Robótica educacional: um cenário para uma prática pedagógica inovadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Leonardo Rocha
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3307
Resumo: Esta dissertação possui o objetivo de investigar a utilização da robótica educacional como possibilidade para uma prática pedagógica inovadora em uma escola localizada na periferia do sertão cearense. Assim, esta pesquisa busca compreender como um grupo de estudo em robótica pode proporcionalizar experiências inovadoras na aprendizagem dos atores. Para analisar a maneira como os participantes utilizam o seu conhecimento e compartilham as informações, foi utilizada uma metodologia de investigação concentrada numa pesquisa qualitativa de abordagem etnográfica com o investigador dentro do cenário pesquisado. Os dados foram coletados por meio da observação participante e de entrevistas não estruturadas. Durante um semestre, foram realizadas as observações e os seus registros de modo a compreender esse ambiente de aprendizagem. Após as análises das observações e das entrevistas não estruturadas, ficou perceptivel o fato de que a utilização da robótica, no âmbito educacional, pode ser um instrumento inovador, motivador e dinamizador dos processos de ensino e de aprendizagem. Sendo assim, sua utilização serve como scaffolding na construção do conhecimento.
id RCAP_d4b5a302af495346c44091886f3df31b
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/3307
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Robótica educacional: um cenário para uma prática pedagógica inovadoraRobótica educacionalPrática pedagógica inovadoraAprendizagemConstrução do conhecimentoEducational roboticsInnovative teaching practiceLearningConstruction of knowledgeCiências da Educação - Inovação Pedagógica.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEsta dissertação possui o objetivo de investigar a utilização da robótica educacional como possibilidade para uma prática pedagógica inovadora em uma escola localizada na periferia do sertão cearense. Assim, esta pesquisa busca compreender como um grupo de estudo em robótica pode proporcionalizar experiências inovadoras na aprendizagem dos atores. Para analisar a maneira como os participantes utilizam o seu conhecimento e compartilham as informações, foi utilizada uma metodologia de investigação concentrada numa pesquisa qualitativa de abordagem etnográfica com o investigador dentro do cenário pesquisado. Os dados foram coletados por meio da observação participante e de entrevistas não estruturadas. Durante um semestre, foram realizadas as observações e os seus registros de modo a compreender esse ambiente de aprendizagem. Após as análises das observações e das entrevistas não estruturadas, ficou perceptivel o fato de que a utilização da robótica, no âmbito educacional, pode ser um instrumento inovador, motivador e dinamizador dos processos de ensino e de aprendizagem. Sendo assim, sua utilização serve como scaffolding na construção do conhecimento.This thesis has aimed to investigate the use of educational robotics as a possibility for innovative teaching practice in a school located in Ceara semiarid region. Thus, this research seeks to understand how a study group in robotics can provide innovative experiences on student learning. In order to analyze the way the participants use their knowledge and share information it was used a research methodology concentrated in a qualitative study of an ethnographic approach with the researcher inside the researched scenario, collecting data using participative observation and unstructured interviews. During one semester were carried out observations and registers in order to understand this learning environment. After the analyzes of the observations and unstructured interviews were perceptible that the use of robotics in the educational scope can be an innovator. motivator and facilitator instrument of the teaching and learning process and its use serves as in the construction of knowledge.Fino, Carlos NogueiraPontes, Maria Gilvanise de OliveiraDigitUMaMoreira, Leonardo Rocha2021-04-20T10:18:37Z2019-05-06T00:00:00Z2019-05-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3307202698440porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:15Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3307Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:06:20.844756Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Robótica educacional: um cenário para uma prática pedagógica inovadora
title Robótica educacional: um cenário para uma prática pedagógica inovadora
spellingShingle Robótica educacional: um cenário para uma prática pedagógica inovadora
Moreira, Leonardo Rocha
Robótica educacional
Prática pedagógica inovadora
Aprendizagem
Construção do conhecimento
Educational robotics
Innovative teaching practice
Learning
Construction of knowledge
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Robótica educacional: um cenário para uma prática pedagógica inovadora
title_full Robótica educacional: um cenário para uma prática pedagógica inovadora
title_fullStr Robótica educacional: um cenário para uma prática pedagógica inovadora
title_full_unstemmed Robótica educacional: um cenário para uma prática pedagógica inovadora
title_sort Robótica educacional: um cenário para uma prática pedagógica inovadora
author Moreira, Leonardo Rocha
author_facet Moreira, Leonardo Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fino, Carlos Nogueira
Pontes, Maria Gilvanise de Oliveira
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Leonardo Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Robótica educacional
Prática pedagógica inovadora
Aprendizagem
Construção do conhecimento
Educational robotics
Innovative teaching practice
Learning
Construction of knowledge
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Robótica educacional
Prática pedagógica inovadora
Aprendizagem
Construção do conhecimento
Educational robotics
Innovative teaching practice
Learning
Construction of knowledge
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Esta dissertação possui o objetivo de investigar a utilização da robótica educacional como possibilidade para uma prática pedagógica inovadora em uma escola localizada na periferia do sertão cearense. Assim, esta pesquisa busca compreender como um grupo de estudo em robótica pode proporcionalizar experiências inovadoras na aprendizagem dos atores. Para analisar a maneira como os participantes utilizam o seu conhecimento e compartilham as informações, foi utilizada uma metodologia de investigação concentrada numa pesquisa qualitativa de abordagem etnográfica com o investigador dentro do cenário pesquisado. Os dados foram coletados por meio da observação participante e de entrevistas não estruturadas. Durante um semestre, foram realizadas as observações e os seus registros de modo a compreender esse ambiente de aprendizagem. Após as análises das observações e das entrevistas não estruturadas, ficou perceptivel o fato de que a utilização da robótica, no âmbito educacional, pode ser um instrumento inovador, motivador e dinamizador dos processos de ensino e de aprendizagem. Sendo assim, sua utilização serve como scaffolding na construção do conhecimento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-06T00:00:00Z
2019-05-06T00:00:00Z
2021-04-20T10:18:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/3307
202698440
url http://hdl.handle.net/10400.13/3307
identifier_str_mv 202698440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129934448295936