sweder
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Araújo e Sá, Maria Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/40943
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma vertente teórica que faz parte do desenvolvimento de uma Tese de Doutorado intitulada: “A Didática do Plurilinguismo na (trans)Formação Continuada de Professores de Língua Portuguesa no Ensino Público Brasileiro: uma proposta de pesquisa-ação-formação”. Para tanto, faremos a contextualização da pesquisa, abordaremos a Didática do Plurilinguismo, bem como os pressupostos das Abordagens Plurais no ensino-aprendizagem de línguas. Por fim, teceremos reflexões sobre a área da pesquisa e o reflexo que essas abordagens nos trazem.
id RCAP_d3c2da1109f748b386106f0d2421fd0c
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/40943
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reflexões acerca da promoção de uma didática do plurilinguismo no ensino-aprendizagem de línguasDidática do plurilinguismoAbordagens pluraisEducação linguísticaEnsino-aprendizagem de línguasEste trabalho tem como objetivo apresentar uma vertente teórica que faz parte do desenvolvimento de uma Tese de Doutorado intitulada: “A Didática do Plurilinguismo na (trans)Formação Continuada de Professores de Língua Portuguesa no Ensino Público Brasileiro: uma proposta de pesquisa-ação-formação”. Para tanto, faremos a contextualização da pesquisa, abordaremos a Didática do Plurilinguismo, bem como os pressupostos das Abordagens Plurais no ensino-aprendizagem de línguas. Por fim, teceremos reflexões sobre a área da pesquisa e o reflexo que essas abordagens nos trazem.This paper presents a theoretical part that is part of the objective of the development of a Doctoral Thesis entitled: “The Didactics of Plurilingualism in the (trans)Continued Education of Portuguese Language Teachers in Brazilian Public Education: a research proposal- action-formation”. In order to do so, we will contextualize the research, approach the Didactics of Plurilingualism, as the improvements in language teaching and learning. Finally, we will weave about the research area and the reflection that these data bring to us.UFPR2024-03-05T15:11:36Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/40943por10.5380/rel.v105i1.85749Souza, SwederAraújo e Sá, Maria Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T01:47:29Zoai:ria.ua.pt:10773/40943Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:20:09.892748Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões acerca da promoção de uma didática do plurilinguismo no ensino-aprendizagem de línguas
title Reflexões acerca da promoção de uma didática do plurilinguismo no ensino-aprendizagem de línguas
spellingShingle Reflexões acerca da promoção de uma didática do plurilinguismo no ensino-aprendizagem de línguas
Souza, Sweder
Didática do plurilinguismo
Abordagens plurais
Educação linguística
Ensino-aprendizagem de línguas
title_short Reflexões acerca da promoção de uma didática do plurilinguismo no ensino-aprendizagem de línguas
title_full Reflexões acerca da promoção de uma didática do plurilinguismo no ensino-aprendizagem de línguas
title_fullStr Reflexões acerca da promoção de uma didática do plurilinguismo no ensino-aprendizagem de línguas
title_full_unstemmed Reflexões acerca da promoção de uma didática do plurilinguismo no ensino-aprendizagem de línguas
title_sort Reflexões acerca da promoção de uma didática do plurilinguismo no ensino-aprendizagem de línguas
author Souza, Sweder
author_facet Souza, Sweder
Araújo e Sá, Maria Helena
author_role author
author2 Araújo e Sá, Maria Helena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Sweder
Araújo e Sá, Maria Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Didática do plurilinguismo
Abordagens plurais
Educação linguística
Ensino-aprendizagem de línguas
topic Didática do plurilinguismo
Abordagens plurais
Educação linguística
Ensino-aprendizagem de línguas
description Este trabalho tem como objetivo apresentar uma vertente teórica que faz parte do desenvolvimento de uma Tese de Doutorado intitulada: “A Didática do Plurilinguismo na (trans)Formação Continuada de Professores de Língua Portuguesa no Ensino Público Brasileiro: uma proposta de pesquisa-ação-formação”. Para tanto, faremos a contextualização da pesquisa, abordaremos a Didática do Plurilinguismo, bem como os pressupostos das Abordagens Plurais no ensino-aprendizagem de línguas. Por fim, teceremos reflexões sobre a área da pesquisa e o reflexo que essas abordagens nos trazem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01T00:00:00Z
2022
2024-03-05T15:11:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/40943
url http://hdl.handle.net/10773/40943
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5380/rel.v105i1.85749
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137843671465984