Auto-regulação emocional e ajustamento comportamental no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Célia Vanda dos Santos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/5755
Resumo: Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação
id RCAP_d49aba0d5da74ed90e5f12b9494080c1
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/5755
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Auto-regulação emocional e ajustamento comportamental no 1º ciclo do ensino básicoAuto-regulaçãoAuto-eficáciaComportamentoDesempenho escolarEmoçõesInteligência emocionalInteligência socialDissertação de Mestrado em Ciências da EducaçãoO presente estudo inscreve-se no âmbito da psicologia cognitiva social e da educação no 1º ciclo do ensino básico em Portugal. Este trabalho tem como objectivo avaliar as relações entre a auto-regulação emocional e comportamento de crianças no 1º ciclo do ensino básico. Pretendemos compreender se a aplicação de um programa de regulação emocional promove a auto- -regulação emocional e contribui para o ajustamento comportamental e o sucesso no desempenho escolar das crianças. Trata-se de um estudo de avaliação da eficácia de uma intervenção. Este trabalho contempla a aplicação de registos de avaliação do comportamento, da auto-eficácia emocional, da auto-avaliação de desempenho no trabalho escolar e de um questionário de auto-eficácia. Avaliam-se os resultados da aplicação destes instrumentos nas fases anterior e posterior à implementação de um projecto de regulação emocional. A população em estudo é uma turma do 3º ano de escolaridade do 1º ciclo do ensino básico no concelho do Seixal, distrito de Setúbal, Portugal. A turma é composta por 20 alunos de ambos os sexos entre os 8 e os 10 anos de idade. O estudo compreende a aplicação de alguns elementos do programa de regulação emocional "Crescer a Brincar" de Moreira (2005) e a aplicação de estratégias variadas para a promoção da auto-eficácia escolar e emocional. Os instrumentos utilizados avaliaram a auto-eficácia, auto-eficácia emocional, comportamento e desempenho escolar das crianças. Os resultados do estudo indicam que a auto-eficácia emocional contribui para o ajustamento comportamental das crianças em idade escolar e apontam, também, para uma forte correlação entre o sentimento de auto-eficácia escolar e o desempenho escolar dos alunos.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaNogueira, JoãoRUNEsteves, Célia Vanda dos Santos2011-06-08T19:12:19Z2011-032011-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/5755porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:36:35Zoai:run.unl.pt:10362/5755Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:16:32.165874Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Auto-regulação emocional e ajustamento comportamental no 1º ciclo do ensino básico
title Auto-regulação emocional e ajustamento comportamental no 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Auto-regulação emocional e ajustamento comportamental no 1º ciclo do ensino básico
Esteves, Célia Vanda dos Santos
Auto-regulação
Auto-eficácia
Comportamento
Desempenho escolar
Emoções
Inteligência emocional
Inteligência social
title_short Auto-regulação emocional e ajustamento comportamental no 1º ciclo do ensino básico
title_full Auto-regulação emocional e ajustamento comportamental no 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Auto-regulação emocional e ajustamento comportamental no 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Auto-regulação emocional e ajustamento comportamental no 1º ciclo do ensino básico
title_sort Auto-regulação emocional e ajustamento comportamental no 1º ciclo do ensino básico
author Esteves, Célia Vanda dos Santos
author_facet Esteves, Célia Vanda dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, João
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Célia Vanda dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Auto-regulação
Auto-eficácia
Comportamento
Desempenho escolar
Emoções
Inteligência emocional
Inteligência social
topic Auto-regulação
Auto-eficácia
Comportamento
Desempenho escolar
Emoções
Inteligência emocional
Inteligência social
description Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-08T19:12:19Z
2011-03
2011-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/5755
url http://hdl.handle.net/10362/5755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137814837723136