O facto de não termos feito as coisas na altura certa, fazemos agora: estudo de caso num curso de educação e formação de adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Sílvia Carina Nunes
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2561
Resumo: Esta investigação situa-se no âmbito da Educação e Formação de Adultos e na centralidade que este campo tem assumido nos dias de hoje como um factor de desenvolvimento socioeconómico, educativo e democrático. Consideramos que o estudo é pertinente na medida em que poderá contribuir para uma visão da importância que a Educação e Formação de Adultos assume no nosso contexto social, económico, cultural e político a partir das vozes das mulheres que o frequentam. Tentar, assim, compreender como a frequência de um curso EFA de nível secundário ressignifica as identidades dessas mulheres-formandas. Partimos de uma concepção abrangente de educação e formação e de aprendizagens ao longo da vida e da forma como estas se têm revelado como condição indispensável para um desenvolvimento e inovação na formação individual, permitindo uma realização pessoal e profissional. Nesta investigação propomo-nos analisar as trajectórias de vida e de que forma a frequência de um curso EFA de nível secundário contribui para o desenvolvimento pessoal e para a reintegração no mercado de trabalho assim como, para uma reconstrução de identidades. Tendo em conta os objectivos propostos para este estudo, optámos por realizar uma investigação qualitativa, onde utilizamos a técnica de focus group e análise de portfolios, junto das mulheres-formandas do curso EFA-NS de Técnicas de Acção Educativa, do IEFP da Guarda.
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