Melhorar a abordagem à aprendizagem nas aulas através da metacognição, modelagem e auto-regulação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Cristiana Isabel Ribeiro
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/5146
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011
id RCAP_d3cad2d5df9be7daa6096ae0535275f8
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/5146
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Melhorar a abordagem à aprendizagem nas aulas através da metacognição, modelagem e auto-regulaçãoQualidade da aprendizagemMetacogniçãoAuto-regulação da aprendizagemTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011Esta dissertação de mestrado integrado em psicologia teve por base um estudo que recorreu a uma metodologia de experiência de casos múltiplos que pretendeu modificar as abordagens à aprendizagem nas aulas usadas por alunos do ensino básico e, num caso único, aumentar a qualidade da aprendizagem. O procedimento utilizado visou fomentar a consciencialização metacognitiva e a auto-regulação e recorreu à modelagem das abordagens à aprendizagem nas aulas. Os resultados sugerem que o procedimento de intervenção utilizado poderá facilitar a utilização de uma abordagem de profundidade e de organização à aprendizagem nas aulas, assim como promover a qualidade da aprendizagem.This integrated master’s thesis in psychology was based in a study that recurred to a multiple cases experience methodology and intended to modify the approaches to learning in classes used by elementary school students and, in a single case, to increase of the quality of learning. The used procedure aimed to promote the metacognitive awareness, self-regulation and recurred to the modeling of the approaches in classes. The results suggest that this intervention procedure can help the utilization of a deep and achieving approach as well as to promote the quality of learning.Duarte, António Manuel, 1961-Repositório da Universidade de LisboaMorais, Cristiana Isabel Ribeiro2012-02-02T16:38:02Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5146porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:46:43Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5146Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:37.907927Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Melhorar a abordagem à aprendizagem nas aulas através da metacognição, modelagem e auto-regulação
title Melhorar a abordagem à aprendizagem nas aulas através da metacognição, modelagem e auto-regulação
spellingShingle Melhorar a abordagem à aprendizagem nas aulas através da metacognição, modelagem e auto-regulação
Morais, Cristiana Isabel Ribeiro
Qualidade da aprendizagem
Metacognição
Auto-regulação da aprendizagem
Teses de mestrado - 2011
title_short Melhorar a abordagem à aprendizagem nas aulas através da metacognição, modelagem e auto-regulação
title_full Melhorar a abordagem à aprendizagem nas aulas através da metacognição, modelagem e auto-regulação
title_fullStr Melhorar a abordagem à aprendizagem nas aulas através da metacognição, modelagem e auto-regulação
title_full_unstemmed Melhorar a abordagem à aprendizagem nas aulas através da metacognição, modelagem e auto-regulação
title_sort Melhorar a abordagem à aprendizagem nas aulas através da metacognição, modelagem e auto-regulação
author Morais, Cristiana Isabel Ribeiro
author_facet Morais, Cristiana Isabel Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, António Manuel, 1961-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Cristiana Isabel Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade da aprendizagem
Metacognição
Auto-regulação da aprendizagem
Teses de mestrado - 2011
topic Qualidade da aprendizagem
Metacognição
Auto-regulação da aprendizagem
Teses de mestrado - 2011
description Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-02-02T16:38:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/5146
url http://hdl.handle.net/10451/5146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134193847894016