Relatório de estágio em educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Sofia Daniela Macedo Morais
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11775
Resumo: No âmbito das Unidades Curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada (PPS) na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), integradas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB, emerge o presente relatório, que surge como uma reflexão sobre o período de observação, cooperação e intervenção nos dois contextos supramencionados. No presente documento, intitulado por Relatório de Estágio de Qualificação Profissional, exploram-se, portanto, os momentos-chave da PPS, aprofundando-se as competências desenvolvidas pela mestranda, atendendo às potencialidades, fragilidades e constrangimentos emergidos ao longo deste percurso. O contacto com a futura realidade profissional favoreceu o desenvolvimento de competências assentes numa postura indagadora e reflexiva, levando à adoção de um processo de observação objetivo e conciso; à construção de planificações potencializadoras da integração e articulação curricular, dando voz aos reais interesses, necessidades e aptidões dos alunos; ao desenvolvimento de ações suficientemente flexíveis e abertas às evidências; à aposta numa avaliação individualizada dos alunos, permitindo uma adequação da ação aos mesmos, fomentando-se uma diferenciação pedagógica, a partir das conceções inerentes ao socioconstrutivismo; à criação de momentos de articulação entre os diferentes níveis de educação. Desenvolveu-se, assim, as diferentes fases do ciclo de investigação-ação, ressalvando-se o contributo destas e dos diferentes atores, numa perspetiva assente na colaboração e na colegialidade, para a formação de crianças responsáveis, seguras de si, proativas, por meio da aprendizagem cooperativa, recheada de descobertas, problematização e debate, aliada à paixão pelo mundo da educação.
id RCAP_d42053f893e6e7fe164f9c64908c33c6
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11775
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio em educação pré-escolarEducaçãoSocioconstrutivismoColegialidadeIdentidade profissionalInvestigação-açãoEducationSocial constructivismCollegialityProfessional identitiesInvestigation-actionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNo âmbito das Unidades Curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada (PPS) na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), integradas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB, emerge o presente relatório, que surge como uma reflexão sobre o período de observação, cooperação e intervenção nos dois contextos supramencionados. No presente documento, intitulado por Relatório de Estágio de Qualificação Profissional, exploram-se, portanto, os momentos-chave da PPS, aprofundando-se as competências desenvolvidas pela mestranda, atendendo às potencialidades, fragilidades e constrangimentos emergidos ao longo deste percurso. O contacto com a futura realidade profissional favoreceu o desenvolvimento de competências assentes numa postura indagadora e reflexiva, levando à adoção de um processo de observação objetivo e conciso; à construção de planificações potencializadoras da integração e articulação curricular, dando voz aos reais interesses, necessidades e aptidões dos alunos; ao desenvolvimento de ações suficientemente flexíveis e abertas às evidências; à aposta numa avaliação individualizada dos alunos, permitindo uma adequação da ação aos mesmos, fomentando-se uma diferenciação pedagógica, a partir das conceções inerentes ao socioconstrutivismo; à criação de momentos de articulação entre os diferentes níveis de educação. Desenvolveu-se, assim, as diferentes fases do ciclo de investigação-ação, ressalvando-se o contributo destas e dos diferentes atores, numa perspetiva assente na colaboração e na colegialidade, para a formação de crianças responsáveis, seguras de si, proativas, por meio da aprendizagem cooperativa, recheada de descobertas, problematização e debate, aliada à paixão pelo mundo da educação.In the Framework of curriculum units of pedagogic practice supervised (PPS) on pré-school and Primary (CEB), integrate on Master’s degree of pré-school education and Primary 1st CEB, arises this report as a reflection on the observation period, co-operation and intervention on the two above contexts. On this document, entitled Professional Qualification trainee report, we explore the PPS key-moments, going through the graduate student competences, having into consideration the potentialities, fragilities and constraints appeared during this course. The contact with the future professional reality help the development of competences based on inquisitive and reflexive attitude leading to adoption of a objective and concise process; The construction of planning’s potentiating the curricular integration and articulation, favoring the students real interests, needs and capacities; to the development of flexible and open actions evidences; giving preference to an individually student evolution, allowing an action suitability, promoting a pedagogical differentiation, from the interest concessions of the social constructivism; to create articulation moments between the different education levels. Like this, were developed different cycle phases of investigation- action, to secure the contribute of these and of different performers, based on collaboration and collegialities, to formation of responsible children, sure of themselves, pro-actives, by mean of cooperative learning, discoveries, empty of questioning and debate allied to world education passion.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoMartins, Helena Maria Campos Miranda da SilvaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFernandes, Sofia Daniela Macedo Morais2018-07-25T18:11:41Z201320132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11775TID:202099644porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:48Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11775Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:06.851157Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio em educação pré-escolar
title Relatório de estágio em educação pré-escolar
spellingShingle Relatório de estágio em educação pré-escolar
Fernandes, Sofia Daniela Macedo Morais
Educação
Socioconstrutivismo
Colegialidade
Identidade profissional
Investigação-ação
Education
Social constructivism
Collegiality
Professional identities
Investigation-action
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio em educação pré-escolar
title_full Relatório de estágio em educação pré-escolar
title_fullStr Relatório de estágio em educação pré-escolar
title_full_unstemmed Relatório de estágio em educação pré-escolar
title_sort Relatório de estágio em educação pré-escolar
author Fernandes, Sofia Daniela Macedo Morais
author_facet Fernandes, Sofia Daniela Macedo Morais
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
Martins, Helena Maria Campos Miranda da Silva
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Sofia Daniela Macedo Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Socioconstrutivismo
Colegialidade
Identidade profissional
Investigação-ação
Education
Social constructivism
Collegiality
Professional identities
Investigation-action
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação
Socioconstrutivismo
Colegialidade
Identidade profissional
Investigação-ação
Education
Social constructivism
Collegiality
Professional identities
Investigation-action
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description No âmbito das Unidades Curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada (PPS) na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), integradas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB, emerge o presente relatório, que surge como uma reflexão sobre o período de observação, cooperação e intervenção nos dois contextos supramencionados. No presente documento, intitulado por Relatório de Estágio de Qualificação Profissional, exploram-se, portanto, os momentos-chave da PPS, aprofundando-se as competências desenvolvidas pela mestranda, atendendo às potencialidades, fragilidades e constrangimentos emergidos ao longo deste percurso. O contacto com a futura realidade profissional favoreceu o desenvolvimento de competências assentes numa postura indagadora e reflexiva, levando à adoção de um processo de observação objetivo e conciso; à construção de planificações potencializadoras da integração e articulação curricular, dando voz aos reais interesses, necessidades e aptidões dos alunos; ao desenvolvimento de ações suficientemente flexíveis e abertas às evidências; à aposta numa avaliação individualizada dos alunos, permitindo uma adequação da ação aos mesmos, fomentando-se uma diferenciação pedagógica, a partir das conceções inerentes ao socioconstrutivismo; à criação de momentos de articulação entre os diferentes níveis de educação. Desenvolveu-se, assim, as diferentes fases do ciclo de investigação-ação, ressalvando-se o contributo destas e dos diferentes atores, numa perspetiva assente na colaboração e na colegialidade, para a formação de crianças responsáveis, seguras de si, proativas, por meio da aprendizagem cooperativa, recheada de descobertas, problematização e debate, aliada à paixão pelo mundo da educação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013
2013-01-01T00:00:00Z
2018-07-25T18:11:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/11775
TID:202099644
url http://hdl.handle.net/10400.22/11775
identifier_str_mv TID:202099644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131414675849216