A consciência fonológica no pré-escolar: um instrumento em análise
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/8041 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014 |
id |
RCAP_d3dc2e24ba2425fe265d93ecf00fdbe1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8041 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A consciência fonológica no pré-escolar: um instrumento em análiseEducação pré-escolarIdade pré-escolarDesenvolvimento linguísticoFonologiaPalavrasSílabasInstrumentos de avaliaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014O presente estudo é resultado da unidade de Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar. Intitulado “A consciência fonológica no pré-escolar: um instrumento de análise”, o nosso estudo permite-nos identificar e compreender os níveis de desenvolvimento fonológico de um grupo de crianças, recorrendo a um instrumento de análise da consciência fonológica. Este estudo desenvolveu-se com um grupo de vinte crianças em idade pré-escolar, de quatro e cinco anos, numa instituição de rede particular na cidade de Faro. O relatório encontra-se subdividido em duas partes: na primeira estabelecemos o enquadramento teórico, abordando não só os diversos estudos realizados no ensino da decifração, mas também os níveis de desenvolvimento fonológico, tentando situar cronologicamente as habilidades fonológicas das crianças. Na segunda parte, identificamos e justificamos a metodologia a que recorremos, e apresentamos o percurso de construção do instrumento de análise e a sua implementação. Os dados recolhidos foram apresentados e descritos, considerando as variáveis idade, sexo e níveis de desenvolvimento fonológico. Os principais resultados confirmam que a consciência fonológica da criança evolui com a idade, e que a consciência silábica é o nível de consciência fonológica onde as crianças têm mais sucesso. O presente relatório foi construído para ajudar no desenvolvimento da consciência crítica ao longo do curso de Mestrado, e apara servir como referência para práticas futuras. Permite uma reflexão sobre a importância da consciência fonológica no desenvolvimento das crianças, e mostrar o quão importante é proporcionar-lhes atividades deste tipo.Lopes, António Manuel BernardoFernandes, Maria Alice Ribeiro de Sá TeixeiraSapientiaTobias, Dora Alexandra Colaço2016-04-20T14:47:10Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/8041TID:202258874porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:15Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8041Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:16.519078Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A consciência fonológica no pré-escolar: um instrumento em análise |
title |
A consciência fonológica no pré-escolar: um instrumento em análise |
spellingShingle |
A consciência fonológica no pré-escolar: um instrumento em análise Tobias, Dora Alexandra Colaço Educação pré-escolar Idade pré-escolar Desenvolvimento linguístico Fonologia Palavras Sílabas Instrumentos de avaliação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A consciência fonológica no pré-escolar: um instrumento em análise |
title_full |
A consciência fonológica no pré-escolar: um instrumento em análise |
title_fullStr |
A consciência fonológica no pré-escolar: um instrumento em análise |
title_full_unstemmed |
A consciência fonológica no pré-escolar: um instrumento em análise |
title_sort |
A consciência fonológica no pré-escolar: um instrumento em análise |
author |
Tobias, Dora Alexandra Colaço |
author_facet |
Tobias, Dora Alexandra Colaço |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lopes, António Manuel Bernardo Fernandes, Maria Alice Ribeiro de Sá Teixeira Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tobias, Dora Alexandra Colaço |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Idade pré-escolar Desenvolvimento linguístico Fonologia Palavras Sílabas Instrumentos de avaliação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação pré-escolar Idade pré-escolar Desenvolvimento linguístico Fonologia Palavras Sílabas Instrumentos de avaliação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014 2014-01-01T00:00:00Z 2016-04-20T14:47:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/8041 TID:202258874 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/8041 |
identifier_str_mv |
TID:202258874 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133227489689600 |