Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: interações promotoras de aprendizagens de qualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaisita, Rita Isabel Aresta
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14901
Resumo: O presente relatório corresponde a uma descrição refletida do trabalho desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada em Pré-Escolar e em 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizada no Centro Social Paroquial S. João de Deus e na Escola da Vista Alegre, em Évora, respetivamente. Com a realização do presente trabalho, tentei dar resposta a alguns objetivos delineados previamente, nomeadamente compreender quais as características referentes às interações de qualidade entre as crianças, promover um clima relacional rico em interações, perceber em que medida as interações entre as crianças influenciam as suas aprendizagens e ainda, contribuir para o desenvolvimento das interações entre as crianças promotoras da sua aprendizagem. Neste sentido, procedeu-se à construção do enquadramento teórico, que visa aprofundar os conhecimentos relativos ao desenvolvimento e aprendizagem das crianças, tendo em conta o estudo das interações. Para além da fundamentação teórica, importa realçar a importância dos instrumentos utilizados durante a PES, que contribuíram para a recolha de dados, possibilitando o alcance dos objetivos propostos. Assim sendo, face ao tema “interações promotoras de aprendizagens de qualidade”, foram promovidos momentos ricos em interações, tendo em conta a articulação de conteúdos. Em relação aos resultados obtidos, os mesmos foram ao encontro dos objetivos propostos, uma vez que demonstraram que os momentos de interações são propícios de aprendizagem. Compreende-se, deste modo, que as interações são uma mais-valia na educação das crianças; Supervised Teaching Practice in Preschool Education and Primary School: Interactions promoting quality of learning. Abstract: This report corresponds to a reflected description of the work carried on the Supervised Teaching Practice in Preschool and Primary school, held at the Centro Social Paroquial S. João de Deus and the School of Vista Alegre in Évora, respectively. In this report, I tried to address some goals outlined previously, namely understand what features related to the quality interactions among children, foster a rich relational climate interactions, realize the extent to which interactions between children influence their learning and also contribute to the development of interactions between children promoting their learning. The theoretical framework, aimed to enhance the knowledge about the development and learning of children, taking into account the study of interactions. In addition to the theoretical basis, it is noted the importance of the research tools used during the PES, which contributed to the collection of data, enabling the achievement of objectives. Thus, according to the theme "interactions that promote quality learning" moments were promoted rich interactions, taking into account the articulation of content. Regarding the results obtained, they were to meet the proposed objectives, as demonstrated that the moments of interactions are conducive to learning. It is understandable, therefore, that the interactions are an asset in educating children.
id RCAP_d7433ad79cf4a050f98c0f745050aaa9
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/14901
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: interações promotoras de aprendizagens de qualidadeInteraçãoAprendizagemDesenvolvimentoCriançasAdultosInteractionLearningDevelopmentChildrenAdultsO presente relatório corresponde a uma descrição refletida do trabalho desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada em Pré-Escolar e em 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizada no Centro Social Paroquial S. João de Deus e na Escola da Vista Alegre, em Évora, respetivamente. Com a realização do presente trabalho, tentei dar resposta a alguns objetivos delineados previamente, nomeadamente compreender quais as características referentes às interações de qualidade entre as crianças, promover um clima relacional rico em interações, perceber em que medida as interações entre as crianças influenciam as suas aprendizagens e ainda, contribuir para o desenvolvimento das interações entre as crianças promotoras da sua aprendizagem. Neste sentido, procedeu-se à construção do enquadramento teórico, que visa aprofundar os conhecimentos relativos ao desenvolvimento e aprendizagem das crianças, tendo em conta o estudo das interações. Para além da fundamentação teórica, importa realçar a importância dos instrumentos utilizados durante a PES, que contribuíram para a recolha de dados, possibilitando o alcance dos objetivos propostos. Assim sendo, face ao tema “interações promotoras de aprendizagens de qualidade”, foram promovidos momentos ricos em interações, tendo em conta a articulação de conteúdos. Em relação aos resultados obtidos, os mesmos foram ao encontro dos objetivos propostos, uma vez que demonstraram que os momentos de interações são propícios de aprendizagem. Compreende-se, deste modo, que as interações são uma mais-valia na educação das crianças; Supervised Teaching Practice in Preschool Education and Primary School: Interactions promoting quality of learning. Abstract: This report corresponds to a reflected description of the work carried on the Supervised Teaching Practice in Preschool and Primary school, held at the Centro Social Paroquial S. João de Deus and the School of Vista Alegre in Évora, respectively. In this report, I tried to address some goals outlined previously, namely understand what features related to the quality interactions among children, foster a rich relational climate interactions, realize the extent to which interactions between children influence their learning and also contribute to the development of interactions between children promoting their learning. The theoretical framework, aimed to enhance the