Desenho universal para Aprendizagem : práticas docentes inclusivas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNITAU |
Texto Completo: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6508 |
Resumo: | Orientação: Profa. Dra. Suelene Regina Donola Mendonça. |
id |
UNITAU_5bad91746ced1c92751e18a72460191d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/6508 |
network_acronym_str |
UNITAU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
repository_id_str |
|
spelling |
Sampaio, Juliana Delpasso Bistrican, 1977-Oliveira, Mércia Aparecida da CunhaCosta-Renders, Elizabete CristinaUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoMendonça, Suelene Regina Donola, 1960-2023-08-11T23:39:54Z2023-08-11T23:39:54Z2022http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6508Orientação: Profa. Dra. Suelene Regina Donola Mendonça.Dissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2022.Resumo: Esta pesquisa tem como tema principal a Inclusão Escolar de estudantes elegíveis à Educação Especial, e como objetivo a análise das práticas docentes de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, com viés intervencionista, e contou com a participação voluntária de quatro professores do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal. Para a coleta de dados foram utilizados como instrumentos o questionário e a entrevista semiestruturada. Os dados coletados nas etapas de coleta da pesquisa foram analisados a partir da análise de conteúdo. Como produto, ao final foi realizado um Momento Formativo a fim de contribuir com as práticas docentes por meio de uma introdução aos conceitos do Desenho Universal para Aprendizagem. Os resultados da análise dos dados coletados mostraram que existe o propósito e a ação dos professores em favor da inclusão de estudantes elegíveis à Educação Especial, e que suas práticas docentes ainda se deparam com desafios impostos pela formação inicial e continuada insuficiente, mas principalmente por um sistema e estrutura de ensino obsoletos que não respeitam e não acolhem a diversidade e as diferenças, prejudicando assim o processo de Inclusão Escolar e a aprendizagem de todos os estudantes.Abstract: This research has as its main theme the School Inclusion of students eligible for Special Education, and as its objective the analysis of the teaching practices of teachers of the Early Years of Elementary School. It is characterized as a qualitative research, with an interventionist bias, and counted with the voluntary participation of four teachers from the first to the fifth year of Elementary School of a municipal public school. For data collection, the instruments used were a questionnaire and a semi-structured interview. The data collected in the collection stages of the research were analyzed based on content analysis. As a product, at the end a Formative Moment was held in order to contribute to the teaching practices through a brief introduction to the concepts of Universal Design for Learning. The results of the analysis of the data collected showed that there is the purpose and action of teachers in favor of the inclusion of students eligible for Special Education, and that their teaching practices still face challenges imposed by insufficient initial and continuing education, but mainly especially by an obsolete education system and structure that does not respect and welcome diversity and differences, thus hindering the process of School Inclusion and the learning of all students.Made available in DSpace on 2023-08-11T23:39:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Juliana Delpasso Bistrican Sampaio.pdf: 2342724 bytes, checksum: be4a41bcca973cb1ef62fd5851d766aa (MD5) Previous issue date: 20221 recurso online (127 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Prática docenteInclusão escolarDesenho universalAprendizagemDesenho universal para Aprendizagem : práticas docentes inclusivas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALJuliana Delpasso Bistrican Sampaio.pdfapplication/pdf2342724http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/6508/1/Juliana%20Delpasso%20Bistrican%20Sampaio.pdfbe4a41bcca973cb1ef62fd5851d766aaMD5120.500.11874/65082023-08-11 20:39:54.281oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/6508Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2023-08-11T23:39:54Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desenho universal para Aprendizagem : práticas docentes inclusivas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
title |
Desenho universal para Aprendizagem : práticas docentes inclusivas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Desenho universal para Aprendizagem : práticas docentes inclusivas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Sampaio, Juliana Delpasso Bistrican, 1977- Prática docente Inclusão escolar Desenho universal Aprendizagem |
title_short |
Desenho universal para Aprendizagem : práticas docentes inclusivas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
title_full |
Desenho universal para Aprendizagem : práticas docentes inclusivas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Desenho universal para Aprendizagem : práticas docentes inclusivas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Desenho universal para Aprendizagem : práticas docentes inclusivas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
title_sort |
Desenho universal para Aprendizagem : práticas docentes inclusivas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental |
author |
Sampaio, Juliana Delpasso Bistrican, 1977- |
author_facet |
Sampaio, Juliana Delpasso Bistrican, 1977- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Oliveira, Mércia Aparecida da Cunha Costa-Renders, Elizabete Cristina Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sampaio, Juliana Delpasso Bistrican, 1977- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mendonça, Suelene Regina Donola, 1960- |
contributor_str_mv |
Mendonça, Suelene Regina Donola, 1960- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática docente Inclusão escolar Desenho universal Aprendizagem |
topic |
Prática docente Inclusão escolar Desenho universal Aprendizagem |
description |
Orientação: Profa. Dra. Suelene Regina Donola Mendonça. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-11T23:39:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-08-11T23:39:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6508 |
url |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6508 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv |
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online (127 f.) : il. digital, arquivo PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNITAU instname:Universidade de Taubaté (UNITAU) instacron:UNITAU |
instname_str |
Universidade de Taubaté (UNITAU) |
instacron_str |
UNITAU |
institution |
UNITAU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
collection |
Repositório Institucional da UNITAU |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/6508/1/Juliana%20Delpasso%20Bistrican%20Sampaio.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
be4a41bcca973cb1ef62fd5851d766aa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813263160459657216 |