TreKker Model® - Case study on TreKker Model®‟s impact on self-beliefs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ventura, Marina
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Rocha, Magda, Amorim, Margarida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/25205
Resumo: Trekker é um modelo de intervenção concebido para estudantes que visa desenvolver o indivíduo como um todo integrado. Este modelo foi criado para ser usado como referencial para o desenvolvimento de habilidades individuais em ambiente acadêmico. Como resultado da implementação do Processo de Bolonha, Instituições de Ensino Superior na Europa são obrigadas a focarem-se em habilidades e competências em vez das tradicionais palestras centradas nas habilidades técnicas (Comissão Europeia, 2009a). Este artigo apresenta um estudo exploratório com estudantes da Universidade Católica de Portugal, Faculdade de Biotecnologia. Em 2009/ 2010, fizemos uma experiência com a combinação de cursos de graduação. Neste contexto, o modelo de Trekker foi usado para apoiar o desenvolvimento da aprendizagem ao longo da vida, inteligência emocional e habilidades transferíveis. Os primeiros resultados após a intervenção parecem promissores em termos de aumento da autoestima dos estudantes, auto-eficácia e auto-confiança. O estudo apresenta algumas limitações relacionadas ao número de participantes e tempo de execução e deve ser repetido para ter resultados mais consistentes.
id RCAP_10406f696c090d8d4861a05fcae3e120
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25205
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling TreKker Model® - Case study on TreKker Model®‟s impact on self-beliefsTreKker Model® - Estudo de caso do impacto do Model TrekKer nas crenças pessoaisHabilidadesInteligência EmocionalEducação permanenteAuto-eficáciaTrekker é um modelo de intervenção concebido para estudantes que visa desenvolver o indivíduo como um todo integrado. Este modelo foi criado para ser usado como referencial para o desenvolvimento de habilidades individuais em ambiente acadêmico. Como resultado da implementação do Processo de Bolonha, Instituições de Ensino Superior na Europa são obrigadas a focarem-se em habilidades e competências em vez das tradicionais palestras centradas nas habilidades técnicas (Comissão Europeia, 2009a). Este artigo apresenta um estudo exploratório com estudantes da Universidade Católica de Portugal, Faculdade de Biotecnologia. Em 2009/ 2010, fizemos uma experiência com a combinação de cursos de graduação. Neste contexto, o modelo de Trekker foi usado para apoiar o desenvolvimento da aprendizagem ao longo da vida, inteligência emocional e habilidades transferíveis. Os primeiros resultados após a intervenção parecem promissores em termos de aumento da autoestima dos estudantes, auto-eficácia e auto-confiança. O estudo apresenta algumas limitações relacionadas ao número de participantes e tempo de execução e deve ser repetido para ter resultados mais consistentes.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaVentura, MarinaRocha, MagdaAmorim, Margarida2018-07-17T08:29:48Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/25205engVentura, M., Rocha, M., Amorim, M. (2011). TreKker Model® - Case study on TreKker Model®‟s impact on self-beliefs. Working Papers: Management. N.º 3, 29 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:30:35Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25205Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:20:05.828181Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv TreKker Model® - Case study on TreKker Model®‟s impact on self-beliefs
TreKker Model® - Estudo de caso do impacto do Model TrekKer nas crenças pessoais
title TreKker Model® - Case study on TreKker Model®‟s impact on self-beliefs
spellingShingle TreKker Model® - Case study on TreKker Model®‟s impact on self-beliefs
Ventura, Marina
Habilidades
Inteligência Emocional
Educação permanente
Auto-eficácia
title_short TreKker Model® - Case study on TreKker Model®‟s impact on self-beliefs
title_full TreKker Model® - Case study on TreKker Model®‟s impact on self-beliefs
title_fullStr TreKker Model® - Case study on TreKker Model®‟s impact on self-beliefs
title_full_unstemmed TreKker Model® - Case study on TreKker Model®‟s impact on self-beliefs
title_sort TreKker Model® - Case study on TreKker Model®‟s impact on self-beliefs
author Ventura, Marina
author_facet Ventura, Marina
Rocha, Magda
Amorim, Margarida
author_role author
author2 Rocha, Magda
Amorim, Margarida
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ventura, Marina
Rocha, Magda
Amorim, Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades
Inteligência Emocional
Educação permanente
Auto-eficácia
topic Habilidades
Inteligência Emocional
Educação permanente
Auto-eficácia
description Trekker é um modelo de intervenção concebido para estudantes que visa desenvolver o indivíduo como um todo integrado. Este modelo foi criado para ser usado como referencial para o desenvolvimento de habilidades individuais em ambiente acadêmico. Como resultado da implementação do Processo de Bolonha, Instituições de Ensino Superior na Europa são obrigadas a focarem-se em habilidades e competências em vez das tradicionais palestras centradas nas habilidades técnicas (Comissão Europeia, 2009a). Este artigo apresenta um estudo exploratório com estudantes da Universidade Católica de Portugal, Faculdade de Biotecnologia. Em 2009/ 2010, fizemos uma experiência com a combinação de cursos de graduação. Neste contexto, o modelo de Trekker foi usado para apoiar o desenvolvimento da aprendizagem ao longo da vida, inteligência emocional e habilidades transferíveis. Os primeiros resultados após a intervenção parecem promissores em termos de aumento da autoestima dos estudantes, auto-eficácia e auto-confiança. O estudo apresenta algumas limitações relacionadas ao número de participantes e tempo de execução e deve ser repetido para ter resultados mais consistentes.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2018-07-17T08:29:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/25205
url http://hdl.handle.net/10400.14/25205
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Ventura, M., Rocha, M., Amorim, M. (2011). TreKker Model® - Case study on TreKker Model®‟s impact on self-beliefs. Working Papers: Management. N.º 3, 29 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131897791512576