Intercompreensão, gestão do currículo e competência metalinguística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Mariana Marques
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12639
Resumo: Sociedades globais e diversas trazem desafios para os sistemas educativos, tais como a responsabilidade de acolher e preparar as crianças para lidar e conviver com o Outro, de desenvolver políticas educativas baseadas no plurilinguismo como valor e como competência (Beacco & Byram, 2007), por meio da educação plurilingue e da sensibilização à diversidade linguística e cultural. Neste contexto, torna-se igualmente indispensável preparar os alunos para o diálogo intercultural e para a (inter)compreensão, que, assentando em processos de análise contrastiva entre as línguas, se apresenta como uma abordagem com grandes potencialidades no desenvolvimento de capacidades de ordem metalinguística dos alunos, ao desencadear processos de reflexão intra e interlinguística. Para o efeito, importa promover práticas educativas orientadas para o contacto com a diversidade (Dias et al., 2010), bem como considerar a diversidade dos públicos escolares como um fator positivo, contemplando-a na própria gestão do currículo, entendido como projeto formativo integrado e transversal, aliado à promoção de uma educação plurilingue e intercultural. Situando-se nesta linha de pensamento, o presente estudo foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Seminário de Investigação Educacional em articulação com a Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada. O nosso trabalho abraçou uma perspetiva de investigação-ação e foi orientado pelas seguintes questões: Que articulações teóricas podem ser estabelecidas entre intercompreensão, gestão flexível do currículo e plurilinguismo como competência?; Que práticas pedagógico-didáticas podemos desenvolver nesse âmbito no 1.º CEB?; Qual o contributo do projeto de intervenção para a competência metalinguística dos alunos numa perspetiva plurilingue? e Que contributos retiramos desta experiência para a nossa aprendizagem profissional? O nosso projeto de investigação e intervenção As línguas na ponta da língua foi desenvolvido numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente numa turma do 4.º ano de escolaridade. Nele adotámos a intercompreensão como uma possível abordagem da educação plurilingue, associada a uma abordagem flexível e integrada das línguas e de outras áreas curriculares disciplinares no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os principais resultados do projeto apontam para momentos de reflexão sobre as línguas e de mobilização e consciencialização de diversos processos importantes no desenvolvimento de uma competência metalinguística numa perspetiva plurilingue por parte dos alunos. Assim, podemos dizer que o projeto e as atividades propostas concorreram para o desenvolvimento de (i) competências de intercompreensão, visíveis na capacidade de os alunos entenderem outras línguas sem as terem estudado, tendo por base as suas similitudes com a sua língua materna e outras línguas presentes nos seus repertórios; (ii) competências de reflexão sobre as línguas e da consciência linguística, aliadas à mobilização de capacidades de comparação e análise entre línguas, promovendo a identificação de semelhanças e diferenças entre estas; (iii) curiosidade em conhecer e aprender novas línguas; e (iv) a valorização da aprendizagem integrada de línguas e outros conteúdos disciplinares. Concluímos por isso que projetos como o que desenvolvemos podem ser um caminho potenciador das competências plurilingue e metalinguística dos alunos, sendo por isso importante pensar e agir sobre o currículo abraçando uma perspetiva flexível e integradora das aprendizagens a fazer construir.
id RCAP_d4e3f25848a0e19fdb92ff20caba0496
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/12639
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intercompreensão, gestão do currículo e competência metalinguísticaEducação pré-escolarEnsino básico 1º cicloMultilinguismoMetalinguística - Competências da linguagemDesenvolvimento dos currículosProjectos educativosIntercompreensãoSociedades globais e diversas trazem desafios para os sistemas educativos, tais como a responsabilidade de acolher e preparar as crianças para lidar e conviver com o Outro, de desenvolver políticas educativas baseadas no plurilinguismo como valor e como competência (Beacco & Byram, 2007), por meio da educação plurilingue e da sensibilização à diversidade linguística e cultural. Neste contexto, torna-se igualmente indispensável preparar os alunos para o diálogo intercultural e para a (inter)compreensão, que, assentando em processos de análise contrastiva entre as línguas, se apresenta como uma abordagem com grandes potencialidades no desenvolvimento de capacidades de ordem metalinguística dos alunos, ao desencadear processos de reflexão intra e interlinguística. Para o efeito, importa promover práticas educativas orientadas para o contacto com a diversidade (Dias et al., 2010), bem como considerar a diversidade dos públicos escolares como um fator positivo, contemplando-a na própria gestão do currículo, entendido como projeto formativo integrado e transversal, aliado à promoção de uma educação plurilingue e intercultural. Situando-se nesta linha de pensamento, o presente estudo foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Seminário de Investigação Educacional em articulação com a Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada. O nosso trabalho abraçou uma perspetiva de investigação-ação e foi orientado pelas seguintes questões: Que articulações teóricas podem ser estabelecidas entre intercompreensão, gestão flexível do currículo e plurilinguismo como competência?; Que práticas pedagógico-didáticas podemos desenvolver nesse âmbito no 1.