Desenho universal para Aprendizagem : práticas docentes inclusivas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Juliana Delpasso Bistrican, 1977-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6508
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Suelene Regina Donola Mendonça.
id UNITAU_5bad91746ced1c92751e18a72460191d
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/6508
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Sampaio, Juliana Delpasso Bistrican, 1977-Oliveira, Mércia Aparecida da CunhaCosta-Renders, Elizabete CristinaUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoMendonça, Suelene Regina Donola, 1960-2023-08-11T23:39:54Z2023-08-11T23:39:54Z2022http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6508Orientação: Profa. Dra. Suelene Regina Donola Mendonça.Dissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2022.Resumo: Esta pesquisa tem como tema principal a Inclusão Escolar de estudantes elegíveis à Educação Especial, e como objetivo a análise das práticas docentes de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, com viés intervencionista, e contou com a participação voluntária de quatro professores do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal. Para a coleta de dados foram utilizados como instrumentos o questionário e a entrevista semiestruturada. Os dados coletados nas etapas de coleta da pesquisa foram analisados a partir da análise de conteúdo. Como produto, ao final foi realizado um Momento Formativo a fim de contribuir com as práticas docentes por meio de uma introdução aos conceitos do Desenho Universal para Aprendizagem. Os resultados da análise dos dados coletados mostraram que existe o propósito e a ação dos professores em favor da inclusão de estudantes elegíveis à Educação Especial, e que suas práticas docentes ainda se deparam com desafios impostos pela formação inicial e continuada insuficiente, mas principalmente por um sistema e estrutura de ensino obsoletos que não respeitam e não acolhem a diversidade e as diferenças, prejudicando assim o processo de Inclusão Escolar e a aprendizagem de todos os estudantes.Abstract: This research has as its main theme the School Inclusion of students eligible for Special Education, and as its objective the analysis of the teaching practices of teachers of the Early Years of Elementary School. It is characterized as a qualitative research, with an interventionist bias, and counted with the voluntary participation of four teachers from the first to the fifth year of Elementary School of a municipal public school. For data collection, the instruments used were a questionnaire and a semi-structured interview. The data collected in the collection stages of the research were analyzed based on content analysis. As a product, at the end a Formative Moment was held in order to contribute to the teaching practices through a brief introduction to the concepts of Universal Design for Learning. The results of the analysis of the data collected showed that there is the purpose and action of teachers in favor of the inclusion of students eligible for Special Education, and that their teaching practices still face challenges imposed by insufficient initial and continuing education, but mainly especially by an obsolete education system and structure that does not respect and welcome diversity and differences, thus hindering the process of School Inclusion and the learning of all students.Made available in DSpace on 2023-08-11T23:39:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Juliana Delpasso Bistrican Sampaio.pdf: 2342724 bytes, checksum: be4a41bcca973cb1ef62fd5851d766aa (MD5) Previous issue date: 20221 recurso online (127 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Prática docenteInclusão escolarDesenho universalAprendizagemDesenho universal para Aprendizagem : práticas docentes inclusivas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALJuliana Delpasso Bistrican Sampaio.pdfapplication/pdf2342724http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/6508/1/Juliana%20Delpasso%20Bistrican%20Sampaio.pdfbe4a41bcca973cb1ef62fd5851d766aaMD5120.500.11874/65082023-08-11 20:39:54.281oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/6508Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2023-08-11T23:39:54Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenho universal para Aprendizagem : práticas docentes inclusivas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
title Desenho universal para Aprendizagem : práticas docentes inclusivas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
spellingShingle Desenho universal para Aprendizagem : práticas docentes inclusivas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Sampaio, Juliana Delpasso Bistrican, 1977-
Prática docente
Inclusão escolar
Desenho universal
Aprendizagem
title_short Desenho universal para Aprendizagem : práticas docentes inclusivas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
title_full Desenho universal para Aprendizagem : práticas docentes inclusivas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
title_fullStr Desenho universal para Aprendizagem : práticas docentes inclusivas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Desenho universal para Aprendizagem : práticas docentes inclusivas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
title_sort Desenho universal para Aprendizagem : práticas docentes inclusivas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
author Sampaio, Juliana Delpasso Bistrican, 1977-
author_facet Sampaio, Juliana Delpasso Bistrican, 1977-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Oliveira, Mércia Aparecida da Cunha
Costa-Renders, Elizabete Cristina
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Juliana Delpasso Bistrican, 1977-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendonça, Suelene Regina Donola, 1960-
contributor_str_mv Mendonça, Suelene Regina Donola, 1960-
dc.subject.por.fl_str_mv Prática docente
Inclusão escolar
Desenho universal
Aprendizagem
topic Prática docente
Inclusão escolar
Desenho universal
Aprendizagem
description Orientação: Profa. Dra. Suelene Regina Donola Mendonça.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-11T23:39:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-11T23:39:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6508
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (127 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/6508/1/Juliana%20Delpasso%20Bistrican%20Sampaio.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv be4a41bcca973cb1ef62fd5851d766aa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844395576655872