Estética da Repetição em Itão Kuegü: As Hiper Mulheres (2011)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvernaz, Sabrina
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14591/aniki.v9n2.886
Resumo: Este artigo se dedica a Itão Kuegü: as hiper mulheres (2011, 80 min), longa-metragem de Takumã Kuikuro, Carlos Fausto e Leonardo Sette. Reflexões antropológicas sobre aprendizagem, memorização e transmissão dos cantos entre o povo kuikuro, bem como as formas de organização do ritual Yamuricumã, são consideradas para se compreender estratégias ficcionais e poéticas. Em relação às estratégias ficcionais, analisa-se um relato de enganação, lido em paralelo com o próprio filme que engana, por meio da montagem, o espectador que desconhece os cantos-poema. Mais especificamente, sobre o poético no cinema, este trabalho se detém nos cantos-poema kuikuro. O destaque recai sobre os paralelismos e as repetições, assim como sobre os efeitos da (não) tradução dos cantos no filme. À luz dos estudos de Bruna Franchetto a respeito da estética da repetição, este texto demonstra que é possível encontrar, no cinema kuikuro, paralelismos e repetições que não são estritamente marcados ou regulares, uma vez que há uma espécie de correspondência paralelística (ou variação na invariância) nas escolhas cinematográficas.
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spelling Estética da Repetição em Itão Kuegü: As Hiper Mulheres (2011)Aesthetics of Repetition in Itão Kuegü: As Hiper Mulheres (2011)Indigenous cinemakuikuropoeticsCinema indígenakuikuropoéticaEste artigo se dedica a Itão Kuegü: as hiper mulheres (2011, 80 min), longa-metragem de Takumã Kuikuro, Carlos Fausto e Leonardo Sette. Reflexões antropológicas sobre aprendizagem, memorização e transmissão dos cantos entre o povo kuikuro, bem como as formas de organização do ritual Yamuricumã, são consideradas para se compreender estratégias ficcionais e poéticas. Em relação às estratégias ficcionais, analisa-se um relato de enganação, lido em paralelo com o próprio filme que engana, por meio da montagem, o espectador que desconhece os cantos-poema. Mais especificamente, sobre o poético no cinema, este trabalho se detém nos cantos-poema kuikuro. O destaque recai sobre os paralelismos e as repetições, assim como sobre os efeitos da (não) tradução dos cantos no filme. À luz dos estudos de Bruna Franchetto a respeito da estética da repetição, este texto demonstra que é possível encontrar, no cinema kuikuro, paralelismos e repetições que não são estritamente marcados ou regulares, uma vez que há uma espécie de correspondência paralelística (ou variação na invariância) nas escolhas cinematográficas.This article looks into the documentary Itão Kuegü: as hiper mulheres (2011, 80 min), by Takumã Kuikuro, Carlos Fausto and Leonardo Sette. Anthropological studies on learning, memorization, and transmission of songs among the kuikuro people, as well as the forms of organization of the Yamuricumã ritual, are taken into account to explain how fictional and poetic strategies shape the film. Specifically regarding fictional strategies, an account of deception is analysed and read in parallel with the documentary that deceives, through its editing, the spectator who is unaware of the song-poems. Regarding the poetics of cinema, this article focuses on how kuikuro verbal arts are present in the film. The focus falls on the parallelism and repetition as well as the effects of the (non) translation of the songs in the documentary. In the light of Bruna Franchetto’s studies on the aesthetics of repetition, this article demonstrates that it is possible to find parallelism and repetitions that are neither strictly marked nor strictly regular, since there is a somewhat parallelistic correspondence (or variation in the invariance) in the film’s artistic options.AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento2022-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14591/aniki.v9n2.886https://doi.org/10.14591/aniki.v9n2.886Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 9 No 2 (2022): Cinema and anthropology; 240-265Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 9 n. 2 (2022): Cinema e antropologia; 240-2652183-175010.14591/aniki.v9n2reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/886http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/886/502Direitos de Autor (c) 2022 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlvernaz, Sabrina2024-01-26T02:03:31Zoai:aim.org.pt/ojs/:article/886Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:24.576128Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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