Auto-regulação emocional e ajustamento comportamental no 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/5755 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação |
id |
RCAP_d49aba0d5da74ed90e5f12b9494080c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/5755 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Auto-regulação emocional e ajustamento comportamental no 1º ciclo do ensino básicoAuto-regulaçãoAuto-eficáciaComportamentoDesempenho escolarEmoçõesInteligência emocionalInteligência socialDissertação de Mestrado em Ciências da EducaçãoO presente estudo inscreve-se no âmbito da psicologia cognitiva social e da educação no 1º ciclo do ensino básico em Portugal. Este trabalho tem como objectivo avaliar as relações entre a auto-regulação emocional e comportamento de crianças no 1º ciclo do ensino básico. Pretendemos compreender se a aplicação de um programa de regulação emocional promove a auto- -regulação emocional e contribui para o ajustamento comportamental e o sucesso no desempenho escolar das crianças. Trata-se de um estudo de avaliação da eficácia de uma intervenção. Este trabalho contempla a aplicação de registos de avaliação do comportamento, da auto-eficácia emocional, da auto-avaliação de desempenho no trabalho escolar e de um questionário de auto-eficácia. Avaliam-se os resultados da aplicação destes instrumentos nas fases anterior e posterior à implementação de um projecto de regulação emocional. A população em estudo é uma turma do 3º ano de escolaridade do 1º ciclo do ensino básico no concelho do Seixal, distrito de Setúbal, Portugal. A turma é composta por 20 alunos de ambos os sexos entre os 8 e os 10 anos de idade. O estudo compreende a aplicação de alguns elementos do programa de regulação emocional "Crescer a Brincar" de Moreira (2005) e a aplicação de estratégias variadas para a promoção da auto-eficácia escolar e emocional. Os instrumentos utilizados avaliaram a auto-eficácia, auto-eficácia emocional, comportamento e desempenho escolar das crianças. Os resultados do estudo indicam que a auto-eficácia emocional contribui para o ajustamento comportamental das crianças em idade escolar e apontam, também, para uma forte correlação entre o sentimento de auto-eficácia escolar e o desempenho escolar dos alunos.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaNogueira, JoãoRUNEsteves, Célia Vanda dos Santos2011-06-08T19:12:19Z2011-032011-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/5755porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:36:35Zoai:run.unl.pt:10362/5755Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:16:32.165874Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Auto-regulação emocional e ajustamento comportamental no 1º ciclo do ensino básico |
title |
Auto-regulação emocional e ajustamento comportamental no 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Auto-regulação emocional e ajustamento comportamental no 1º ciclo do ensino básico Esteves, Célia Vanda dos Santos Auto-regulação Auto-eficácia Comportamento Desempenho escolar Emoções Inteligência emocional Inteligência social |
title_short |
Auto-regulação emocional e ajustamento comportamental no 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
Auto-regulação emocional e ajustamento comportamental no 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Auto-regulação emocional e ajustamento comportamental no 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Auto-regulação emocional e ajustamento comportamental no 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Auto-regulação emocional e ajustamento comportamental no 1º ciclo do ensino básico |
author |
Esteves, Célia Vanda dos Santos |
author_facet |
Esteves, Célia Vanda dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nogueira, João RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esteves, Célia Vanda dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Auto-regulação Auto-eficácia Comportamento Desempenho escolar Emoções Inteligência emocional Inteligência social |
topic |
Auto-regulação Auto-eficácia Comportamento Desempenho escolar Emoções Inteligência emocional Inteligência social |
description |
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-08T19:12:19Z 2011-03 2011-03-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/5755 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/5755 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137814837723136 |