O uso do computador Magalhães com crianças com Necessidades Educativas Especiais nas escolas do 1º ciclo do Distrito de Vila Real
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/4667 |
Resumo: | Neste trabalho de investigação apresentam-se os resultados alcançados com a passagem de um questionário aos professores de Educação Especial do distrito de Vila Real. Os resultados obtidos, apesar da amostra não se poder considerar significativa, demonstram uma forte preocupação com o uso que se está a dar a uma ferramenta tecnológica como é o computador Magalhães. Esta dissertação está dividida em duas partes: uma teórica e uma prática. Na parte teórica desenvolve-se uma revisão bibliográfica acerca do modo como se estão a desenvolver e a evoluir historicamente conceitos dentro das grandes áreas das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), das Necessidades Educativas Especiais (NEE) e das Ajudas Técnicas (AT). Na área das TIC desenvolve-se uma pequena síntese dos seus projetos promotores e que foram financiados pelo Governo, fala-se da importância do computador, da sua influência no ensino-aprendizagem das crianças com NEE, dos recursos a nível informático que existem nas nossas escolas e da sua implementação. Na área das NEE faz-se uma perspetiva histórica da evolução da Educação Especial ao longo dos tempos, quer a nível Internacional quer a nível Nacional, referindo os pontos mais marcantes. Fala-se também da Escola que queremos para todos, ou seja, de uma escola inclusiva e da legislação atual dentro da Educação Especial. Refere-se o conceito de AT e fala-se acerca da principal AT, o computador, e neste caso o computador Magalhães, descrevendo-o e referenciando as suas potencialidades e limitações. Depois disso e na parte prática são descritos superficialmente alguns conceitos acerca de ferramentas estatísticas, é feita a recolha, análise e interpretação dos dados obtidos com as respostas ao questionário apresentado. Do nosso ponto de vista os resultados apresentados colocam-nos ainda em evidência a necessidade de aprofundar conceitos e de propor formação específica na área das TIC, nomeadamente com o computador Magalhães. Esta seria muito necessária para conseguir transpor para os docentes, não só de Educação Especial, mas para todos, ferramentas tecnológicas tão importantes e de modo a que todos eles e, por conseguinte as nossas crianças, consigam adquirir competências digitais, uma das oito competências necessárias para a aprendizagem ao longo da vida, tal como nos referiu a Comissão das Comunidades Europeias já em 2005. |
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Na área das TIC desenvolve-se uma pequena síntese dos seus projetos promotores e que foram financiados pelo Governo, fala-se da importância do computador, da sua influência no ensino-aprendizagem das crianças com NEE, dos recursos a nível informático que existem nas nossas escolas e da sua implementação. Na área das NEE faz-se uma perspetiva histórica da evolução da Educação Especial ao longo dos tempos, quer a nível Internacional quer a nível Nacional, referindo os pontos mais marcantes. Fala-se também da Escola que queremos para todos, ou seja, de uma escola inclusiva e da legislação atual dentro da Educação Especial. Refere-se o conceito de AT e fala-se acerca da principal AT, o computador, e neste caso o computador Magalhães, descrevendo-o e referenciando as suas potencialidades e limitações. Depois disso e na parte prática são descritos superficialmente alguns conceitos acerca de ferramentas estatísticas, é feita a recolha, análise e interpretação dos dados obtidos com as respostas ao questionário apresentado. Do nosso ponto de vista os resultados apresentados colocam-nos ainda em evidência a necessidade de aprofundar conceitos e de propor formação específica na área das TIC, nomeadamente com o computador Magalhães. Esta seria muito necessária para conseguir transpor para os docentes, não só de Educação Especial, mas para todos, ferramentas tecnológicas tão importantes e de modo a que todos eles e, por conseguinte as nossas crianças, consigam adquirir competências digitais, uma das oito competências necessárias para a aprendizagem ao longo da vida, tal como nos referiu a Comissão das Comunidades Europeias já em 2005.This research work presents the results achieved with an inquiry applied to Special Education teachers in the district of Vila Real. Although the sample cannot be considered significant the results show a strong concern with the usage that is being given to a technological tool such as the Magellan (Magalhães) computer. This document is divided into two parts: one theoretical and one practical. The theoretical part is devoted to a literature review and aiming at know how historically are being developed and evolving concepts within the large areas of Information Technology and Communication (ICT), Special Educational Needs (SEN) and Technical Assistance (TA). In the ICT area, it is presented a short summary of projects used to the promotion of ICT usage that have been funded by the Portuguese Government, the importance of the computer is also reviewed, its influence on the teaching and learning of children with SEN, and the resources on IT systems that are available in our schools and its implementation. In the area of disabilities, a historical perspective of the evolution of Special Education is presented, both at international and Portuguese levels, referring to the most important milestones. It is also presented the school that we want for all, i.e., an inclusive school, and the current laws of Special Education. It is discussed the concept of TA and the major TA, the computer, and in this case the Magellan computer, describing it and referencing to its potential and limitations. After that, and in the practical part, some concepts about statistical tools, the collection, analysis and interpretation of the data obtained from the inquiry responses are outlined. From our point of view, the results still put in evidence the need to deepen concepts and to propose specific training in ICT, particularly with the Magellan computer. This training would be very useful to successfully transfer to teachers, not only special education teachers but all teachers, important technological concepts and tools, and so that all of them, and therefore our children, may acquire digital skills, one of the eight skills necessary for long life learning, as stated by the European Commission back in 2005.2015-06-02T16:03:05Z2015-06-02T00:00:00Z2015-06-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/4667porMartins, Maria de Lurdes Ribeiro Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:42:55Zoai:repositorio.utad.pt:10348/4667Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:14.676459Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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