A influência do feedback no processo auto-regulatório da aprendizagem em estudantes do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Soraia Cristina Morais da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/4332
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011
id RCAP_d613ad0a05025c2e629f743326873a4e
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/4332
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência do feedback no processo auto-regulatório da aprendizagem em estudantes do ensino superiorAuto-regulaçãoAprendizagemFeedbackEnsino superiorTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011Alunos auto-regulados geram feedback interno e ajustam as suas acções baseadas nesse feedback (Butler & Winne, 1995), sendo que o feedback é uma informação que fornece a oportunidade de comparar o resultado obtido do desejado. Foi adoptado o modelo conceptual de Poulos e Mahony (2008), que define que a eficácia do feedback comtempla três dimensões: a percepção, a credibilidade e o impacto. Através desse modelo foi construído um instrumento que avaliasse as dimensões do feedback que melhoram a sua eficácia. Pretende-se perceber se os estudantes percebem o feedback como contributo para a sua aprendizagem auto-regulada e quais os factores ou dimensões que influenciam a eficácia do feedback. Foi utilizada uma amostra de 118 alunos do 3º Ano de diversos cursos do Ensino Superior, aos quais foi aplicado o questionário construído. Alguns estudantes revelam possuir alguma percepção de que o feedback possui características auto-regulatórias, no entanto a sua maioria não o percepciona como tal. São necessários mais estudos nesta área e com o questionário construído e aplicado nesta investigação de forma a melhorá-lo e aperfeiçoá-lo psicometricamente.Self-regulated students create internal feedback and adjust their actions based on that feedback (Butler & Winne, 1995), we assume that feedback is an information that provides the student the opportunity to compare the result or product at a specific task with the desirable product that they established. We adopted Poulos and Mahony (2008) conceptual model, which assume that the effectiveness of feedback provided to the student needs tree specific dimensions: perception, credibility and impact. It was created an instrument that is an attempt to assess the tree dimensions considered as important to the effectiveness of feedback. Our goal is to understand if students consider feedback as contributive to their self-regulated learning and which factors or dimensions influence this effectiveness. We used a sample of 118 students from several High Education areas, which responded to the questionnaire. Some students demonstrate that they understand the self-regulation aspects of the feedback, but not all of them. More investigation in needed in this area with the instrument created for the purpose, pretending to improve his characteristics.Simão, Ana Margarida Veiga, 1957-Repositório da Universidade de LisboaLuz, Soraia Cristina Morais da2011-10-26T10:48:19Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4332porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:45:17Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4332Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:00.671961Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência do feedback no processo auto-regulatório da aprendizagem em estudantes do ensino superior
title A influência do feedback no processo auto-regulatório da aprendizagem em estudantes do ensino superior
spellingShingle A influência do feedback no processo auto-regulatório da aprendizagem em estudantes do ensino superior
Luz, Soraia Cristina Morais da
Auto-regulação
Aprendizagem
Feedback
Ensino superior
Teses de mestrado - 2011
title_short A influência do feedback no processo auto-regulatório da aprendizagem em estudantes do ensino superior
title_full A influência do feedback no processo auto-regulatório da aprendizagem em estudantes do ensino superior
title_fullStr A influência do feedback no processo auto-regulatório da aprendizagem em estudantes do ensino superior
title_full_unstemmed A influência do feedback no processo auto-regulatório da aprendizagem em estudantes do ensino superior
title_sort A influência do feedback no processo auto-regulatório da aprendizagem em estudantes do ensino superior
author Luz, Soraia Cristina Morais da
author_facet Luz, Soraia Cristina Morais da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simão, Ana Margarida Veiga, 1957-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Soraia Cristina Morais da
dc.subject.por.fl_str_mv Auto-regulação
Aprendizagem
Feedback
Ensino superior
Teses de mestrado - 2011
topic Auto-regulação
Aprendizagem
Feedback
Ensino superior
Teses de mestrado - 2011
description Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-26T10:48:19Z
2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/4332
url http://hdl.handle.net/10451/4332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134186108354560