Hiper-Real(ismo) Milenar: o cinema ciborgue à beira do ano 2000

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Francisco Ricardo Cipriano
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/85556
Resumo: Dissertação de Mestrado em Estudos Artísticos apresentada à Faculdade de Letras
id RCAP_d4cca35ad4817a157211001968255b1e
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/85556
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Hiper-Real(ismo) Milenar: o cinema ciborgue à beira do ano 2000Millennial Hyper-Real(ism): cyborg cinema on the brink of the year 2000Dark CityThe Truman ShoweXistenZThe MatrixThe Thirteenth FloorDark CityThe Truman ShoweXistenZThe MatrixThe Thirteenth FloorDissertação de Mestrado em Estudos Artísticos apresentada à Faculdade de LetrasEntre 1998 e 1999, cinco filmes de ficção científica oriundos da América do Norte - Dark City, The Truman Show, eXistenZ, The Matrix e The Thirteenth Floor - denotaram uma unidade estético-temática que reclama uma conceptualização e uma análise à luz retrospectiva dos olhos de hoje. Através da formulação “hiper-real(ismo) milenar” para efectivar essa constelação artística, numa oscilação entre teoria e análise, procura-se aqui explorar os imensos pontos de contacto que convertem as cinco obras num quinteto. “Hiper-real(ismo)”, desde logo porque, tal como na corrente artística homónima pinturas e esculturas de alta resolução (muitas vezes através de computadores e subjacente digitalidade) parecem ter referente real (conforme uma fotografia analógica), estes filmes jogam com simulações da realidade dentro da narrativa. “Milenar”, porquanto a passagem de 1999 para 2000 situa as fitas numa época de paranóia, profecias apocalípticas (da informática à religião e à ecologia) associadas à mudança de milénio. No hiper-real(ismo) milenar, arauto de um “cinema ciborgue”, a nostalgia do rolo de celulóide e a emergência do digital coexistem numa imagem compósita, quer na produção, quer explícita ou implicitamente na narrativa. Por conseguinte, as cinco obras em consideração alicerçam-se em dimensões nunca menos que duplas, regressam a passados cinematográficos nervosos como o expressionismo alemão dos anos 20 de Weimar e o film noir americano dos anos 40/50 persecutórios do comunismo. Fazem-no num limbo futurofóbico, entre o escapismo que condena tudo a uma profecia auto-realizável e a resistência que penetra no medo pelo qual recusa ser determinada. É essa (in)consciência histórica, passando pelas noções de hiper-realidade de Jean Baudrillard e Umberto Eco e pelo surgimento do processador de texto, que importa também desenvolver. Sob vários ângulos e temas, um conjunto de falsas disjunções (... ou antonímias sinonímicas?) serve de instrumento para orbitar à volta dos cinco filmes.Between 1998 and 1999, five science fiction films from North America - Dark City, The Truman Show, eXistenZ, The Matrix and The Thirteenth Floor - denoted an aesthetic-thematic unity that calls for a conceptualization and analysis in the retrospective light of today’s eyes. Through the “millennial hyper-real(ism)” formulation created to produce this artistic constellation, oscillating between theory and analysis, this dissertation explores the numerous points of contact that convert those five works into a quintet. “Hyper-real”, because, as in the art movement of the same name in which high-resolution paintings and sculptures (often through computers and underlying digitality) seem to have a real referent (as in analog photography), these movies play with simulations of reality within the narrative. “Millennial”, since the passage from 1999 to 2000 places those feature films in a time of paranoia, apocalyptic prophecies (from informatics to religion and ecology) associated with the millennium shift.In millennial hyper-real(ism), herald of a “cyborg cinema”, the nostalgia of the celluloid roll and the emergence of the digital coexist in a composite image, both in production and explicitly or implicitly in the narrative. Therefore, the five motion pictures under consideration are based on never less than double dimensions, returning to nervous cinematographic pasts such as the German expressionism of Weimar’s ’20s and the American film noir of the ’40s/’50s communism persecution. They do it in a futurephobic limbo, swinging between an escapism that condemns everything to a self-fulfilling prophecy and a resistance that penetrates the fear by which it refuses to be determined. This historical (un)consciousness, as well as the notions of hyper-reality by Jean Baudrillard and Umberto Eco, and the arrival of the word processor, are also of utter importance. Under various angles and themes, a set of false disjunctions (... or synonymous antonymies?) serves as a tool to orbit around the five films.2017-10-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/85556http://hdl.handle.net/10316/85556TID:202042944porSilveira, Francisco Ricardo Ciprianoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-12-03T12:12:32Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/85556Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:51.097846Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Hiper-Real(ismo) Milenar: o cinema ciborgue à beira do ano 2000
Millennial Hyper-Real(ism): cyborg cinema on the brink of the year 2000
title Hiper-Real(ismo) Milenar: o cinema ciborgue à beira do ano 2000
spellingShingle Hiper-Real(ismo) Milenar: o cinema ciborgue à beira do ano 2000
Silveira, Francisco Ricardo Cipriano
Dark City
The Truman Show
eXistenZ
The Matrix
The Thirteenth Floor
Dark City
The Truman Show
eXistenZ
The Matrix
The Thirteenth Floor
title_short Hiper-Real(ismo) Milenar: o cinema ciborgue à beira do ano 2000
title_full Hiper-Real(ismo) Milenar: o cinema ciborgue à beira do ano 2000
title_fullStr Hiper-Real(ismo) Milenar: o cinema ciborgue à beira do ano 2000
title_full_unstemmed Hiper-Real(ismo) Milenar: o cinema ciborgue à beira do ano 2000
title_sort Hiper-Real(ismo) Milenar: o cinema ciborgue à beira do ano 2000
author Silveira, Francisco Ricardo Cipriano
author_facet Silveira, Francisco Ricardo Cipriano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Francisco Ricardo Cipriano
dc.subject.por.fl_str_mv Dark City
The Truman Show
eXistenZ
The Matrix
The Thirteenth Floor
Dark City
The Truman Show
eXistenZ
The Matrix
The Thirteenth Floor
topic Dark City
The Truman Show
eXistenZ
The Matrix
The Thirteenth Floor
Dark City
The Truman Show
eXistenZ
The Matrix
The Thirteenth Floor
description Dissertação de Mestrado em Estudos Artísticos apresentada à Faculdade de Letras
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/85556
http://hdl.handle.net/10316/85556
TID:202042944
url http://hdl.handle.net/10316/85556
identifier_str_mv TID:202042944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133960436973568