A formação de professores para a implementação de um ensino que conduza a aprendizagens significativas nas ciências experimentais 

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canha, Teresa A. Gamboa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7522
Resumo: Considerando que a função da escola é formar pessoas com literacia científica, competências e tendo em conta a sociedade global e de informação em que nos encontramos atualmente, o que se pretende é fornecer ferramentas para que as pessoas sejam empreendedoras, com iniciativa e muita criatividade. Para que tal aconteça é de extrema importância levar as ciências ao quotidiano dos alunos, à compreensão das relações entre ciência, tecnologia e sociedade, bem como ao estímulo de capacidades de pensamento crítico, criativo, produtivo e que seja uma resposta às premências sociais variáveis. Uma das estratégias pedagógicas para a educação em Ciências apresentada para tal função são as aprendizagens significativas, que requerem estratégias de ensino que promovam um intenso envolvimento (intelectual e emocional), necessário à articulação entre conhecimento teórico-conceptual e prático-processual e ao estabelecimento e compreensão de relações entre as atividades em que os alunos se envolvem em aulas de ciências e o quotidiano, com consequente reconhecimento de relevância psico-sócio-cultural. Sendo que a escola não é o único lugar de aprendizagem das ciências, considerando que tem de competir com outras fontes de informação mais apelativas para os alunos, como a televisão e internet, onde a informação «está ao alcance de um clique no computador» é urgente tornar o ensino das ciências o originador e articulador dos conhecimentos com a realidade. A grande parte dos alunos considera as escolas pouco estimulantes e úteis, torna-se então essencial motivá-los para o ensino das ciências. Assim, um bom ponto de partida para ajudar a motivar os jovens para o estudo da Ciência é articular o que se ensina (conteúdos), com o para que se ensina (finalidades) e para quem se ensina (destinatários). Neste Mundo em permanente mudança, também o professor é um eterno aprendiz. Mas a mudança no professor só acontece se este sentir necessidade de mudar. Os professores são fundamentais no sucesso da implementação de um novo paradigma metodológico, no entanto, não basta fornecer-lhes recursos inovadores, têm que ser apoiados no processo de mudança. É essencial que os professores e alunos alterem alguns dos seus hábitos de trabalho. Esta mudança pode surgir através do desenvolvimento de formações significadoras para aprendizagens concretas e alicerçadas em processos neuronais intrínsecos. É neste contexto que surge o presente projeto, que foi pensado sob a forma de uma Oficina de Formação para transmutar a ideia da ciência como algo «desapegado» da realidade, para uma forma de enfrentar os desafios, sempre novos, da sociedade atual e mutante, de forma a impregná-los de significados que permitam uma verdadeira, criativa e consolidada modificação das metodologias de forma a surgirem ensinamentos e aprendizagens verdadeiramente inculcados nas nossas células nervosas e que façam parte do nosso EU.
id RCAP_d4a41eaf14c9f7e85e16cb1177072aad
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7522
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A formação de professores para a implementação de um ensino que conduza a aprendizagens significativas nas ciências experimentais MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORESEDUCAÇÃOFORMAÇÃO DE PROFESSORESAPRENDIZAGEMEDUCATIONTEACHERS EDUCATIONLEARNINGConsiderando que a função da escola é formar pessoas com literacia científica, competências e tendo em conta a sociedade global e de informação em que nos encontramos atualmente, o que se pretende é fornecer ferramentas para que as pessoas sejam empreendedoras, com iniciativa e muita criatividade. Para que tal aconteça é de extrema importância levar as ciências ao quotidiano dos alunos, à compreensão das relações entre ciência, tecnologia e sociedade, bem como ao estímulo de capacidades de pensamento crítico, criativo, produtivo e que seja uma resposta às premências sociais variáveis. Uma das estratégias pedagógicas para a educação em Ciências apresentada para tal função são as aprendizagens significativas, que requerem estratégias de ensino que promovam um intenso envolvimento (intelectual e emocional), necessário à articulação entre conhecimento teórico-conceptual e prático-processual e ao estabelecimento e compreensão de relações entre as atividades em que os alunos se envolvem em aulas de ciências e o quotidiano, com consequente reconhecimento de relevância psico-sócio-cultural. Sendo que a escola não é o único lugar de aprendizagem das ciências, considerando que tem de competir com outras fontes de informação mais apelativas para os alunos, como a televisão e