O ensino da música e o despertar de emoções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leonardo, Ana Maria Manito
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/18629
Resumo: O presente trabalho insere-se na unidade curricular Prática Pedagógica, no âmbito do estágio realizado no Colégio Adventista de Oliveira do Douro em 2014/2015, com caráter académico e profissionalizante, tendo como objetivo à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. Centra-se na importância de atividades de despertar de emoções, da observação da linguagem não-verbal, no ensino da Educação Musical, como forma de motivação, de desenvolvimento de todas as áreas do cérebro musical, tendo como consequência direta o aperfeiçoamento cognitivo e a inteligência emocional. O trabalho está dividido em três partes: na primeira, justifica-se a ideia de que a educação musical tem muita importância no desenvolvimento da inteligência emocional das crianças, com as atividades de despertar de emoções. Na segunda, faz-se a caracterização do Colégio Adventista de Oliveira do Douro, onde decorreu o estágio pedagógico e profissionalizante e na terceira e última parte, descreve-se o processo inerente à Prática de Ensino Supervisionada (PES) desenvolvida ao longo do ano letivo.
id RCAP_d4455cef1cff0f085c2dd5b6182df09b
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/18629
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino da música e o despertar de emoçõesExpressão MusicalEducação MusicalMúsicaInteligênciaEmoçõesLinguagem Não-VerbalO presente trabalho insere-se na unidade curricular Prática Pedagógica, no âmbito do estágio realizado no Colégio Adventista de Oliveira do Douro em 2014/2015, com caráter académico e profissionalizante, tendo como objetivo à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. Centra-se na importância de atividades de despertar de emoções, da observação da linguagem não-verbal, no ensino da Educação Musical, como forma de motivação, de desenvolvimento de todas as áreas do cérebro musical, tendo como consequência direta o aperfeiçoamento cognitivo e a inteligência emocional. O trabalho está dividido em três partes: na primeira, justifica-se a ideia de que a educação musical tem muita importância no desenvolvimento da inteligência emocional das crianças, com as atividades de despertar de emoções. Na segunda, faz-se a caracterização do Colégio Adventista de Oliveira do Douro, onde decorreu o estágio pedagógico e profissionalizante e na terceira e última parte, descreve-se o processo inerente à Prática de Ensino Supervisionada (PES) desenvolvida ao longo do ano letivo.Monteiro, Maria do Amparo CarvasRepositório ComumLeonardo, Ana Maria Manito2017-07-13T13:47:31Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18629201711222porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:01Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18629Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:51.663186Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da música e o despertar de emoções
title O ensino da música e o despertar de emoções
spellingShingle O ensino da música e o despertar de emoções
Leonardo, Ana Maria Manito
Expressão Musical
Educação Musical
Música
Inteligência
Emoções
Linguagem Não-Verbal
title_short O ensino da música e o despertar de emoções
title_full O ensino da música e o despertar de emoções
title_fullStr O ensino da música e o despertar de emoções
title_full_unstemmed O ensino da música e o despertar de emoções
title_sort O ensino da música e o despertar de emoções
author Leonardo, Ana Maria Manito
author_facet Leonardo, Ana Maria Manito
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Maria do Amparo Carvas
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Leonardo, Ana Maria Manito
dc.subject.por.fl_str_mv Expressão Musical
Educação Musical
Música
Inteligência
Emoções
Linguagem Não-Verbal
topic Expressão Musical
Educação Musical
Música
Inteligência
Emoções
Linguagem Não-Verbal
description O presente trabalho insere-se na unidade curricular Prática Pedagógica, no âmbito do estágio realizado no Colégio Adventista de Oliveira do Douro em 2014/2015, com caráter académico e profissionalizante, tendo como objetivo à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. Centra-se na importância de atividades de despertar de emoções, da observação da linguagem não-verbal, no ensino da Educação Musical, como forma de motivação, de desenvolvimento de todas as áreas do cérebro musical, tendo como consequência direta o aperfeiçoamento cognitivo e a inteligência emocional. O trabalho está dividido em três partes: na primeira, justifica-se a ideia de que a educação musical tem muita importância no desenvolvimento da inteligência emocional das crianças, com as atividades de despertar de emoções. Na segunda, faz-se a caracterização do Colégio Adventista de Oliveira do Douro, onde decorreu o estágio pedagógico e profissionalizante e na terceira e última parte, descreve-se o processo inerente à Prática de Ensino Supervisionada (PES) desenvolvida ao longo do ano letivo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-13T13:47:31Z
2017-01-01T00:00:00Z
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/18629
201711222
url http://hdl.handle.net/10400.26/18629
identifier_str_mv 201711222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130022841155584