Transposição artificial de areias na barra de Aveiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carpinteiro, Filipe Urbano de Abreu
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/2374
Resumo: A zona costeira encontra-se em constante alteração. Devido às acções hidrodinâmicas e à construção de obstáculos (quebramares e esporões) ao longo da costa, o transporte sólido é alterado, traduzindo-se geralmente em balanços sedimentares negativos e na erosão da costa Portuguesa. Esta constante instabilidade das zonas costeiras pode colocar em risco a preservação do ambiente natural, edifícios e estruturas costeiras, podendo no limite resultar em perdas de vidas humanas. Torna-se por isso vital combater este problema da erosão costeira e restabelecer o equilíbrio sedimentar na costa Portuguesa. Para minorar este problema pode-se recorrer a sistemas de transposição artificial de areias, tentando restabelecer o natural transporte de sedimentos e repondo a sotamar de obstáculos os sedimentos necessários para o equilíbrio da costa. A presente dissertação tem a finalidade de estudar o efeito dos diversos sistemas de transposição artificial de areias existentes e a sua aplicação ao caso da Barra de Aveiro. A transposição artificial de areias entendida como uma reposição do natural transporte sedimentar de forma contínua, nunca foi aplicada em Portugal. Para tal, efectuou-se o levantamento do tipo de equipamentos e tecnologias existentes. Efectuou-se também um levantamento de inúmeros casos já implementados a nível mundial. Também são apresentados alguns casos portugueses de alimentações artificiais realizados pontualmente. Para avaliação da melhor forma de colocação das areias na operação de alimentação ou transposição recorreu-se ao programa de modelação LTC, que simula a evolução da linha de costa, permitindo uma análise de cada um dos sistemas adoptados neste estudo. Para isso, foi necessário conhecer algumas características da zona, tais como a agitação marítima (as alturas e períodos de onda), as características sedimentares, os volumes de transporte sólido, a batimetria, a topografia e as intervenções de defesa costeira já realizadas no local. Com base em todos esses elementos foi feita uma análise de cenários e respectivos resultados obtidos no programa, com o objectivo de propor qual o tipo de sistema e a forma mais adequada de proceder no caso da Barra de Aveiro.
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