Publicidade dinâmica e contextual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capela, Ana Mónica Gomes
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/141
Resumo: A Comunicação pode ser definida como o intercâmbio de informações entre um emissor e um receptor. Todo o processo de comunicação foi-se tornando mais complexo dando origem a vários tipos de comunicação, como a Comunicação Social, Comunicação Verbal, Comunicação Não-Verbal, Comunicação de Massas, entre outros. A Publicidade está inserida neste último tipo, sendo encarada como uma comunicação onde são transmitidas várias mensagens de forma rápida e por diversos pontos do mundo. Com o objectivo de apresentar e influenciar consumidores a um determinado produto ou serviço, a publicidade tem seguido as constantes evoluções, adaptando-se e usando todos os recursos à sua disposição (jornal, televisão, cinema, outdoors, internet, entre outros) criando anúncios cada vez mais complexos e organizados. Também na Internet é fácil encontrar publicidade, tendo sido inclusive criado o conceito de Publicidade Contextual. Neste, recorrendo aos recursos facultados pelas novas tecnologias e pela internet em especial, foi possível direccionar a publicidade ao consumidor através da recolha de dados sobre os mesmos, apresentando-lhes os produtos adequados à sua pesquisa ou aos conteúdos que visualizavam. Por meio de estudos já realizados, este tipo de publicidade tem obtido bons resultados satisfazendo consumidores e anunciantes. Neste trabalho é proposto que se utilize as noções básicas deste conceito noutros locais, que não apenas na internet, tornando a publicidade visualizada em espaços públicos com painéis interactivos, monitores ou televisões, mais inclusiva, direccionada e atractiva. A ideia principal passa pela criação de um sistema que faculta a exibição de conteúdos publicitários escolhidos de acordo com variáveis contextuais, apresentando os dinamicamente, através da sucessiva alteração, entre visualizações, de aspectos visíveis como cores, layouts, gráficos, textos, etc. Com este sistema ambiciona-se que os consumidores se sintam cativados durante o visionamento dos conteúdos, quer por se identificarem com as marcas, quer pela constante mutação dos mesmos, transmitindo a sensação de novidade que facilita a apreensão da atenção do espectador.
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