O facto de não termos feito as coisas na altura certa, fazemos agora: estudo de caso num curso de educação e formação de adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2561 |
Resumo: | Esta investigação situa-se no âmbito da Educação e Formação de Adultos e na centralidade que este campo tem assumido nos dias de hoje como um factor de desenvolvimento socioeconómico, educativo e democrático. Consideramos que o estudo é pertinente na medida em que poderá contribuir para uma visão da importância que a Educação e Formação de Adultos assume no nosso contexto social, económico, cultural e político a partir das vozes das mulheres que o frequentam. Tentar, assim, compreender como a frequência de um curso EFA de nível secundário ressignifica as identidades dessas mulheres-formandas. Partimos de uma concepção abrangente de educação e formação e de aprendizagens ao longo da vida e da forma como estas se têm revelado como condição indispensável para um desenvolvimento e inovação na formação individual, permitindo uma realização pessoal e profissional. Nesta investigação propomo-nos analisar as trajectórias de vida e de que forma a frequência de um curso EFA de nível secundário contribui para o desenvolvimento pessoal e para a reintegração no mercado de trabalho assim como, para uma reconstrução de identidades. Tendo em conta os objectivos propostos para este estudo, optámos por realizar uma investigação qualitativa, onde utilizamos a técnica de focus group e análise de portfolios, junto das mulheres-formandas do curso EFA-NS de Técnicas de Acção Educativa, do IEFP da Guarda. |
id |
RCAP_d440cee60085edcf2d2af66397cca41e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2561 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O facto de não termos feito as coisas na altura certa, fazemos agora: estudo de caso num curso de educação e formação de adultosFormação de adultosAprendizagem ao longo da vidaEsta investigação situa-se no âmbito da Educação e Formação de Adultos e na centralidade que este campo tem assumido nos dias de hoje como um factor de desenvolvimento socioeconómico, educativo e democrático. Consideramos que o estudo é pertinente na medida em que poderá contribuir para uma visão da importância que a Educação e Formação de Adultos assume no nosso contexto social, económico, cultural e político a partir das vozes das mulheres que o frequentam. Tentar, assim, compreender como a frequência de um curso EFA de nível secundário ressignifica as identidades dessas mulheres-formandas. Partimos de uma concepção abrangente de educação e formação e de aprendizagens ao longo da vida e da forma como estas se têm revelado como condição indispensável para um desenvolvimento e inovação na formação individual, permitindo uma realização pessoal e profissional. Nesta investigação propomo-nos analisar as trajectórias de vida e de que forma a frequência de um curso EFA de nível secundário contribui para o desenvolvimento pessoal e para a reintegração no mercado de trabalho assim como, para uma reconstrução de identidades. Tendo em conta os objectivos propostos para este estudo, optámos por realizar uma investigação qualitativa, onde utilizamos a técnica de focus group e análise de portfolios, junto das mulheres-formandas do curso EFA-NS de Técnicas de Acção Educativa, do IEFP da Guarda.This investigation focuses on the Education and Training of Adults and it is also about the importance that this method has been assuming nowadays as a factor of social economic, educative and democratic Development. This study is considered pertinent once it can contribute to a major vision on the great role that the Education and Training of Adults has concerning our social, economic, cultural and political context according to the opinions of the Women who attend an EFA course – Secondary level. This paper intends to show how the attendance of such a course can give a new meaning to the identities of these women trainees. The starting point is a broad conception of Education, Training and lifelong learning and this has revealed to be an essential condition for the Development and Innovation of the individual, leading to a personal and professional fulfilment. Throughout this investigation one intends to analyse the life trajectories of the Adults and tries to demonstrate how the attendance of an EFA course - secondary level, contributes to the personal Development and to the reintegration of the Adults in the Labour Market as well as to the rebuilding of their identities. Considering the goals of this study, one chose to do a qualitative investigation by using the focus group technique and the analysis of the portfolios elaborated by the women trainees attending the EFA course – secondary level: Técnicas de Acção Educativa (Educational Assistants) at the I.E.F.P, I.P from Guarda.Tomás, Catarina AlmeidauBibliorumGil, Sílvia Carina Nunes2014-11-04T19:13:47Z200920092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2561porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:41Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2561Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:12.908016Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O facto de não termos feito as coisas na altura certa, fazemos agora: estudo de caso num curso de educação e formação de adultos |
title |
O facto de não termos feito as coisas na altura certa, fazemos agora: estudo de caso num curso de educação e formação de adultos |
spellingShingle |
O facto de não termos feito as coisas na altura certa, fazemos agora: estudo de caso num curso de educação e formação de adultos Gil, Sílvia Carina Nunes Formação de adultos Aprendizagem ao longo da vida |
title_short |
O facto de não termos feito as coisas na altura certa, fazemos agora: estudo de caso num curso de educação e formação de adultos |
title_full |
O facto de não termos feito as coisas na altura certa, fazemos agora: estudo de caso num curso de educação e formação de adultos |
title_fullStr |
O facto de não termos feito as coisas na altura certa, fazemos agora: estudo de caso num curso de educação e formação de adultos |
title_full_unstemmed |
O facto de não termos feito as coisas na altura certa, fazemos agora: estudo de caso num curso de educação e formação de adultos |
title_sort |
O facto de não termos feito as coisas na altura certa, fazemos agora: estudo de caso num curso de educação e formação de adultos |
author |
Gil, Sílvia Carina Nunes |
author_facet |
Gil, Sílvia Carina Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tomás, Catarina Almeida uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gil, Sílvia Carina Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de adultos Aprendizagem ao longo da vida |
topic |
Formação de adultos Aprendizagem ao longo da vida |
description |
Esta investigação situa-se no âmbito da Educação e Formação de Adultos e na centralidade que este campo tem assumido nos dias de hoje como um factor de desenvolvimento socioeconómico, educativo e democrático. Consideramos que o estudo é pertinente na medida em que poderá contribuir para uma visão da importância que a Educação e Formação de Adultos assume no nosso contexto social, económico, cultural e político a partir das vozes das mulheres que o frequentam. Tentar, assim, compreender como a frequência de um curso EFA de nível secundário ressignifica as identidades dessas mulheres-formandas. Partimos de uma concepção abrangente de educação e formação e de aprendizagens ao longo da vida e da forma como estas se têm revelado como condição indispensável para um desenvolvimento e inovação na formação individual, permitindo uma realização pessoal e profissional. Nesta investigação propomo-nos analisar as trajectórias de vida e de que forma a frequência de um curso EFA de nível secundário contribui para o desenvolvimento pessoal e para a reintegração no mercado de trabalho assim como, para uma reconstrução de identidades. Tendo em conta os objectivos propostos para este estudo, optámos por realizar uma investigação qualitativa, onde utilizamos a técnica de focus group e análise de portfolios, junto das mulheres-formandas do curso EFA-NS de Técnicas de Acção Educativa, do IEFP da Guarda. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009 2009-01-01T00:00:00Z 2014-11-04T19:13:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/2561 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/2561 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136339433619456 |