Desenho Universal para a Aprendizagem: Construindo práticas pedagógicas inclusivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes,Clarisse
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Madureira,Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722015000200008
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar uma grelha de planificação da intervenção facilitadora do desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas. Para o efeito, procedeu-se a uma revisão da literatura centrada nos conceitos de Educação Inclusiva e de Desenho Universal para a Aprendizagem (Universal Design for Learning), a qual permitiu identificar e fundamentar a pertinência das dimensões a considerar na planificação da intervenção pedagógica, de modo a assegurar o acesso, a participação e o sucesso de todos os alunos. Com a apresentação da grelha de planificação da intervenção pedagógica pretende-se, em última análise, sublinhar a necessidade e a importância de desenvolver processos de planificação que disponibilizem formas diversificadas de motivação e envolvimento dos alunos, que equacionem múltiplos processos de apresentação dos conteúdos a aprender e, por último, que possibilitem a utilização de diversas formas de ação e expressão por parte dos alunos.
id RCAP_d4a2768b2a5876c5a0538c67720b4198
oai_identifier_str oai:scielo:S2182-13722015000200008
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenho Universal para a Aprendizagem: Construindo práticas pedagógicas inclusivasAlunos com NEEAtividade e ParticipaçãoDesenho Universal para a AprendizagemEducação InclusivaPrática pedagógicaO presente artigo tem como objetivo apresentar uma grelha de planificação da intervenção facilitadora do desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas. Para o efeito, procedeu-se a uma revisão da literatura centrada nos conceitos de Educação Inclusiva e de Desenho Universal para a Aprendizagem (Universal Design for Learning), a qual permitiu identificar e fundamentar a pertinência das dimensões a considerar na planificação da intervenção pedagógica, de modo a assegurar o acesso, a participação e o sucesso de todos os alunos. Com a apresentação da grelha de planificação da intervenção pedagógica pretende-se, em última análise, sublinhar a necessidade e a importância de desenvolver processos de planificação que disponibilizem formas diversificadas de motivação e envolvimento dos alunos, que equacionem múltiplos processos de apresentação dos conteúdos a aprender e, por último, que possibilitem a utilização de diversas formas de ação e expressão por parte dos alunos.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação2015-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722015000200008Da Investigação às Práticas v.5 n.2 2015reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722015000200008Nunes,ClarisseMadureira,Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:26:17Zoai:scielo:S2182-13722015000200008Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:31:26.618384Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenho Universal para a Aprendizagem: Construindo práticas pedagógicas inclusivas
title Desenho Universal para a Aprendizagem: Construindo práticas pedagógicas inclusivas
spellingShingle Desenho Universal para a Aprendizagem: Construindo práticas pedagógicas inclusivas
Nunes,Clarisse
Alunos com NEE
Atividade e Participação
Desenho Universal para a Aprendizagem
Educação Inclusiva
Prática pedagógica
title_short Desenho Universal para a Aprendizagem: Construindo práticas pedagógicas inclusivas
title_full Desenho Universal para a Aprendizagem: Construindo práticas pedagógicas inclusivas
title_fullStr Desenho Universal para a Aprendizagem: Construindo práticas pedagógicas inclusivas
title_full_unstemmed Desenho Universal para a Aprendizagem: Construindo práticas pedagógicas inclusivas
title_sort Desenho Universal para a Aprendizagem: Construindo práticas pedagógicas inclusivas
author Nunes,Clarisse
author_facet Nunes,Clarisse
Madureira,Isabel
author_role author
author2 Madureira,Isabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes,Clarisse
Madureira,Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos com NEE
Atividade e Participação
Desenho Universal para a Aprendizagem
Educação Inclusiva
Prática pedagógica
topic Alunos com NEE
Atividade e Participação
Desenho Universal para a Aprendizagem
Educação Inclusiva
Prática pedagógica
description O presente artigo tem como objetivo apresentar uma grelha de planificação da intervenção facilitadora do desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas. Para o efeito, procedeu-se a uma revisão da literatura centrada nos conceitos de Educação Inclusiva e de Desenho Universal para a Aprendizagem (Universal Design for Learning), a qual permitiu identificar e fundamentar a pertinência das dimensões a considerar na planificação da intervenção pedagógica, de modo a assegurar o acesso, a participação e o sucesso de todos os alunos. Com a apresentação da grelha de planificação da intervenção pedagógica pretende-se, em última análise, sublinhar a necessidade e a importância de desenvolver processos de planificação que disponibilizem formas diversificadas de motivação e envolvimento dos alunos, que equacionem múltiplos processos de apresentação dos conteúdos a aprender e, por último, que possibilitem a utilização de diversas formas de ação e expressão por parte dos alunos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722015000200008
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722015000200008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722015000200008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Da Investigação às Práticas v.5 n.2 2015
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137375865012224