Intercompreensão, gestão do currículo e competência metalinguística
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/12639 |
Resumo: | Sociedades globais e diversas trazem desafios para os sistemas educativos, tais como a responsabilidade de acolher e preparar as crianças para lidar e conviver com o Outro, de desenvolver políticas educativas baseadas no plurilinguismo como valor e como competência (Beacco & Byram, 2007), por meio da educação plurilingue e da sensibilização à diversidade linguística e cultural. Neste contexto, torna-se igualmente indispensável preparar os alunos para o diálogo intercultural e para a (inter)compreensão, que, assentando em processos de análise contrastiva entre as línguas, se apresenta como uma abordagem com grandes potencialidades no desenvolvimento de capacidades de ordem metalinguística dos alunos, ao desencadear processos de reflexão intra e interlinguística. Para o efeito, importa promover práticas educativas orientadas para o contacto com a diversidade (Dias et al., 2010), bem como considerar a diversidade dos públicos escolares como um fator positivo, contemplando-a na própria gestão do currículo, entendido como projeto formativo integrado e transversal, aliado à promoção de uma educação plurilingue e intercultural. Situando-se nesta linha de pensamento, o presente estudo foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Seminário de Investigação Educacional em articulação com a Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada. O nosso trabalho abraçou uma perspetiva de investigação-ação e foi orientado pelas seguintes questões: Que articulações teóricas podem ser estabelecidas entre intercompreensão, gestão flexível do currículo e plurilinguismo como competência?; Que práticas pedagógico-didáticas podemos desenvolver nesse âmbito no 1.º CEB?; Qual o contributo do projeto de intervenção para a competência metalinguística dos alunos numa perspetiva plurilingue? e Que contributos retiramos desta experiência para a nossa aprendizagem profissional? O nosso projeto de investigação e intervenção As línguas na ponta da língua foi desenvolvido numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente numa turma do 4.º ano de escolaridade. Nele adotámos a intercompreensão como uma possível abordagem da educação plurilingue, associada a uma abordagem flexível e integrada das línguas e de outras áreas curriculares disciplinares no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os principais resultados do projeto apontam para momentos de reflexão sobre as línguas e de mobilização e consciencialização de diversos processos importantes no desenvolvimento de uma competência metalinguística numa perspetiva plurilingue por parte dos alunos. Assim, podemos dizer que o projeto e as atividades propostas concorreram para o desenvolvimento de (i) competências de intercompreensão, visíveis na capacidade de os alunos entenderem outras línguas sem as terem estudado, tendo por base as suas similitudes com a sua língua materna e outras línguas presentes nos seus repertórios; (ii) competências de reflexão sobre as línguas e da consciência linguística, aliadas à mobilização de capacidades de comparação e análise entre línguas, promovendo a identificação de semelhanças e diferenças entre estas; (iii) curiosidade em conhecer e aprender novas línguas; e (iv) a valorização da aprendizagem integrada de línguas e outros conteúdos disciplinares. Concluímos por isso que projetos como o que desenvolvemos podem ser um caminho potenciador das competências plurilingue e metalinguística dos alunos, sendo por isso importante pensar e agir sobre o currículo abraçando uma perspetiva flexível e integradora das aprendizagens a fazer construir. |
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Neste contexto, torna-se igualmente indispensável preparar os alunos para o diálogo intercultural e para a (inter)compreensão, que, assentando em processos de análise contrastiva entre as línguas, se apresenta como uma abordagem com grandes potencialidades no desenvolvimento de capacidades de ordem metalinguística dos alunos, ao desencadear processos de reflexão intra e interlinguística. Para o efeito, importa promover práticas educativas orientadas para o contacto com a diversidade (Dias et al., 2010), bem como considerar a diversidade dos públicos escolares como um fator positivo, contemplando-a na própria gestão do currículo, entendido como projeto formativo integrado e transversal, aliado à promoção de uma educação plurilingue e intercultural. Situando-se nesta linha de pensamento, o presente estudo foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Seminário de Investigação Educacional em articulação com a Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada. O nosso trabalho abraçou uma perspetiva de investigação-ação e foi orientado pelas seguintes questões: Que articulações teóricas podem ser estabelecidas entre intercompreensão, gestão flexível do currículo e plurilinguismo como competência?; Que práticas pedagógico-didáticas podemos desenvolver nesse âmbito no 1.º CEB?; Qual o contributo do projeto de intervenção para a competência metalinguística dos alunos numa perspetiva plurilingue? e Que contributos retiramos desta experiência para a nossa aprendizagem profissional? O nosso projeto de investigação e intervenção As línguas na ponta da língua foi desenvolvido numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente numa turma do 4.