A implementação da educação ambiental da comunidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/7450 |
Resumo: | A Educação Ambiental deve ser advogada como uma dimensão principal da educação, considerando que esta corresponde a uma área de interações, fundamental para o desenvolvimento pessoal e social do cidadão. A escola contém as ferramentas decisivas para a mudança dos valores e atitudes na sociedade, em relação ao meio ambiente, através da Educação Ambiental. Todavia, a transformação também tem de ocorrer, não só ao nível da orgânica interna, como, simultaneamente, no interior de cada um. Apesar da dinamização de um conjunto de projetos de Educação Ambiental, na escola em estudo, no domínio do programa Eco-Escolas, através das auditorias efetuadas, verificou-se nas atitudes ambientais dos alunos baixas pontuações, assim como, muito pouca integração curricular da Educação Ambiental nas diferentes disciplinas. Na convicção de que os docentes na escola são o principal veículo para a mudança, formulou-se a questão: que modelos de formação, apoiados em práticas de supervisão, facilitam o desenvolvimento profissional dos professores levando-os a promover a educação ambiental da comunidade? Para responder a esta questão procurou-se o contributo de autores reconhecidos e também da investigação que tem acompanhado o desenvolvimento da Educação Ambiental. Reconheceu-se a necessidade de reformular o modelo de intervenção na própria escola e na comunidade, propondo-se a criação de um departamento eco – escola que, situando-se ao nível de gestão intermédia, desenvolver-se-á em articulação com o órgão de gestão e com os restantes órgãos internos e externos, promovendo as atividades e projetos determinantes para a implementação da educação ambiental da comunidade. Considera-se que este departamento eco-escola será determinante no enriquecimento da literacia ambiental da comunidade, levando a que alunos, professores, pais e encarregados de educação, se tornem mais conscientes e ainda agentes de mudança na procura da qualidade ambiental. |
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A Educação Ambiental deve ser advogada como uma dimensão principal da educação, considerando que esta corresponde a uma área de interações, fundamental para o desenvolvimento pessoal e social do cidadão. A escola contém as ferramentas decisivas para a mudança dos valores e atitudes na sociedade, em relação ao meio ambiente, através da Educação Ambiental. Todavia, a transformação também tem de ocorrer, não só ao nível da orgânica interna, como, simultaneamente, no interior de cada um. Apesar da dinamização de um conjunto de projetos de Educação Ambiental, na escola em estudo, no domínio do programa Eco-Escolas, através das auditorias efetuadas, verificou-se nas atitudes ambientais dos alunos baixas pontuações, assim como, muito pouca integração curricular da Educação Ambiental nas diferentes disciplinas. Na convicção de que os docentes na escola são o principal veículo para a mudança, formulou-se a questão: que modelos de formação, apoiados em práticas de supervisão, facilitam o desenvolvimento profissional dos professores levando-os a promover a educação ambiental da comunidade? Para responder a esta questão procurou-se o contributo de autores reconhecidos e também da investigação que tem acompanhado o desenvolvimento da Educação Ambiental. Reconheceu-se a necessidade de reformular o modelo de intervenção na própria escola e na comunidade, propondo-se a criação de um departamento eco – escola que, situando-se ao nível de gestão intermédia, desenvolver-se-á em articulação com o órgão de gestão e com os restantes órgãos internos e externos, promovendo as atividades e projetos determinantes para a implementação da educação ambiental da comunidade. Considera-se que este departamento eco-escola será determinante no enriquecimento da literacia ambiental da comunidade, levando a que alunos, professores, pais e encarregados de educação, se tornem mais conscientes e ainda agentes de mudança na procura da qualidade ambiental. |
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