Robótica educacional: um cenário para uma prática pedagógica inovadora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/3307 |
Resumo: | Esta dissertação possui o objetivo de investigar a utilização da robótica educacional como possibilidade para uma prática pedagógica inovadora em uma escola localizada na periferia do sertão cearense. Assim, esta pesquisa busca compreender como um grupo de estudo em robótica pode proporcionalizar experiências inovadoras na aprendizagem dos atores. Para analisar a maneira como os participantes utilizam o seu conhecimento e compartilham as informações, foi utilizada uma metodologia de investigação concentrada numa pesquisa qualitativa de abordagem etnográfica com o investigador dentro do cenário pesquisado. Os dados foram coletados por meio da observação participante e de entrevistas não estruturadas. Durante um semestre, foram realizadas as observações e os seus registros de modo a compreender esse ambiente de aprendizagem. Após as análises das observações e das entrevistas não estruturadas, ficou perceptivel o fato de que a utilização da robótica, no âmbito educacional, pode ser um instrumento inovador, motivador e dinamizador dos processos de ensino e de aprendizagem. Sendo assim, sua utilização serve como scaffolding na construção do conhecimento. |
id |
RCAP_d4b5a302af495346c44091886f3df31b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/3307 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Robótica educacional: um cenário para uma prática pedagógica inovadoraRobótica educacionalPrática pedagógica inovadoraAprendizagemConstrução do conhecimentoEducational roboticsInnovative teaching practiceLearningConstruction of knowledgeCiências da Educação - Inovação Pedagógica.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEsta dissertação possui o objetivo de investigar a utilização da robótica educacional como possibilidade para uma prática pedagógica inovadora em uma escola localizada na periferia do sertão cearense. Assim, esta pesquisa busca compreender como um grupo de estudo em robótica pode proporcionalizar experiências inovadoras na aprendizagem dos atores. Para analisar a maneira como os participantes utilizam o seu conhecimento e compartilham as informações, foi utilizada uma metodologia de investigação concentrada numa pesquisa qualitativa de abordagem etnográfica com o investigador dentro do cenário pesquisado. Os dados foram coletados por meio da observação participante e de entrevistas não estruturadas. Durante um semestre, foram realizadas as observações e os seus registros de modo a compreender esse ambiente de aprendizagem. Após as análises das observações e das entrevistas não estruturadas, ficou perceptivel o fato de que a utilização da robótica, no âmbito educacional, pode ser um instrumento inovador, motivador e dinamizador dos processos de ensino e de aprendizagem. Sendo assim, sua utilização serve como scaffolding na construção do conhecimento.This thesis has aimed to investigate the use of educational robotics as a possibility for innovative teaching practice in a school located in Ceara semiarid region. Thus, this research seeks to understand how a study group in robotics can provide innovative experiences on student learning. In order to analyze the way the participants use their knowledge and share information it was used a research methodology concentrated in a qualitative study of an ethnographic approach with the researcher inside the researched scenario, collecting data using participative observation and unstructured interviews. During one semester were carried out observations and registers in order to understand this learning environment. After the analyzes of the observations and unstructured interviews were perceptible that the use of robotics in the educational scope can be an innovator. motivator and facilitator instrument of the teaching and learning process and its use serves as in the construction of knowledge.Fino, Carlos NogueiraPontes, Maria Gilvanise de OliveiraDigitUMaMoreira, Leonardo Rocha2021-04-20T10:18:37Z2019-05-06T00:00:00Z2019-05-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3307202698440porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:15Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3307Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:06:20.844756Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Robótica educacional: um cenário para uma prática pedagógica inovadora |
title |
Robótica educacional: um cenário para uma prática pedagógica inovadora |
spellingShingle |
Robótica educacional: um cenário para uma prática pedagógica inovadora Moreira, Leonardo Rocha Robótica educacional Prática pedagógica inovadora Aprendizagem Construção do conhecimento Educational robotics Innovative teaching practice Learning Construction of knowledge Ciências da Educação - Inovação Pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Robótica educacional: um cenário para uma prática pedagógica inovadora |
title_full |
Robótica educacional: um cenário para uma prática pedagógica inovadora |
title_fullStr |
Robótica educacional: um cenário para uma prática pedagógica inovadora |
title_full_unstemmed |
Robótica educacional: um cenário para uma prática pedagógica inovadora |
title_sort |
Robótica educacional: um cenário para uma prática pedagógica inovadora |
author |
Moreira, Leonardo Rocha |
author_facet |
Moreira, Leonardo Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fino, Carlos Nogueira Pontes, Maria Gilvanise de Oliveira DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Leonardo Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Robótica educacional Prática pedagógica inovadora Aprendizagem Construção do conhecimento Educational robotics Innovative teaching practice Learning Construction of knowledge Ciências da Educação - Inovação Pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Robótica educacional Prática pedagógica inovadora Aprendizagem Construção do conhecimento Educational robotics Innovative teaching practice Learning Construction of knowledge Ciências da Educação - Inovação Pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Esta dissertação possui o objetivo de investigar a utilização da robótica educacional como possibilidade para uma prática pedagógica inovadora em uma escola localizada na periferia do sertão cearense. Assim, esta pesquisa busca compreender como um grupo de estudo em robótica pode proporcionalizar experiências inovadoras na aprendizagem dos atores. Para analisar a maneira como os participantes utilizam o seu conhecimento e compartilham as informações, foi utilizada uma metodologia de investigação concentrada numa pesquisa qualitativa de abordagem etnográfica com o investigador dentro do cenário pesquisado. Os dados foram coletados por meio da observação participante e de entrevistas não estruturadas. Durante um semestre, foram realizadas as observações e os seus registros de modo a compreender esse ambiente de aprendizagem. Após as análises das observações e das entrevistas não estruturadas, ficou perceptivel o fato de que a utilização da robótica, no âmbito educacional, pode ser um instrumento inovador, motivador e dinamizador dos processos de ensino e de aprendizagem. Sendo assim, sua utilização serve como scaffolding na construção do conhecimento. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-06T00:00:00Z 2019-05-06T00:00:00Z 2021-04-20T10:18:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/3307 202698440 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/3307 |
identifier_str_mv |
202698440 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129934448295936 |