º CEB?; Qual o contributo do projeto de intervenção para a competência metalinguística dos alunos numa perspetiva plurilingue? e Que contributos retiramos desta experiência para a nossa aprendizagem profissional? O nosso projeto de investigação e intervenção As línguas na ponta da língua foi desenvolvido numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente numa turma do 4.º ano de escolaridade. Nele adotámos a intercompreensão como uma possível abordagem da educação plurilingue, associada a uma abordagem flexível e integrada das línguas e de outras áreas curriculares disciplinares no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os principais resultados do projeto apontam para momentos de reflexão sobre as línguas e de mobilização e consciencialização de diversos processos importantes no desenvolvimento de uma competência metalinguística numa perspetiva plurilingue por parte dos alunos. Assim, podemos dizer que o projeto e as atividades propostas concorreram para o desenvolvimento de (i) competências de intercompreensão, visíveis na capacidade de os alunos entenderem outras línguas sem as terem estudado, tendo por base as suas similitudes com a sua língua materna e outras línguas presentes nos seus repertórios; (ii) competências de reflexão sobre as línguas e da consciência linguística, aliadas à mobilização de capacidades de comparação e análise entre línguas, promovendo a identificação de semelhanças e diferenças entre estas; (iii) curiosidade em conhecer e aprender novas línguas; e (iv) a valorização da aprendizagem integrada de línguas e outros conteúdos disciplinares. Concluímos por isso que projetos como o que desenvolvemos podem ser um caminho potenciador das competências plurilingue e metalinguística dos alunos, sendo por isso importante pensar e agir sobre o currículo abraçando uma perspetiva flexível e integradora das aprendizagens a fazer construir.Global and diverse societies impose challenges for the education systems, such as the responsibility of integrating and preparing children for dealing and living together with the Other, of developing educational policies based on plurilingualism as a value and a competence (Beacco & Byram, 2007), by means of plurilingual education and awakening to linguistic and cultural diversity. Within this context, it is also imperative that schools prepare students for intercultural dialogue and intercomprehension, which, by consisting on processes of contrastive analysis between languages, is considered an approach with great potentialities to the development of pupils’ metalinguistic skills because it promotes processes of intra and interlinguistic reflection. In this sense, it is important to develop teaching practices that promote the contact with the diversity (Dias et al., 2010, p. 66), as well as to consider the diversity of school communities as a positive factor to be taken in consideration during the conception and management of the curriculum, understood as an integrated and cross-disciplinary project linked to the promotion of a plurilingual and intercultural education. In the light of this conceptual framework, we conducted a study, which has been developed in the context of the curricular units of Seminar of Educational Research and Supervised Pedagogical Practice. Following an action-research perspective, this study has been guided by the following research questions: What theoretical connections can be established among the concepts of intercomprehension, flexible management of the curriculum and plurilingualism as a competence?; What teaching practices/activities can be developed in this context in primary schools?; What is the contribution of the intervention project for the development of pupils’ metalinguistic competence in a plurilingual perspective? and What contributions can be taken from this experience to our professional learning/development? Our research and intervention project, entitled Languages in the tip of one’s tongue, was implemented in a primary school, in a 4th year class. In this project we adopted intercomprehension as a possible approach of plurilingual education, associating it to a flexible and integrated approach of languages and other curriculum subjects of primary education. The project’s main results point out to the several moments of reflection about languages and the mobilisation of and awareness of diverse important processes to the development of a metalinguistic competence in a plurilingual perspective by pupils. Therefore, the project and the proposed activities seem to have contributed to the development of pupils’ (i) intercomprehension skills, which become visible in their ability to understand languages without having learnt them; this based on the similarities of those languages with their mother tongue and other languages of their repertoires; (ii) reflection skills about languages and language awareness, linked to the mobilisation of comparison and analytic skills between languages, which concurred to the identification of similarities and differences between them; (iii) curiosity about and interest in learning other languages; and (iv) valuing of the integrated learning of languages and other contents. We conclude that projects as the one we developed can be a way to enhance pupils’ plurilingual and metalinguistic competences, being therefore important to think and act upon the curriculum based on a flexible and integrative perspective of learning.Universidade de Aveiro2014-09-08T15:44:17Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12639TID:201585669porFernandes, Mariana Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:23:04Zoai:ria.ua.pt:10773/12639Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:46.382334Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intercompreensão, gestão do currículo e competência metalinguística
