Cinema e educação: estudos de uma relação “não tão óbvia assim”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Milene dos Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pereira, Sara, Cordeiro, Sandro da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/85756
Resumo: Esse artigo pretende problematizar as possibilidades e potencialidades da relação “não tão óbvia” entre cinema e educação. Para isso, aborda em sua análise conceitos referentes as transformações culturais da sociedade contemporânea em decorrência do surgimento e proliferação dos meios de comunicação, e, consequentemente, as mudanças na forma como as infâncias são constituídas nesse cenário. Tendo como referência as experiências vivenciadas em uma escola de aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/RN/Brasil, a partir da criação de um cineclube escolar, ilustramos, ao longo do artigo, alguns conceitos envolvendo essa relação, buscando superar a visão reducionista do cinema na escola enquanto passatempo ou como recurso didático. Finalizamos o artigo refletindo sobre as obviedades do nosso tempo e das necessidades educativas diante uma sociedade imersa em experiências perpassadas pelas mídias, e que atingem todas as dimensões do nosso cotidiano.
id RCAP_d4a0894598d20778c94e33106fb619aa
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/85756
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cinema e educação: estudos de uma relação “não tão óbvia assim”Cinema and education: studies of a “not so obvious” relationshipCine y educación: estúdios de uma relación “no tan obvia”CinemaEducaçãoInfânciasCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoEducação de qualidadeEsse artigo pretende problematizar as possibilidades e potencialidades da relação “não tão óbvia” entre cinema e educação. Para isso, aborda em sua análise conceitos referentes as transformações culturais da sociedade contemporânea em decorrência do surgimento e proliferação dos meios de comunicação, e, consequentemente, as mudanças na forma como as infâncias são constituídas nesse cenário. Tendo como referência as experiências vivenciadas em uma escola de aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/RN/Brasil, a partir da criação de um cineclube escolar, ilustramos, ao longo do artigo, alguns conceitos envolvendo essa relação, buscando superar a visão reducionista do cinema na escola enquanto passatempo ou como recurso didático. Finalizamos o artigo refletindo sobre as obviedades do nosso tempo e das necessidades educativas diante uma sociedade imersa em experiências perpassadas pelas mídias, e que atingem todas as dimensões do nosso cotidiano.This article aims to problematize the possibilities and potentialities of the “not so obvious” relationship between cinema and education. To this end, it analyzes concepts referring to the cultural transformations of contemporary society as a result of the emergence and proliferation of the media, and, consequently, changes in the way childhoods are constituted in this scenario. Taking as a reference the experiences lived in an application school of the Federal University of Rio Grande do Norte / RN / Brazil, from the creation of a school cinema club, we illustrate, throughout the article, some concepts involving this relationship, seeking to overcome the vision reductionist of cinema in school as a hobby or as a teaching resource. We ended the article by reflecting on the obviousness of our time and educational needs in the face of a society immersed in experiences pervaded by the media, which affect all dimensions of our daily lives.Este artículo pretende problematizar las posibilidades y potencialidades de la relación “no tan obvia” entre cine y educación. Para ello, analiza conceptos referentes a las transformaciones culturales de la sociedad contemporánea como resultado del surgimiento y proliferación de los medios de comunicación y, en consecuencia, cambios en la forma de constituir la niñez en este escenario. Tomando como referencia las experiencias vividas en una escuela de aplicación de la Universidad Federal de Rio Grande do Norte / RN / Brasil, a partir de la creación de un cine club escolar, ilustramos, a lo largo del artículo, algunos conceptos que involucran esta relación, buscando superar la visión reduccionista del cine en la escuela como pasatiempo o como recurso didáctico. Terminamos el artículo reflexionando sobre la obviedad de nuestro tiempo y las necesidades educativas frente a una sociedad inmersa en vivencias impregnadas de los medios de comunicación, que inciden en todas las dimensiones de nuestra vida cotidiana.Universidade de Sorocaba (UNISO)Universidade do MinhoFigueiredo, Milene dos SantosPereira, SaraCordeiro, Sandro da Silva20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/85756porFigueiredo, M. S., Pereira, S., & Cordeiro, S. C. (2021). Cinema e educação: estudos de uma relação “não tão óbvia assim”. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, 9(20), 51–71. https://doi.org/10.22484/2318-5694.2021v9n20p51-712318-569410.22484/2318-5694.2021v9n20p51-71https://uniso.emnuvens.com.br/triade/article/view/4609info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-29T01:20:46Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/85756Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:10:06.444682Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cinema e educação: estudos de uma relação “não tão óbvia assim”
Cinema and education: studies of a “not so obvious” relationship
Cine y educación: estúdios de uma relación “no tan obvia”
title Cinema e educação: estudos de uma relação “não tão óbvia assim”
spellingShingle Cinema e educação: estudos de uma relação “não tão óbvia assim”
Figueiredo, Milene dos Santos
Cinema
Educação
Infâncias
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
Educação de qualidade
title_short Cinema e educação: estudos de uma relação “não tão óbvia assim”
title_full Cinema e educação: estudos de uma relação “não tão óbvia assim”
title_fullStr Cinema e educação: estudos de uma relação “não tão óbvia assim”
title_full_unstemmed Cinema e educação: estudos de uma relação “não tão óbvia assim”
title_sort Cinema e educação: estudos de uma relação “não tão óbvia assim”
author Figueiredo, Milene dos Santos
author_facet Figueiredo, Milene dos Santos
Pereira, Sara
Cordeiro, Sandro da Silva
author_role author
author2 Pereira, Sara
Cordeiro, Sandro da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Milene dos Santos
Pereira, Sara
Cordeiro, Sandro da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Educação
Infâncias
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
Educação de qualidade
topic Cinema
Educação
Infâncias
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
Educação de qualidade
description Esse artigo pretende problematizar as possibilidades e potencialidades da relação “não tão óbvia” entre cinema e educação. Para isso, aborda em sua análise conceitos referentes as transformações culturais da sociedade contemporânea em decorrência do surgimento e proliferação dos meios de comunicação, e, consequentemente, as mudanças na forma como as infâncias são constituídas nesse cenário. Tendo como referência as experiências vivenciadas em uma escola de aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/RN/Brasil, a partir da criação de um cineclube escolar, ilustramos, ao longo do artigo, alguns conceitos envolvendo essa relação, buscando superar a visão reducionista do cinema na escola enquanto passatempo ou como recurso didático. Finalizamos o artigo refletindo sobre as obviedades do nosso tempo e das necessidades educativas diante uma sociedade imersa em experiências perpassadas pelas mídias, e que atingem todas as dimensões do nosso cotidiano.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/85756
url https://hdl.handle.net/1822/85756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Figueiredo, M. S., Pereira, S., & Cordeiro, S. C. (2021). Cinema e educação: estudos de uma relação “não tão óbvia assim”. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, 9(20), 51–71. https://doi.org/10.22484/2318-5694.2021v9n20p51-71
2318-5694
10.22484/2318-5694.2021v9n20p51-71
https://uniso.emnuvens.com.br/triade/article/view/4609
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Sorocaba (UNISO)
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Sorocaba (UNISO)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133349673959424