knowledge about the development and learning of children, taking into account the study of interactions. In addition to the theoretical basis, it is noted the importance of the research tools used during the PES, which contributed to the collection of data, enabling the achievement of objectives. Thus, according to the theme "interactions that promote quality learning" moments were promoted rich interactions, taking into account the articulation of content. Regarding the results obtained, they were to meet the proposed objectives, as demonstrated that the moments of interactions are conducive to learning. It is understandable, therefore, that the interactions are an asset in educating children.Universidade de Évora2015-08-20T16:22:31Z2015-08-202015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14901http://hdl.handle.net/10174/14901TID:201063735porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoritinha_gaisita@hotmail.com672Gaisita, Rita Isabel Arestainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:41Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14901Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:08.030967Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: interações promotoras de aprendizagens de qualidade
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: interações promotoras de aprendizagens de qualidade
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: interações promotoras de aprendizagens de qualidade
Gaisita, Rita Isabel Aresta
Interação
Aprendizagem
Desenvolvimento
Crianças
Adultos
Interaction
Learning
Development
Children
Adults
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: interações promotoras de aprendizagens de qualidade
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: interações promotoras de aprendizagens de qualidade
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: interações promotoras de aprendizagens de qualidade
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: interações promotoras de aprendizagens de qualidade
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: interações promotoras de aprendizagens de qualidade
author Gaisita, Rita Isabel Aresta
author_facet Gaisita, Rita Isabel Aresta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaisita, Rita Isabel Aresta
dc.subject.por.fl_str_mv Interação
Aprendizagem
Desenvolvimento
Crianças
Adultos
Interaction
Learning
Development
Children
Adults
topic Interação
Aprendizagem
Desenvolvimento
Crianças
Adultos
Interaction
Learning
Development
Children
Adults
description O presente relatório corresponde a uma descrição refletida do trabalho desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada em Pré-Escolar e em 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizada no Centro Social Paroquial S. João de Deus e na Escola da Vista Alegre, em Évora, respetivamente. Com a realização do presente trabalho, tentei dar resposta a alguns objetivos delineados previamente, nomeadamente compreender quais as características referentes às interações de qualidade entre as crianças, promover um clima relacional rico em interações, perceber em que medida as interações entre as crianças influenciam as suas aprendizagens e ainda, contribuir para o desenvolvimento das interações entre as crianças promotoras da sua aprendizagem. Neste sentido, procedeu-se à construção do enquadramento teórico, que visa aprofundar os conhecimentos relativos ao desenvolvimento e aprendizagem das crianças, tendo em conta o estudo das interações. Para além da fundamentação teórica, importa realçar a importância dos instrumentos utilizados durante a PES, que contribuíram para a recolha de dados, possibilitando o alcance dos objetivos propostos. Assim sendo, face ao tema “interações promotoras de aprendizagens de qualidade”, foram promovidos momentos ricos em interações, tendo em conta a articulação de conteúdos. Em relação aos resultados obtidos, os mesmos foram ao encontro dos objetivos propostos, uma vez que demonstraram que os momentos de interações são propícios de aprendizagem. Compreende-se, deste modo, que as interações são uma mais-valia na educação das crianças; Supervised Teaching Practice in Preschool Education and Primary School: Interactions promoting quality of learning. Abstract: This report corresponds to a reflected description of the work carried on the Supervised Teaching Practice in Preschool and Primary school, held at the Centro Social Paroquial S. João de Deus and the School of Vista Alegre in Évora, respectively. In this report, I tried to address some goals outlined previously, namely understand what features related to the quality interactions among children, foster a rich relational climate interactions, realize the extent to which interactions between children influence their learning and also contribute to the development of interactions between children promoting their learning. The theoretical framework, aimed to enhance the knowledge about the development and learning of children, taking into account the study of interactions. In addition to the theoretical basis, it is noted the importance of the research tools used during the PES, which contributed to the collection of data, enabling the achievement of objectives. Thus, according to the theme "interactions that promote quality learning" moments were promoted rich interactions, taking into account the articulation of content. Regarding the results obtained, they were to meet the proposed objectives, as demonstrated that the moments of interactions are conducive to learning. It is understandable, therefore, that the interactions are an asset in educating children.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-20T16:22:31Z
2015-08-20
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/14901
http://hdl.handle.net/10174/14901
TID:201063735
url http://hdl.handle.net/10174/14901
identifier_str_mv TID:201063735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
ritinha_gaisita@hotmail.com
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136565038940160