internet, onde a informação «está ao alcance de um clique no computador» é urgente tornar o ensino das ciências o originador e articulador dos conhecimentos com a realidade. A grande parte dos alunos considera as escolas pouco estimulantes e úteis, torna-se então essencial motivá-los para o ensino das ciências. Assim, um bom ponto de partida para ajudar a motivar os jovens para o estudo da Ciência é articular o que se ensina (conteúdos), com o para que se ensina (finalidades) e para quem se ensina (destinatários). Neste Mundo em permanente mudança, também o professor é um eterno aprendiz. Mas a mudança no professor só acontece se este sentir necessidade de mudar. Os professores são fundamentais no sucesso da implementação de um novo paradigma metodológico, no entanto, não basta fornecer-lhes recursos inovadores, têm que ser apoiados no processo de mudança. É essencial que os professores e alunos alterem alguns dos seus hábitos de trabalho. Esta mudança pode surgir através do desenvolvimento de formações significadoras para aprendizagens concretas e alicerçadas em processos neuronais intrínsecos. É neste contexto que surge o presente projeto, que foi pensado sob a forma de uma Oficina de Formação para transmutar a ideia da ciência como algo «desapegado» da realidade, para uma forma de enfrentar os desafios, sempre novos, da sociedade atual e mutante, de forma a impregná-los de significados que permitam uma verdadeira, criativa e consolidada modificação das metodologias de forma a surgirem ensinamentos e aprendizagens verdadeiramente inculcados nas nossas células nervosas e que façam parte do nosso EU.Considering that the school's function is to educate people with scientific literacy and skills and having in mind the contemporary global and information society, the objective is to provide tools so that people can be entrepreneurs with initiative and a lot of creativity. For this to happen, it is of extreme importance to bring sciences to the students' daily life, to make clear the relation between science, technology and society, as well as to stimulate critical, creative and productive thinking skills, so it will be an answer to varying social needs. One of the presented pedagogical strategies for the education in Sciences is the significant learning, that demands teaching strategies that promote intense involvement (both intellectual and emotional), required for the articulation between theoretical-conceptual and practical-procedural knowledge, and also for the establishment and understanding of the relations between the activities in which the students are involved both in sciences' classes and daily life, with consequent recognition of its psyco-socio-cultural relevance . Taking into consideration that school is not the only place where Sciences are learned and that it has to compete with other sources of information far more appealing to students, such as TV and internet where information “is within the reach of a click in the computer", it is urgent that education in sciences becomes the originator and articulator of knowledge with reality. The majority of students considers school to be of little incentive and usefulness, thus it is imperative to motivate them for the learning of sciences. Therefore, a good starting point to help to motivate the youth into learning Science is to articulate what is taught (contents), with why it is taught (purposes) and who is taught to (recipients). In a World in constant change, a teacher must also be an eternal apprentice. But change only takes place if the teacher feels the need to change. Teachers are essential for the success of the implementation of a new methodological paradigm, however, it is not enough to provide them with innovative resources; they should also be supported during the process of change. It is crucial that both teachers and students modify some of their work habits. This change can arise through the development of significant training for concrete learning and grounded in intrinsic neuronal processes. Having this context in mind, the present project appeared and was designed as a Training Workshop in order to shift the idea of science as something “detached" from reality into a means to deal with the ever changing and new challenges of today's society; and to impregnate these challenges with meanings that allow a true, creative and consolidated transformation of the methodologies so that teachings and learning emerge truly inculcated in our nerve cells and are a part of OURSELVES.2016-12-28T13:43:54Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7522TID:201453908pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessCanha, Teresa A. Gamboareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:22Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7522Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:07.971145Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores para a implementação de um ensino que conduza a aprendizagens significativas nas ciências experimentais 
