O ensino da Expressão Musical e Dramática no 1.º CEB — O caso da Região Autónoma da Madeira. Uma visão curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seabra, Filipa Barreto
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.3007
Resumo: Revisitando os lugares-comuns do currículo propostos por Schwab (1973) (o aluno, o professor, os conteúdos, o processo de desenvolvimento curricular e o contexto), propomo-nos traçar – com base num estudo de caso que parte da análise documental de um conjunto de normativos e documentos de referência e da análise preliminar de dados recolhidos junto dos vários elementos envolvidos (coordenadores, professores, alunos e encarregados de educação), através de inquérito, entrevista, focus group e observação – uma visão global do currículo de Expressão Musical e Dramática no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da Região Autónoma da Madeira (RAM), Portugal, com foco nas questões curriculares relacionadas com a Expressão Musical, ainda que com referências pontuais ao 2.º Ciclo do Ensino Básico e à Educação Artística em geral. Palavras-chave Currículo; Regionalização; Expressão Musical; Educação Artística
id RCAP_d4ea07c75553c7db4831bb998b58aef7
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3007
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino da Expressão Musical e Dramática no 1.º CEB — O caso da Região Autónoma da Madeira. Uma visão curricularL'ENSEIGNEMENT DE L’EXPRESSION MUSICALE ET DRAMATIQUE DANS LE 1ER CYCLE DE L’ÉDUCATION BASIQUE — LE CAS DE LA RÉGION AUTONOME DE MADÈRE. UNE APPROCHE CURRICULAIREO ensino da Expressão Musical e Dramática no 1.º CEB — O caso da Região Autónoma da Madeira. Uma visão curricularArtigosRevisitando os lugares-comuns do currículo propostos por Schwab (1973) (o aluno, o professor, os conteúdos, o processo de desenvolvimento curricular e o contexto), propomo-nos traçar – com base num estudo de caso que parte da análise documental de um conjunto de normativos e documentos de referência e da análise preliminar de dados recolhidos junto dos vários elementos envolvidos (coordenadores, professores, alunos e encarregados de educação), através de inquérito, entrevista, focus group e observação – uma visão global do currículo de Expressão Musical e Dramática no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da Região Autónoma da Madeira (RAM), Portugal, com foco nas questões curriculares relacionadas com a Expressão Musical, ainda que com referências pontuais ao 2.º Ciclo do Ensino Básico e à Educação Artística em geral. Palavras-chave Currículo; Regionalização; Expressão Musical; Educação ArtísticaRevisiting the common places of curriculum, proposed by Schwab (1973) (the student, the teacher, the contents, the curriculum development process and the context), we intend to outline a global analysis of curriculum of Musical and Dramatic Expression in the 1st Cycle of Basic Education in the Autonomous Region of Madeira, Portugal, particularly attaining to the curriculum of Musical Expression, although referring occasionally to the 2nd Cycle of Basic Education and to Arts Education as a whole. The data come from a case study which included documental analysis of a corpus of normative and reference documents and the preliminary analysis of data gathered from the various people involved in the project (coordinators, teachers, students and parents), by survey, interview, focus group, and observation. . Keywords Curriculum; Regionalization; Music Education; Arts EducationEn revisitant les lieux communs du curriculum, proposés par Schwab (1973) (l'étudiant, l’enseignant, le contenu, le processus de développement du curriculum et le contexte), nous proposons de faire une révision globale du curriculum de l’Expression Musicale et Dramatique dans le 1er Cycle de l'Éducation Basique dans la Région Autonome de Madère (RAM), Portugal, en concernant particulièrement l’Expression Musicale, mais avec des références occasionnelles au 2ème Cycle de l'Éducation de Base et à l'Éducation Artistique en général. On part d’une étude de cas, dans lequel on utilise des questionnaires, des interviews, un focus group et l’observation, pour obtenir informations des multiples personnes qui participent au projet (les coordinateurs, les professeurs, les élèves et leurs parents). Mots-clé Curriculum; Régionalisation; Éducation Musicale; Éducation ArtistiqueInstituto de Educação - Universidade do Minho2012-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.3007por2183-04520871-9187Seabra, Filipa Barretoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:08Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3007Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:27.239363Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da Expressão Musical e Dramática no 1.º CEB — O caso da Região Autónoma da Madeira. Uma visão curricular
L'ENSEIGNEMENT DE L’EXPRESSION MUSICALE ET DRAMATIQUE DANS LE 1ER CYCLE DE L’ÉDUCATION BASIQUE — LE CAS DE LA RÉGION AUTONOME DE MADÈRE. UNE APPROCHE CURRICULAIRE
O ensino da Expressão Musical e Dramática no 1.º CEB — O caso da Região Autónoma da Madeira. Uma visão curricular
title O ensino da Expressão Musical e Dramática no 1.º CEB — O caso da Região Autónoma da Madeira. Uma visão curricular
spellingShingle O ensino da Expressão Musical e Dramática no 1.º CEB — O caso da Região Autónoma da Madeira. Uma visão curricular
Seabra, Filipa Barreto
Artigos
title_short O ensino da Expressão Musical e Dramática no 1.º CEB — O caso da Região Autónoma da Madeira. Uma visão curricular
title_full O ensino da Expressão Musical e Dramática no 1.º CEB — O caso da Região Autónoma da Madeira. Uma visão curricular
title_fullStr O ensino da Expressão Musical e Dramática no 1.º CEB — O caso da Região Autónoma da Madeira. Uma visão curricular
title_full_unstemmed O ensino da Expressão Musical e Dramática no 1.º CEB — O caso da Região Autónoma da Madeira. Uma visão curricular
title_sort O ensino da Expressão Musical e Dramática no 1.º CEB — O caso da Região Autónoma da Madeira. Uma visão curricular
author Seabra, Filipa Barreto
author_facet Seabra, Filipa Barreto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seabra, Filipa Barreto
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Revisitando os lugares-comuns do currículo propostos por Schwab (1973) (o aluno, o professor, os conteúdos, o processo de desenvolvimento curricular e o contexto), propomo-nos traçar – com base num estudo de caso que parte da análise documental de um conjunto de normativos e documentos de referência e da análise preliminar de dados recolhidos junto dos vários elementos envolvidos (coordenadores, professores, alunos e encarregados de educação), através de inquérito, entrevista, focus group e observação – uma visão global do currículo de Expressão Musical e Dramática no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da Região Autónoma da Madeira (RAM), Portugal, com foco nas questões curriculares relacionadas com a Expressão Musical, ainda que com referências pontuais ao 2.º Ciclo do Ensino Básico e à Educação Artística em geral. Palavras-chave Currículo; Regionalização; Expressão Musical; Educação Artística
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/rpe.3007
url https://doi.org/10.21814/rpe.3007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0452
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130219667259392