º ano de escolaridade. Nele adotámos a intercompreensão como uma possível abordagem da educação plurilingue, associada a uma abordagem flexível e integrada das línguas e de outras áreas curriculares disciplinares no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os principais resultados do projeto apontam para momentos de reflexão sobre as línguas e de mobilização e consciencialização de diversos processos importantes no desenvolvimento de uma competência metalinguística numa perspetiva plurilingue por parte dos alunos. Assim, podemos dizer que o projeto e as atividades propostas concorreram para o desenvolvimento de (i) competências de intercompreensão, visíveis na capacidade de os alunos entenderem outras línguas sem as terem estudado, tendo por base as suas similitudes com a sua língua materna e outras línguas presentes nos seus repertórios; (ii) competências de reflexão sobre as línguas e da consciência linguística, aliadas à mobilização de capacidades de comparação e análise entre línguas, promovendo a identificação de semelhanças e diferenças entre estas; (iii) curiosidade em conhecer e aprender novas línguas; e (iv) a valorização da aprendizagem integrada de línguas e outros conteúdos disciplinares. Concluímos por isso que projetos como o que desenvolvemos podem ser um caminho potenciador das competências plurilingue e metalinguística dos alunos, sendo por isso importante pensar e agir sobre o currículo abraçando uma perspetiva flexível e integradora das aprendizagens a fazer construir.Global and diverse societies impose challenges for the education systems, such as the responsibility of integrating and preparing children for dealing and living together with the Other, of developing educational policies based on plurilingualism as a value and a competence (Beacco & Byram, 2007), by means of plurilingual education and awakening to linguistic and cultural diversity. Within this context, it is also imperative that schools prepare students for intercultural dialogue and intercomprehension, which, by consisting on processes of contrastive analysis between languages, is considered an approach with great potentialities to the development of pupils’ metalinguistic skills because it promotes processes of intra and interlinguistic reflection. In this sense, it is important to develop teaching practices that promote the contact with the diversity (Dias et al., 2010, p. 66), as well as to consider the diversity of school communities as a positive factor to be taken in consideration during the conception and management of the curriculum, understood as an integrated and cross-disciplinary project linked to the promotion of a plurilingual and intercultural education. In the light of this conceptual framework, we conducted a study, which has been developed in the context of the curricular units of Seminar of Educational Research and Supervised Pedagogical Practice. Following an action-research perspective, this study has been guided by the following research questions: What theoretical connections can be established among the concepts of intercomprehension, flexible management of the curriculum and plurilingualism as a competence?; What teaching practices/activities can be developed in this context in primary schools?; What is the contribution of the intervention project for the development of pupils’ metalinguistic competence in a plurilingual perspective? and What contributions can be taken from this experience to our professional learning/development? Our research and intervention project, entitled Languages in the tip of one’s tongue, was implemented in a primary school, in a 4th year class. In this project we adopted intercomprehension as a possible approach of plurilingual education, associating it to a flexible and integrated approach of languages and other curriculum subjects of primary education. The project’s main results point out to the several moments of reflection about languages and the mobilisation of and awareness of diverse important processes to the development of a metalinguistic competence in a plurilingual perspective by pupils. Therefore, the project and the proposed activities seem to have contributed to the development of pupils’ (i) intercomprehension skills, which become visible in their ability to understand languages without having learnt them; this based on the similarities of those languages with their mother tongue and other languages of their repertoires; (ii) reflection skills about languages and language awareness, linked to the mobilisation of comparison and analytic skills between languages, which concurred to the identification of similarities and differences between them; (iii) curiosity about and interest in learning other languages; and (iv) valuing of the integrated learning of languages and other contents. We conclude that projects as the one we developed can be a way to enhance pupils’ plurilingual and metalinguistic competences, being therefore important to think and act upon the curriculum based on a flexible and integrative perspective of learning.Universidade de Aveiro2014-09-08T15:44:17Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12639TID:201585669porFernandes, Mariana Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:23:04Zoai:ria.ua.pt:10773/12639Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:46.382334Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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