Avaliação online das aprendizagens com propósitos formativos : nota positiva?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/10319 |
Resumo: | Trabalho de projeto de mestrado, Tecnologias e Metodologias em E-Learning, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Faculdade de Ciências, 2013 |
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Avaliação online das aprendizagens com propósitos formativos : nota positiva?Avaliação formativaE-learningTrabalhos de projeto de mestrado - 2013Trabalho de projeto de mestrado, Tecnologias e Metodologias em E-Learning, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Faculdade de Ciências, 2013Toda a avaliação das aprendizagens tem um propósito. A avaliação com propósitos formativos é assumida como a que mais contribui para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, especialmente pelo feedback que proporciona tanto aos alunos como aos professores. As provas em formato papel, e respetivas grelhas de correção, são os instrumentos mais frequentemente utilizados na avaliação com propósitos formativos. Mas o tempo que envolve a sua correção, classificação e produção de um feedback descritivo e orientador diminui drasticamente os seus benefícios para o processo de ensino e aprendizagem. Não sendo uma prática regular com integração sistemática dos seus resultados no processo de ensino, não produz os efeitos pretendidos. A modalidade online das provas de avaliação permite superar as desvantagens e constrangimentos do formato papel. Permite ainda acrescentar valor através da inclusão de elementos multimédia como o áudio, vídeo e simulações. A utilização das tecnologias neste âmbito pode resultar num fator de mudança nas práticas educativas. O presente estudo, na modalidade de projeto, assumiu uma abordagem metodológica quantitativa de recolha e análise de dados e teve como participantes alunos de Biologia/Geologia do 11º ano de uma escola secundária do concelho de Vila Franca de Xira. O projeto pretendeu compreender a contribuição que a avaliação online com propósitos formativos proporciona à aprendizagem dos alunos, nomeadamente através da integração de recursos multimédia nas provas e do feedback imediato e orientador que faculta. Pretende ainda percecionar que vantagens e desvantagens os alunos lhes reconhecem, que caraterísticas valorizam mais e se de um modo geral sentem satisfação e motivação para a sua utilização. As conclusões sugerem que os alunos reconhecem vantagens na utilização das provas online, especialmente pelo feedback que proporcionam, tomando consciência das suas próprias dificuldades e formas de as superar. Os resultados indicam que a principal desvantagem é a distração gerada pelo ambiente online. Não é conclusivo acerca das vantagens e desvantagens da integração de elementos multimédia nas provas online. De um modo geral os alunos sentiram-se satisfeitos e motivados na utilização das provas online.All of learning assessment has a purpose. The formative assessment purpose is assumed to be the largest contributor of teaching and learning improvement, especially by providing feedback to both students and teachers. The evaluation tests in paper and their respective correction scales are the most usually used instruments in formative assessment purposes. Although the time involved in its correction, classification and production of descriptive feedback drastically reduces its benefits on the process of teaching and learning. Formative assessment is not a regular practice with a systematic integration of their results in the teaching process; therefore it doesn’t produce the desired effect. An assessment online test overcomes the disadvantages and constraints of paper format. It also allows the increased of value through the inclusion of multimedia elements such as audio, video and simulations. In that way the use of technology in this area can result in a factor of change in educational practices. The present study, in the form of project, has taken a quantitative approach for collecting and analysing data. The participants were students of Biology/Geology 11th year of a secondary school in the area of Vila Franca de Xira. The project intended to understand the contribution that the online formative assessment purposes provides for student learning, particularly through the integration of multimedia resources on tests, the immediate feedback and the guidance provided. It also aims to perceive what advantages and disadvantages students recognized, the characteristics that they value more and if they were satisfied and motivated through continuing use. The conclusions suggest that students recognize the advantages of using the online tests, particularly by the feedback they provide, they also become aware of their own difficulties and ways to overcome them. The results indicate that the main disadvantage is the distraction generated by online environment. The research is not conclusive about the advantages and disadvantages of integrating multimedia elements in online tests. Generally students felt satisfied and motivated in the use of online tests.Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-Repositório da Universidade de LisboaDorotea, Nuno2014-01-28T12:32:19Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10319porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:55:43Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10319Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:22.898217Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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