As hipermulheres: cinema e ritual entre mulheres, homens e espíritos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernard Pêgo Belisário
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NKHMS
Resumo: Esta dissertação propõe uma aproximação ao filme As Hipermulheres (2011), realizado em parceria entre o cineasta indígena Takumã Kuikuro, o antropólogo Carlos Fausto e o oficineiro formado no projeto Vídeo nas Aldeias Leonardo Sette. Esta aproximação se constitui de três movimentos analíticos. O primeiro deles busca caracterizar os modos como o filme imbrica, na sua mise-en-scène documentária, procedimentos e recursos narrativos da ficção. O segundo investiga as relações entre a câmera e os sujeitos que filma durante as performances ritualísticas, partindo da música como motor destas cenas fílmico-rituais. O terceiro movimento parte da categoria cosmológica nativa itseke (bicho-espírito) para analisar três momentos em que estas forças se fazem presentes no fora-de-campo do filme. Para este trabalho, elaborou-se uma metodologia de análise que articula conceitos do campo dos estudos do cinema e da comunicação, informações e reflexões etnográficas (e etnomusicológicas) e uma breve pesquisa de campo.
id UFMG_a18a93a314b5a79d1c15ec6861614ab0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9NKHMS
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Claudia Cardoso MesquitaAndré Guimarães BrasilCesar Geraldo GuimaraesBruna FranchettoBernard Pêgo Belisário2019-08-13T21:14:56Z2019-08-13T21:14:56Z2014-05-16http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NKHMSEsta dissertação propõe uma aproximação ao filme As Hipermulheres (2011), realizado em parceria entre o cineasta indígena Takumã Kuikuro, o antropólogo Carlos Fausto e o oficineiro formado no projeto Vídeo nas Aldeias Leonardo Sette. Esta aproximação se constitui de três movimentos analíticos. O primeiro deles busca caracterizar os modos como o filme imbrica, na sua mise-en-scène documentária, procedimentos e recursos narrativos da ficção. O segundo investiga as relações entre a câmera e os sujeitos que filma durante as performances ritualísticas, partindo da música como motor destas cenas fílmico-rituais. O terceiro movimento parte da categoria cosmológica nativa itseke (bicho-espírito) para analisar três momentos em que estas forças se fazem presentes no fora-de-campo do filme. Para este trabalho, elaborou-se uma metodologia de análise que articula conceitos do campo dos estudos do cinema e da comunicação, informações e reflexões etnográficas (e etnomusicológicas) e uma breve pesquisa de campo.This dissertation proposes an approach towards the film The Hyperwomen (2011), a result of a partnership between the indigenous filmmaker Takumã Kuikuro, the anthropologist Carlos Fausto and the former Video in the Villages project's instructor, Leonardo Sette. This approach consists in three analytical movements. The first one intents to characterize the manner in which the film enmeshes fictional procedures in its documentary mise en scène. The second one investigates the relationship between the camera and the filmed people during the ritual performances, considering music as an engine for these ritual-filmic scenes. The third movement starts from the native cosmological category itseke (animal-spirit) to analyze the three moments in which these forces are evoked in the film. For these analyzes, we developed a methodology that articulates concepts from the cinema/communicational studies, ethnographic/ethnomusicologic information and a brief field research.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGÍndios KuikuroDocumentário (Cinema)ComunicaçãoCinemaKuikuroAlto XinguMúsica ameríndiaCinema indígenaMise-en-scèneDocumentárioAs hipermulheres: cinema e ritual entre mulheres, homens e espíritosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALppgcomunicacaosocial_bernardpegobelisario_dissertacaomestrado.pdfapplication/pdf65358416https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9NKHMS/1/ppgcomunicacaosocial_bernardpegobelisario_dissertacaomestrado.pdf49c03465df22ec134bcef25339187517MD51TEXTppgcomunicacaosocial_bernardpegobelisario_dissertacaomestrado.pdf.txtppgcomunicacaosocial_bernardpegobelisario_dissertacaomestrado.pdf.txtExtracted texttext/plain368850https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9NKHMS/2/ppgcomunicacaosocial_bernardpegobelisario_dissertacaomestrado.pdf.txt0df2ff3dcf4ad99a43b02e8eafe9f817MD521843/BUOS-9NKHMS2019-11-14 16:48:36.23oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9NKHMSRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:48:36Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As hipermulheres: cinema e ritual entre mulheres, homens e espíritos
title As hipermulheres: cinema e ritual entre mulheres, homens e espíritos
spellingShingle As hipermulheres: cinema e ritual entre mulheres, homens e espíritos
Bernard Pêgo Belisário
Kuikuro
Alto Xingu
Música ameríndia
Cinema indígena
Mise-en-scène
Documentário
Índios Kuikuro
Documentário (Cinema)
Comunicação
Cinema
title_short As hipermulheres: cinema e ritual entre mulheres, homens e espíritos
title_full As hipermulheres: cinema e ritual entre mulheres, homens e espíritos
title_fullStr As hipermulheres: cinema e ritual entre mulheres, homens e espíritos
title_full_unstemmed As hipermulheres: cinema e ritual entre mulheres, homens e espíritos
title_sort As hipermulheres: cinema e ritual entre mulheres, homens e espíritos
author Bernard Pêgo Belisário
author_facet Bernard Pêgo Belisário
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Claudia Cardoso Mesquita
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv André Guimarães Brasil
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cesar Geraldo Guimaraes
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Bruna Franchetto
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernard Pêgo Belisário
contributor_str_mv Claudia Cardoso Mesquita
André Guimarães Brasil
Cesar Geraldo Guimaraes
Bruna Franchetto
dc.subject.por.fl_str_mv Kuikuro
Alto Xingu
Música ameríndia
Cinema indígena
Mise-en-scène
Documentário
topic Kuikuro
Alto Xingu
Música ameríndia
Cinema indígena
Mise-en-scène
Documentário
Índios Kuikuro
Documentário (Cinema)
Comunicação
Cinema
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Índios Kuikuro
Documentário (Cinema)
Comunicação
Cinema
description Esta dissertação propõe uma aproximação ao filme As Hipermulheres (2011), realizado em parceria entre o cineasta indígena Takumã Kuikuro, o antropólogo Carlos Fausto e o oficineiro formado no projeto Vídeo nas Aldeias Leonardo Sette. Esta aproximação se constitui de três movimentos analíticos. O primeiro deles busca caracterizar os modos como o filme imbrica, na sua mise-en-scène documentária, procedimentos e recursos narrativos da ficção. O segundo investiga as relações entre a câmera e os sujeitos que filma durante as performances ritualísticas, partindo da música como motor destas cenas fílmico-rituais. O terceiro movimento parte da categoria cosmológica nativa itseke (bicho-espírito) para analisar três momentos em que estas forças se fazem presentes no fora-de-campo do filme. Para este trabalho, elaborou-se uma metodologia de análise que articula conceitos do campo dos estudos do cinema e da comunicação, informações e reflexões etnográficas (e etnomusicológicas) e uma breve pesquisa de campo.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-05-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T21:14:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T21:14:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NKHMS
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NKHMS
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9NKHMS/1/ppgcomunicacaosocial_bernardpegobelisario_dissertacaomestrado.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9NKHMS/2/ppgcomunicacaosocial_bernardpegobelisario_dissertacaomestrado.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 49c03465df22ec134bcef25339187517
0df2ff3dcf4ad99a43b02e8eafe9f817
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797971249962418176