O fantástico e o(s) seu(s) público(s): o Festival Internacional de Cinema do Porto como espaço multivocal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leão, Tânia
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/21467
Resumo: A dinâmica entre a oferta e a procura de um bem cultural - o filme - no âmbito de um meso-evento como o Festival Internacional de Cinema do Porto, com mais de duas décadas de existência, conduziu-nos à reflexão sobre a forma como o Fantasporto, na qualidade de quadro de interacção onde se jogam, em simultâneo, disposições, valores e identidades culturais, redes sociais diversas, simbolismos e práticas rituais, configura um modo de relação específico, complexo e não-linear entre os seus frequentadores e a oferta que divulga. Esta relação espelha-se nos traços, multivocais, que caracterizam os públicos que o frequentam. A familiarização com o Festival e com a sua oferta não passa apenas pela detenção de maiores ou menores recursos culturais ou cinéfilos (de disposições culturais específicas); pelo contrário, o grau de fidelidade ao Festival remete para um esquema de relação cultural fortemente partilhado, onde aspectos como a sociabilidade, a relação com o espaço, a posse de poder simbólico naquele contexto em particular, a dialogação corporal, simbólica e ritual, reconfiguram o próprio modo de percepção da experiência cultural e as modalidades de recepção dos bens fílmicos.
id RCAP_d405c8ac243c40326664f739c878e864
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21467
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O fantástico e o(s) seu(s) público(s): o Festival Internacional de Cinema do Porto como espaço multivocalSociologia da culturaSociologia do cinemaFenomenologia dos públicosRecepção culturalSociology of cultureSociology of cinemaPhenomenology of spectatorshipCultural receptionA dinâmica entre a oferta e a procura de um bem cultural - o filme - no âmbito de um meso-evento como o Festival Internacional de Cinema do Porto, com mais de duas décadas de existência, conduziu-nos à reflexão sobre a forma como o Fantasporto, na qualidade de quadro de interacção onde se jogam, em simultâneo, disposições, valores e identidades culturais, redes sociais diversas, simbolismos e práticas rituais, configura um modo de relação específico, complexo e não-linear entre os seus frequentadores e a oferta que divulga. Esta relação espelha-se nos traços, multivocais, que caracterizam os públicos que o frequentam. A familiarização com o Festival e com a sua oferta não passa apenas pela detenção de maiores ou menores recursos culturais ou cinéfilos (de disposições culturais específicas); pelo contrário, o grau de fidelidade ao Festival remete para um esquema de relação cultural fortemente partilhado, onde aspectos como a sociabilidade, a relação com o espaço, a posse de poder simbólico naquele contexto em particular, a dialogação corporal, simbólica e ritual, reconfiguram o próprio modo de percepção da experiência cultural e as modalidades de recepção dos bens fílmicos.The dynamic between the offer and demand of a cultural asset - film - in the scope of a meso-event such as the Porto’s International Film Festival (Fantasporto), existing for more then 2 decades, led us to reflect on the way Fantasporto could be an interaction frame where dispositions, values and cultural identities, diverse social networks, symbolisms and ritual practices, are simultaneously juggled, which configures a specific way of bounding, complex and non-linear between the movie goers and the cinematic offer. This relationship is mirrored in the traits, multivocal, that shape the attending audiences. Getting acquainted with the Festival and it’s offering, it’s not just about retaining major or minor cultural or cinematic resources (specific cultural dispositions); by the contrary, the level of loyalty to the Festival addresses us to a schema of strong shared cultural bound, where traits like sociability, liaising with the surrounding, the holding of a symbolic power in that particular context, the corporal dialog, symbolic and ritual, reconfigure the perception model of cultural experience and the modalities of receiving cinematic goods.2021-01-21T17:51:39Z2006-12-31T00:00:00Z2006-12-312006-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/21467porLeão, Tâniainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:44:57Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21467Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:21:23.794245Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O fantástico e o(s) seu(s) público(s): o Festival Internacional de Cinema do Porto como espaço multivocal
title O fantástico e o(s) seu(s) público(s): o Festival Internacional de Cinema do Porto como espaço multivocal
spellingShingle O fantástico e o(s) seu(s) público(s): o Festival Internacional de Cinema do Porto como espaço multivocal
Leão, Tânia
Sociologia da cultura
Sociologia do cinema
Fenomenologia dos públicos
Recepção cultural
Sociology of culture
Sociology of cinema
Phenomenology of spectatorship
Cultural reception
title_short O fantástico e o(s) seu(s) público(s): o Festival Internacional de Cinema do Porto como espaço multivocal
title_full O fantástico e o(s) seu(s) público(s): o Festival Internacional de Cinema do Porto como espaço multivocal
title_fullStr O fantástico e o(s) seu(s) público(s): o Festival Internacional de Cinema do Porto como espaço multivocal
title_full_unstemmed O fantástico e o(s) seu(s) público(s): o Festival Internacional de Cinema do Porto como espaço multivocal
title_sort O fantástico e o(s) seu(s) público(s): o Festival Internacional de Cinema do Porto como espaço multivocal
author Leão, Tânia
author_facet Leão, Tânia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leão, Tânia
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia da cultura
Sociologia do cinema
Fenomenologia dos públicos
Recepção cultural
Sociology of culture
Sociology of cinema
Phenomenology of spectatorship
Cultural reception
topic Sociologia da cultura
Sociologia do cinema
Fenomenologia dos públicos
Recepção cultural
Sociology of culture
Sociology of cinema
Phenomenology of spectatorship
Cultural reception
description A dinâmica entre a oferta e a procura de um bem cultural - o filme - no âmbito de um meso-evento como o Festival Internacional de Cinema do Porto, com mais de duas décadas de existência, conduziu-nos à reflexão sobre a forma como o Fantasporto, na qualidade de quadro de interacção onde se jogam, em simultâneo, disposições, valores e identidades culturais, redes sociais diversas, simbolismos e práticas rituais, configura um modo de relação específico, complexo e não-linear entre os seus frequentadores e a oferta que divulga. Esta relação espelha-se nos traços, multivocais, que caracterizam os públicos que o frequentam. A familiarização com o Festival e com a sua oferta não passa apenas pela detenção de maiores ou menores recursos culturais ou cinéfilos (de disposições culturais específicas); pelo contrário, o grau de fidelidade ao Festival remete para um esquema de relação cultural fortemente partilhado, onde aspectos como a sociabilidade, a relação com o espaço, a posse de poder simbólico naquele contexto em particular, a dialogação corporal, simbólica e ritual, reconfiguram o próprio modo de percepção da experiência cultural e as modalidades de recepção dos bens fílmicos.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-31T00:00:00Z
2006-12-31
2006-12
2021-01-21T17:51:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/21467
url http://hdl.handle.net/10071/21467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134775496146944