title A formação de professores para a implementação de um ensino que conduza a aprendizagens significativas nas ciências experimentais 
spellingShingle A formação de professores para a implementação de um ensino que conduza a aprendizagens significativas nas ciências experimentais 
Canha, Teresa A. Gamboa
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
APRENDIZAGEM
EDUCATION
TEACHERS EDUCATION
LEARNING
title_short A formação de professores para a implementação de um ensino que conduza a aprendizagens significativas nas ciências experimentais 
title_full A formação de professores para a implementação de um ensino que conduza a aprendizagens significativas nas ciências experimentais 
title_fullStr A formação de professores para a implementação de um ensino que conduza a aprendizagens significativas nas ciências experimentais 
title_full_unstemmed A formação de professores para a implementação de um ensino que conduza a aprendizagens significativas nas ciências experimentais 
title_sort A formação de professores para a implementação de um ensino que conduza a aprendizagens significativas nas ciências experimentais 
author Canha, Teresa A. Gamboa
author_facet Canha, Teresa A. Gamboa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canha, Teresa A. Gamboa
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
APRENDIZAGEM
EDUCATION
TEACHERS EDUCATION
LEARNING
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES
EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
APRENDIZAGEM
EDUCATION
TEACHERS EDUCATION
LEARNING
description Considerando que a função da escola é formar pessoas com literacia científica, competências e tendo em conta a sociedade global e de informação em que nos encontramos atualmente, o que se pretende é fornecer ferramentas para que as pessoas sejam empreendedoras, com iniciativa e muita criatividade. Para que tal aconteça é de extrema importância levar as ciências ao quotidiano dos alunos, à compreensão das relações entre ciência, tecnologia e sociedade, bem como ao estímulo de capacidades de pensamento crítico, criativo, produtivo e que seja uma resposta às premências sociais variáveis. Uma das estratégias pedagógicas para a educação em Ciências apresentada para tal função são as aprendizagens significativas, que requerem estratégias de ensino que promovam um intenso envolvimento (intelectual e emocional), necessário à articulação entre conhecimento teórico-conceptual e prático-processual e ao estabelecimento e compreensão de relações entre as atividades em que os alunos se envolvem em aulas de ciências e o quotidiano, com consequente reconhecimento de relevância psico-sócio-cultural. Sendo que a escola não é o único lugar de aprendizagem das ciências, considerando que tem de competir com outras fontes de informação mais apelativas para os alunos, como a televisão e internet, onde a informação «está ao alcance de um clique no computador» é urgente tornar o ensino das ciências o originador e articulador dos conhecimentos com a realidade. A grande parte dos alunos considera as escolas pouco estimulantes e úteis, torna-se então essencial motivá-los para o ensino das ciências. Assim, um bom ponto de partida para ajudar a motivar os jovens para o estudo da Ciência é articular o que se ensina (conteúdos), com o para que se ensina (finalidades) e para quem se ensina (destinatários). Neste Mundo em permanente mudança, também o professor é um eterno aprendiz. Mas a mudança no professor só acontece se este sentir necessidade de mudar. Os professores são fundamentais no sucesso da implementação de um novo paradigma metodológico, no entanto, não basta fornecer-lhes recursos inovadores, têm que ser apoiados no processo de mudança. É essencial que os professores e alunos alterem alguns dos seus hábitos de trabalho. Esta mudança pode surgir através do desenvolvimento de formações significadoras para aprendizagens concretas e alicerçadas em processos neuronais intrínsecos. É neste contexto que surge o presente projeto, que foi pensado sob a forma de uma Oficina de Formação para transmutar a ideia da ciência como algo «desapegado» da realidade, para uma forma de enfrentar os desafios, sempre novos, da sociedade atual e mutante, de forma a impregná-los de significados que permitam uma verdadeira, criativa e consolidada modificação das metodologias de forma a surgirem ensinamentos e aprendizagens verdadeiramente inculcados nas nossas células nervosas e que façam parte do nosso EU.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2016-12-28T13:43:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/7522
TID:201453908
url http://hdl.handle.net/10437/7522
identifier_str_mv TID:201453908
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131228824141824