O ensino superior militar em Portugal e Angola. Um estudo sobre as academias da força aérea portuguesa e angolana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Navio, José Maria Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9405
Resumo: Nos últimos 30 anos o Ensino Superior Militar (ESM) seguiu um percurso de convergência com os sistemas de ensino superior. Mais tarde, no sentido da acreditação internacional, foram lavrados alguns diplomas legais, tais como os decretos n.º 62/2007 de 10 de Setembro, no caso de Portugal, assim como o decreto n.º 43/2014, de 18 de Março, no caso de Angola. Portugal, desde Setembro de 2010, tem seguido estritamente as diretivas e critérios fixados no contexto do processo de Bolonha. Em Angola, as Instituições de Ensino Superior (IES) têm seguido as tendências internacionais, nomeadamente no que diz respeito ao processo de Bolonha (pB). É neste sentido que o presente estudo visa analisar a exequibilidade de aproximação dos modelos de Ensino Superior Militar (ESM) existentes em Portugal e Angola. Procurando as vantagens dos modelos e ultrapassando os inconvenientes identificados, pretende-se assim, apresentar os aspetos suscetíveis de partilha, visando o reconhecimento recíproco dos graus académicos e cursos de carreira. Para tal criamos a hipótese que vai responder a problemática de como se estrutura a formação superior dos militares nas academias das forças aéreas portuguesas e angolanas, em particular os especialistas da aviação e os engenheiros dos sistemas radiotécnicos. Para atingir estes objetivos utilizamos um percurso metodológico qualitativo, proposto por Quivy e Campenhoudt, que recorreu a uma pesquisa documental, bem como a outras formas de observação e de recolha de informação que tiveram sérias limitações devido a especificidade da instituição militar. Neste contexto, estudamos o enquadramento legal do nosso objeto de estudo procurando compreender a evolução do ESM e as suas tendências nos dois países, Portugal e Angola. Analisamos os diferentes modelos para elaborar as dimensões passíveis de partilha e reforçar a existente linha de aproximação dos modelos de Ensino Superior Militar de ambos os países. Contudo, em Angola já se encontram alguns docentes portugueses a ministrarem aulas. Como linha de aproximação final, os discentes são aqueles que mais fatores de similitudes reúnem, contudo deverão ser consideradas as influências culturais na formação inicial e as suas consequências. Concomitantemente em Portugal são formados vários quadros angolanos que ao concluírem as suas formações, são colocados na Academia da Forca Aérea angolana (AFAN) esta senda, podemos concluir que os discentes, os docentes e os investigadores são recursos que podem ser partilhados, contudo deverão ser consideradas as linhas de aproximação que propomos.
id RCAP_d47630348ffa892ee5d2945c162f955e
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9405
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino superior militar em Portugal e Angola. Um estudo sobre as academias da força aérea portuguesa e angolanaMESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOPORTUGAL. ACADEMIA DA FORÇA AÉREAANGOLA. ACADEMIA DA FORÇA AÉREA NACIONALENSINO SUPERIOR MILITARPORTUGALANGOLAEDUCATIONPORTUGAL. ACADEMIA DA FORÇA AÉREAANGOLA. ACADEMIA DA FORÇA AÉREA NACIONALMILITARY HIGHER EDUCATION FORÇA AÉREAAIR FORCEPORTUGALANGOLANos últimos 30 anos o Ensino Superior Militar (ESM) seguiu um percurso de convergência com os sistemas de ensino superior. Mais tarde, no sentido da acreditação internacional, foram lavrados alguns diplomas legais, tais como os decretos n.º 62/2007 de 10 de Setembro, no caso de Portugal, assim como o decreto n.º 43/2014, de 18 de Março, no caso de Angola. Portugal, desde Setembro de 2010, tem seguido estritamente as diretivas e critérios fixados no contexto do processo de Bolonha. Em Angola, as Instituições de Ensino Superior (IES) têm seguido as tendências internacionais, nomeadamente no que diz respeito ao processo de Bolonha (pB). É neste sentido que o presente estudo visa analisar a exequibilidade de aproximação dos modelos de Ensino Superior Militar (ESM) existentes em Portugal e Angola. Procurando as vantagens dos modelos e ultrapassando os inconvenientes identificados, pretende-se assim, apresentar os aspetos suscetíveis de partilha, visando o reconhecimento recíproco dos graus académicos e cursos de carreira. Para tal criamos a hipótese que vai responder a problemática de como se estrutura a formação superior dos militares nas academias das forças aéreas portuguesas e angolanas, em