title Intercompreensão, gestão do currículo e competência metalinguística
spellingShingle Intercompreensão, gestão do currículo e competência metalinguística
Fernandes, Mariana Marques
Educação pré-escolar
Ensino básico 1º ciclo
Multilinguismo
Metalinguística - Competências da linguagem
Desenvolvimento dos currículos
Projectos educativos
Intercompreensão
title_short Intercompreensão, gestão do currículo e competência metalinguística
title_full Intercompreensão, gestão do currículo e competência metalinguística
title_fullStr Intercompreensão, gestão do currículo e competência metalinguística
title_full_unstemmed Intercompreensão, gestão do currículo e competência metalinguística
title_sort Intercompreensão, gestão do currículo e competência metalinguística
author Fernandes, Mariana Marques
author_facet Fernandes, Mariana Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Mariana Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Ensino básico 1º ciclo
Multilinguismo
Metalinguística - Competências da linguagem
Desenvolvimento dos currículos
Projectos educativos
Intercompreensão
topic Educação pré-escolar
Ensino básico 1º ciclo
Multilinguismo
Metalinguística - Competências da linguagem
Desenvolvimento dos currículos
Projectos educativos
Intercompreensão
description Sociedades globais e diversas trazem desafios para os sistemas educativos, tais como a responsabilidade de acolher e preparar as crianças para lidar e conviver com o Outro, de desenvolver políticas educativas baseadas no plurilinguismo como valor e como competência (Beacco & Byram, 2007), por meio da educação plurilingue e da sensibilização à diversidade linguística e cultural. Neste contexto, torna-se igualmente indispensável preparar os alunos para o diálogo intercultural e para a (inter)compreensão, que, assentando em processos de análise contrastiva entre as línguas, se apresenta como uma abordagem com grandes potencialidades no desenvolvimento de capacidades de ordem metalinguística dos alunos, ao desencadear processos de reflexão intra e interlinguística. Para o efeito, importa promover práticas educativas orientadas para o contacto com a diversidade (Dias et al., 2010), bem como considerar a diversidade dos públicos escolares como um fator positivo, contemplando-a na própria gestão do currículo, entendido como projeto formativo integrado e transversal, aliado à promoção de uma educação plurilingue e intercultural. Situando-se nesta linha de pensamento, o presente estudo foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Seminário de Investigação Educacional em articulação com a Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada. O nosso trabalho abraçou uma perspetiva de investigação-ação e foi orientado pelas seguintes questões: Que articulações teóricas podem ser estabelecidas entre intercompreensão, gestão flexível do currículo e plurilinguismo como competência?; Que práticas pedagógico-didáticas podemos desenvolver nesse âmbito no 1.º CEB?; Qual o contributo do projeto de intervenção para a competência metalinguística dos alunos numa perspetiva plurilingue? e Que contributos retiramos desta experiência para a nossa aprendizagem profissional? O nosso projeto de investigação e intervenção As línguas na ponta da língua foi desenvolvido numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente numa turma do 4.º ano de escolaridade. Nele adotámos a intercompreensão como uma possível abordagem da educação plurilingue, associada a uma abordagem flexível e integrada das línguas e de outras áreas curriculares disciplinares no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os principais resultados do projeto apontam para momentos de reflexão sobre as línguas e de mobilização e consciencialização de diversos processos importantes no desenvolvimento de uma competência metalinguística numa perspetiva plurilingue por parte dos alunos. Assim, podemos dizer que o projeto e as atividades propostas concorreram para o desenvolvimento de (i) competências de intercompreensão, visíveis na capacidade de os alunos entenderem outras línguas sem as terem estudado, tendo por base as suas similitudes com a sua língua materna e outras línguas presentes nos seus repertórios; (ii) competências de reflexão sobre as línguas e da consciência linguística, aliadas à mobilização de capacidades de comparação e análise entre línguas, promovendo a identificação de semelhanças e diferenças entre estas; (iii) curiosidade em conhecer e aprender novas línguas; e (iv) a valorização da aprendizagem integrada de línguas e outros conteúdos disciplinares. Concluímos por isso que projetos como o que desenvolvemos podem ser um caminho potenciador das competências plurilingue e metalinguística dos alunos, sendo por isso importante pensar e agir sobre o currículo abraçando uma perspetiva flexível e integradora das aprendizagens a fazer construir.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-09-08T15:44:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/12639
TID:201585669
url http://hdl.handle.net/10773/12639
identifier_str_mv TID:201585669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137538802188288