O que motiva os adultos a regressarem à escola: um estudo sobre um curso extra-escolar numa escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Dina Maria de Aguiar Gomes de Gouveia Chastre
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/3615
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Formação e Aprendizagem ao Longo da Vida), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009
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spelling O que motiva os adultos a regressarem à escola: um estudo sobre um curso extra-escolar numa escola públicaMotivaçãoEducação de adultosFormação de adultosAprendizagem ao longo da vidaParticipação em aprendizagem ao longo da vidaTeses de mestrado - 2009Tese de mestrado, Educação (Formação e Aprendizagem ao Longo da Vida), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009A aprendizagem ao longo da vida é hoje essencial na sociedade do conhecimento, por inerência sujeita a instabilidades e transformações constantes. Também se reconhece na sociedade contemporânea a premência de uma maior intervenção cívica e a importância de elevar as qualificações dos cidadãos. Daí que se considere a participação em actividades educativas e formativas ao longo da vida uma necessidade fundamental. Regista-se, no entanto, uma participação reduzida dos adultos em aprendizagem ao longo da vida na maioria dos países europeus, verificando-se mesmo, uma tendência para a estagnação em todo o continente.Compreender melhor as motivações que conduzem os adultos a processos educativos e formativos afigura-se fundamental para realmente tornar a aprendizagem ao longo da vida uma realidade. O presente trabalho tem como objectivo principal perceber o que motiva os adultos a inscreverem-se e frequentarem um curso de inglês extra-escolar numa escola pública.O quadro de referência teórico assenta nas principais investigações realizadas sobre a motivação dos adultos para se dedicarem à educação/formação, que provêm essencialmente dos Estados Unidos e Grã-Bretanha. O estudo empírico tem por base uma tarefa de inspiração projectiva (TIP) aplicada a 75 alunos do curso de inglês extra-escolar. Procedeu-se a uma análise de cada resposta à TIP e a uma caracterização dos motivos que os levaram de volta à escola, utilizando uma tipologia criada para integrar as diversas razões apontadas pelos participantes no estudo. A natureza difusa da TIP permitiu confirmar motivos descritos na literatura e também captar dimensões menos conscientes, que não transparecem com outro tipo de instrumento de recolha de dados.A investigação que agora se apresenta abre novas pistas para o conhecimento mais aprofundado das motivações dos adultos para a aprendizagem, em especial am Portugal, apontando algumas recomendações a considerar na implementação de políticas e currículos de educação e formação de adultos.Lifelong learning is now considered an invaluable asset in the Knowledge society, which is subject to instability and constant transformation. Civic participation is also recognized as crucial in the contemporary society, as well as the importance of raising the citizens qualifications. Thus, the essential need for participation in education and training throught one’s life. However, the participation of adults in lifelong learning in most european countries, with a recent tendency for stagnation all over the continent.In order to make lifelong learning a reality, it is vital to enhance our undestanding of the motivations of adults to engage in education and training processes. The main goal of the current study is to understand what motivates adults to enrol and attend an extra-curricular English course at a state school.The theoretical framework is based on the main studies about motivation of adults to undertake education and training, which come mainly from the United States and Britain. The empirical study was carried out usind a task inspired by projective techniques which was applied to 70 students attending the extra-curricular English course. Each response to the task was submitted to an in-depth content analysis in order to define inductive categories portraying the motives which pushed the participants back to school and a typology was created to integrate the different reasons expressed by them. The unclear nature of the projective-based task suceeded in revealing motives described in the literature, as well as other less conscious dimensions which are not seized by other data collection tools. This study opens up new insights to a better understanding of adults motivations to learning, especially in Portugal, and points out some recommendations that should be taken into consideration when implementing education and training policies and curricula adult learners.Matos, João Filipe, 1950-Repositório da Universidade de LisboaRodrigues, Dina Maria de Aguiar Gomes de Gouveia Chastre2011-06-29T13:44:19Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/3615porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:44:09Zoai:repositorio.ul.pt:10451/3615Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:28.523735Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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