Compreensão e produção de orações relativas por crianças com perturbação específica do desenvolvimento da linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Ana Rita
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/4175
Resumo: Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança
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spelling Compreensão e produção de orações relativas por crianças com perturbação específica do desenvolvimento da linguagemOrações relativas de sujeitoOrações relativas de objectoPerturbação específica do desenvolvimento da linguagemSubject relative clausesObject relative clausesSpecific language impairmentMestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na CriançaNeste estudo foi testada a compreensão e a produção de orações relativas de sujeito e de objecto, com o objectivo de determinar diferenças entre a performance das crianças com PEDL-Sintáctica (PEDL-S) e crianças com desenvolvimento típico. Foram avaliadas seis crianças com PEDL-S (idades compreendidas entre os 5;4 e os 9;5), com um teste de Identificação de Imagens adaptado de Friedmann (1998), para avaliar a compreensão de relativas e um teste de Preferência, adaptado de Novogrodsky e Friedmann (2006), para elicitar orações relativas. Os dados obtidos revelam uma assimetria entre relativas de sujeito e relativas de objecto quer na compreensão, quer na expressão. Verifica-se que as crianças com PEDL compreendem e produzem orações relativas de sujeito em idades mais tardias que as crianças sem alterações do desenvolvimento. Em relação às relativas de objecto, as crianças com PEDL avaliadas não conseguiram atingir uma taxa de sucesso comparável à das crianças com desenvolvimento típico.In this study, comprehension and production of subject and object relative clauses were tested, with the aim of determining differences between the performance of children with syntactic specific language impairment (S-SLI) and children with typical development. Six children with S-SLI (ages between 5;4 and 9;5) were assessed with a Picture Matching test adapted from Friedmann (1998), in order to assess the comprehension of relative clauses and with a Preference Task adapted from Novogrodsky e Friedmann (2006), in order to elicit relative clauses. The data obtained show an asymmetry between subject and object relatives both in comprehension and in expression. It appears that children with S-SLI understand and produce subject relative clauses at older ages than children without developmental disorders. For object relatives, the children with SLI assessed in this study did not achieve a success rate comparable to what typically developing children did.Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de SetúbalCosta, JoãoRepositório ComumFonseca, Ana Rita2013-05-17T08:57:22Z2011-022011-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/4175porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:49:24Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/4175Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:05:31.725022Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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