A avaliação das aprendizagens em ambientes online : perceções dos formandos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Inês Alexandra do Carmo Almeida, 1989-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/16171
Resumo: Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de Especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
id RCAP_d4baa199d95ca0e54e37dc4e74111305
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/16171
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A avaliação das aprendizagens em ambientes online : perceções dos formandosB-learningFormação pedagógicaInstrumentos de avaliaçãoTrabalhos de projeto de mestrado - 2014Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de Especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014A avaliação das aprendizagens encontra-se no centro dos debates educativos e formativos. Com a evolução tecnológica e digital a probabilidade de frequentar uma formação em regime a distância é cada vez mais alta. Para que a formação seja eficiente, coerente e credível existe necessidade de pensar nos instrumentos de avaliação utilizados para validar a aquisição das aprendizagens por parte dos participantes. O curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, apesar de ser um curso antigo, revela-se bastante recente no seu desenvolvimento na modalidade a distância, como tal os instrumentos de avaliação dos conhecimentos ainda se encontram pouco explorados. De forma a verificar e avaliar a coerência e qualidade dos instrumentos utilizados no curso em questão, definiu-se que esta investigação se focaria nas opiniões dos formandos que frequentaram o curso, com vista ao melhoramento dos métodos e formas de avaliação utilizadas no curso em questão. A presente investigação assumiu uma abordagem metodológica quantitativa de recolha e análise de dados tendo como participantes 37 formandos de 4 cursos de Formação Pedagógica Inicial de Formadores realizados na modalidade b-learning. Os resultados permitiram concluir que os formandos se revelaram satisfeitos com a avaliação realizada, demonstrando preferências pela avaliação com base em tarefas colaborativas. O estudo permitiu ainda evidenciar a grande relevância que o feedback assume em modalidades de formação online.Assessing the acquired knowledge is what’s at the core of education and training debates. As digital and technological advances are made, there is a strong possibility people will start to attend an educational program from the distance. For training to be effective, coherent and credible there is a need to develop the proper valuation instruments that should be used in order to certify the acquisition of skills on the participant’s behalf. Despite being an age old program, the Initial Pedagogical Training for Trainers proves to be somewhat outdated, having made small progress in what learning form the distance concerns, rendering tools of assessment of knowledge explored. In order to verify and assess the consistency and quality of the instruments used in the program mentioned above, it has been decided that this investigation would be focused and based on the opinions of students who attended the course with the goal to improve the methods and forms of assessment used in said program. This research has taken a quantitative approach to the data collected and analyzed from the 37 graduate participants that completed 4 programs of Initial Pedagogical Training for Trainers, accomplished through b-learning. The results clearly disclosed that students were satisfied with the way in which the assessment was made, presenting particular predilection for evaluation based on collaborative tasks. The study has also allowed highlighting the great importance of feedback on online training.Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-Repositório da Universidade de LisboaAlves, Inês Alexandra do Carmo Almeida, 1989-2015-03-02T17:41:26Z20142014-10-152014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/16171TID:201283042porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:03:20Zoai:repositorio.ul.pt:10451/16171Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:26.564198Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação das aprendizagens em ambientes online : perceções dos formandos
title A avaliação das aprendizagens em ambientes online : perceções dos formandos
spellingShingle A avaliação das aprendizagens em ambientes online : perceções dos formandos
Alves, Inês Alexandra do Carmo Almeida, 1989-
B-learning
Formação pedagógica
Instrumentos de avaliação
Trabalhos de projeto de mestrado - 2014
title_short A avaliação das aprendizagens em ambientes online : perceções dos formandos
title_full A avaliação das aprendizagens em ambientes online : perceções dos formandos
title_fullStr A avaliação das aprendizagens em ambientes online : perceções dos formandos
title_full_unstemmed A avaliação das aprendizagens em ambientes online : perceções dos formandos
title_sort A avaliação das aprendizagens em ambientes online : perceções dos formandos
author Alves, Inês Alexandra do Carmo Almeida, 1989-
author_facet Alves, Inês Alexandra do Carmo Almeida, 1989-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Inês Alexandra do Carmo Almeida, 1989-
dc.subject.por.fl_str_mv B-learning
Formação pedagógica
Instrumentos de avaliação
Trabalhos de projeto de mestrado - 2014
topic B-learning
Formação pedagógica
Instrumentos de avaliação
Trabalhos de projeto de mestrado - 2014
description Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de Especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-10-15
2014-01-01T00:00:00Z
2015-03-02T17:41:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/16171
TID:201283042
url http://hdl.handle.net/10451/16171
identifier_str_mv TID:201283042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134272185958400