particular os especialistas da aviação e os engenheiros dos sistemas radiotécnicos. Para atingir estes objetivos utilizamos um percurso metodológico qualitativo, proposto por Quivy e Campenhoudt, que recorreu a uma pesquisa documental, bem como a outras formas de observação e de recolha de informação que tiveram sérias limitações devido a especificidade da instituição militar. Neste contexto, estudamos o enquadramento legal do nosso objeto de estudo procurando compreender a evolução do ESM e as suas tendências nos dois países, Portugal e Angola. Analisamos os diferentes modelos para elaborar as dimensões passíveis de partilha e reforçar a existente linha de aproximação dos modelos de Ensino Superior Militar de ambos os países. Contudo, em Angola já se encontram alguns docentes portugueses a ministrarem aulas. Como linha de aproximação final, os discentes são aqueles que mais fatores de similitudes reúnem, contudo deverão ser consideradas as influências culturais na formação inicial e as suas consequências. Concomitantemente em Portugal são formados vários quadros angolanos que ao concluírem as suas formações, são colocados na Academia da Forca Aérea angolana (AFAN) esta senda, podemos concluir que os discentes, os docentes e os investigadores são recursos que podem ser partilhados, contudo deverão ser consideradas as linhas de aproximação que propomos.In the last 30 years, Military Higher Education has followed a course of convergence with higher education systems. Later, in the sense of international accreditation, certain legal instruments were drafted, such as decrees no. 62/2007 of 10 September, in the case of Portugal, as well as decree no. 43/2014 of 18 March , in the case of Angola. Portugal, since September 2010, has strictly followed the directives and criteria set in the context of the Bologna process. In Angola, Higher Education Institutions (IES) have followed international trends, especially with regard to the Bologna Process. It is in this sense that the present study aims to analyze the feasibility of approaching the models of Military Superior Studies existing in Portugal and Angola. Looking for the advantages of the models and overcoming the identified drawbacks, we intend to present the aspects that can be shared, aiming at the mutual recognition of academic degrees and career courses. To this end, we created the initial question to answer the question of how to structure the superior training of the military in the academies of the Portuguese and Angolan air forces, in particular the aviation specialists and the engineers of the radiotechnical systems. In order to reach these objectives, we used a methodological approach proposed by Quivy and Campenhoudt, which used documentary research, as well as other forms of observation and information collection that had serious limitations due to the specificity of the military institution. In this context, we study the legal framework of our object of study, trying to understand the evolution of Military Higher Education and its trends in the two countries, Portugal and Angola. We analyze the different models to elaborate the dimensions that can be shared and reinforce the existing line of approach of the Military Higher Education models of both countries. However in Angola there are already some Portuguese teachers to teach classes. As a final line of approach, the students are those that more factors of similarities bring together, however, cultural influences on initial formation and its consequences should be considered. Concomitantly in Portugal, are formed several Angolan cadres who upon completing their training, are put to work in Air Force Academy (AFAN). In this way, we can conclude that the students, the teachers and the researchers are resources that can be shared, however the lines of approach that we propose should be considered.2019-02-22T15:01:41Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9405TID:202175081porNavio, José Maria Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:08Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9405Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:24.144710Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino superior militar em Portugal e Angola. Um estudo sobre as academias da força aérea portuguesa e angolana
title O ensino superior militar em Portugal e Angola. Um estudo sobre as academias da força aérea portuguesa e angolana
spellingShingle O ensino superior militar em Portugal e Angola. Um estudo sobre as academias da força aérea portuguesa e angolana
Navio, José Maria Rodrigues
MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
PORTUGAL. ACADEMIA DA FORÇA AÉREA
ANGOLA. ACADEMIA DA FORÇA AÉREA NACIONAL
ENSINO SUPERIOR MILITAR
PORTUGAL
ANGOLA
EDUCATION
PORTUGAL. ACADEMIA DA FORÇA AÉREA
ANGOLA. ACADEMIA DA FORÇA AÉREA NACIONAL
MILITARY HIGHER EDUCATION 
FORÇA AÉREA
AIR FORCE
PORTUGAL
ANGOLA
title_short O ensino superior militar em Portugal e Angola. Um estudo sobre as academias da força aérea portuguesa e angolana
title_full O ensino superior militar em Portugal e Angola. Um estudo sobre as academias da força aérea portuguesa e angolana
title_fullStr O ensino superior militar em Portugal e Angola. Um estudo sobre as academias da força aérea portuguesa e angolana
title_full_unstemmed O ensino superior militar em Portugal e Angola. Um estudo sobre as academias da força aérea portuguesa e angolana
title_sort O ensino superior militar em Portugal e Angola. Um estudo sobre as academias da força aérea portuguesa e angolana
author Navio, José Maria Rodrigues
author_facet Navio, José Maria Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Navio, José Maria Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
PORTUGAL. ACADEMIA DA FORÇA AÉREA
ANGOLA. ACADEMIA DA FORÇA AÉREA NACIONAL
ENSINO SUPERIOR MILITAR
PORTUGAL
ANGOLA
EDUCATION
PORTUGAL. ACADEMIA DA FORÇA AÉREA
ANGOLA. ACADEMIA DA FORÇA AÉREA NACIONAL
MILITARY HIGHER EDUCATION 
FORÇA AÉREA
AIR FORCE
PORTUGAL
ANGOLA
topic MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
PORTUGAL. ACADEMIA DA FORÇA AÉREA
ANGOLA. ACADEMIA DA FORÇA AÉREA NACIONAL
ENSINO SUPERIOR MILITAR
PORTUGAL
ANGOLA
EDUCATION
PORTUGAL. ACADEMIA DA FORÇA AÉREA
ANGOLA. ACADEMIA DA FORÇA AÉREA NACIONAL
MILITARY HIGHER EDUCATION 
FORÇA AÉREA
AIR FORCE
PORTUGAL
ANGOLA
description Nos últimos 30 anos o Ensino Superior Militar (ESM) seguiu um percurso de convergência com os sistemas de ensino superior. Mais tarde, no sentido da acreditação internacional, foram lavrados alguns diplomas legais, tais como os decretos n.º 62/2007 de 10 de Setembro, no caso de Portugal, assim como o decreto n.º 43/2014, de 18 de Março, no caso de Angola. Portugal, desde Setembro de 2010, tem seguido estritamente as diretivas e critérios fixados no contexto do processo de Bolonha. Em Angola, as Instituições de Ensino Superior (IES) têm seguido as tendências internacionais, nomeadamente no que diz respeito ao processo de Bolonha (pB). É neste sentido que o presente estudo visa analisar a exequibilidade de aproximação dos modelos de Ensino Superior Militar (ESM) existentes em Portugal e Angola. Procurando as vantagens dos modelos e ultrapassando os inconvenientes identificados, pretende-se assim, apresentar os aspetos suscetíveis de partilha, visando o reconhecimento recíproco dos graus académicos e cursos de carreira. Para tal criamos a hipótese que vai responder a problemática de como se estrutura a formação superior dos militares nas academias das forças aéreas portuguesas e angolanas, em particular os especialistas da aviação e os engenheiros dos sistemas radiotécnicos. Para atingir estes objetivos utilizamos um percurso metodológico qualitativo, proposto por Quivy e Campenhoudt, que recorreu a uma pesquisa documental, bem como a outras formas de observação e de recolha de informação que tiveram sérias limitações devido a especificidade da instituição militar. Neste contexto, estudamos o enquadramento legal do nosso objeto de estudo procurando compreender a evolução do ESM e as suas tendências nos dois países, Portugal e Angola. Analisamos os diferentes modelos para elaborar as dimensões passíveis de partilha e reforçar a existente linha de aproximação dos modelos de Ensino Superior Militar de ambos os países. Contudo, em Angola já se encontram alguns docentes portugueses a ministrarem aulas. Como linha de aproximação final, os discentes são aqueles que mais fatores de similitudes reúnem, contudo deverão ser consideradas as influências culturais na formação inicial e as suas consequências. Concomitantemente em Portugal são formados vários quadros angolanos que ao concluírem as suas formações, são colocados na Academia da Forca Aérea angolana (AFAN) esta senda, podemos concluir que os discentes, os docentes e os investigadores são recursos que podem ser partilhados, contudo deverão ser consideradas as linhas de aproximação que propomos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2018
2019-02-22T15:01:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/9405
TID:202175081
url http://hdl.handle.net/10437/9405
identifier_str_mv TID:202175081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131250841092096