Identificação de competências de autopercepção para profissionais no desenvolvimento de projetos artísticos inclusivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Josep Maria, Sanahuja Gavaldà
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pérez Romero, Antonio, Madureira, Isabel, Gigerl, Monika, Pernia, Susana Rojas, Labudovikj, Rozita Petrinska
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15017
Resumo: A geração de espaços de participação torna-se um elemento chave para o desenvolvimento de processos de inclusão social de pessoas com deficiência. As experiências com a arte são ambientes em que as pessoas interagem com os seus pares, são aceites e reconhecidas, promovendo processos de identidade e pertença à comunidade. No entanto, são necessários profissionais bem treinados que sejam capazes de criar contextos artísticos verdadeiramente inclusivos onde não haja espaço para a marginalização. O objectivo do artigo é identificar as competências auto-percebidas dos profissionais das artes e instituições sócio-educativas para desenvolver projectos artísticos inclusivos; e determinar as suas necessidades de formação a fim de as implementar. Utilizando uma metodologia mista, e através de um questionário, entrevista e grupo focal, 388 profissionais das artes e instituições sócio-educativas de cinco países europeus participaram no estudo. Os resultados mostram que, embora os profissionais se sintam competentes para desenvolver projectos artísticos inclusivos, necessitam de formação que lhes permita aprofundar a sua compreensão do que se entende por projectos artísticos inclusivos, bem como metodologias inclusivas em que nenhuma pessoa se sinta excluída. Para os profissionais, a criação de ambientes de colaboração torna-se um elemento de sucesso para a sua implementação.
id RCAP_d511a971977a05a97d09e8f93c08f54b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15017
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Identificação de competências de autopercepção para profissionais no desenvolvimento de projetos artísticos inclusivosSelf-perception of competences for professionals in the development of inclusive arts projectsInclusãoEducação artísticaParticipaçãoNecessidades de formaçãoInclusionArts educationParticipationTraining needsInclusiónEducación artísticaParticipaciónNecesidades formativasInclusionÉducation artistiqueParticipationBesoins en formationA geração de espaços de participação torna-se um elemento chave para o desenvolvimento de processos de inclusão social de pessoas com deficiência. As experiências com a arte são ambientes em que as pessoas interagem com os seus pares, são aceites e reconhecidas, promovendo processos de identidade e pertença à comunidade. No entanto, são necessários profissionais bem treinados que sejam capazes de criar contextos artísticos verdadeiramente inclusivos onde não haja espaço para a marginalização. O objectivo do artigo é identificar as competências auto-percebidas dos profissionais das artes e instituições sócio-educativas para desenvolver projectos artísticos inclusivos; e determinar as suas necessidades de formação a fim de as implementar. Utilizando uma metodologia mista, e através de um questionário, entrevista e grupo focal, 388 profissionais das artes e instituições sócio-educativas de cinco países europeus participaram no estudo. Os resultados mostram que, embora os profissionais se sintam competentes para desenvolver projectos artísticos inclusivos, necessitam de formação que lhes permita aprofundar a sua compreensão do que se entende por projectos artísticos inclusivos, bem como metodologias inclusivas em que nenhuma pessoa se sinta excluída. Para os profissionais, a criação de ambientes de colaboração torna-se um elemento de sucesso para a sua implementação.Abstract The generation of spaces for participation becomes a key element for the development of social inclusion processes in people with disabilities. Experiences with art are environments in which people interact with their peers, are accepted and recognized, promoting processes of identity and belonging to the community. However, it requires well-trained professionals who are able to create truly inclusive artistic contexts where there is no room for marginalization. The objective of the article is to identify the self-perception of competencies to develop inclusive artistic projects by professionals of artistic and socio-educational institutions; and to determine their training needs to implement them. By means of a mixed methodology, and through a questionnaire, interview and focus group, 388 professionals of artistic and socio-educational institutions from five European countries participated in the study. The results show that, although the professionals feel competent to develop inclusive artistic projects, they require training that allows them to deepen their understanding of what is meant by inclusive artistic projects, as well as inclusive methodologies in which no person feels excluded. For professionals, creating collaborative environments becomes an element of success for their implementation.Resumen La generación de espacios de participación se convierte en un elemento clave para el desarrollo de procesos de inclusión social en personas con discapacidad. Las experiencias con el arte son entornos en los que las personas interactúan con sus iguales, son aceptados y reconocidos, promoviendo procesos de identidad y pertenencia a la comunidad. No obstante, se requieren de profesionales bien formados que sean capaces de crear contextos artísticos verdaderamente inclusivos donde no haya espacio para la marginación. El objetivo del artículo es identificar la autopercepción de competencias para desarrollar proyectos artísticos inclusivos por parte de los profesionales de las instituciones artísticas y socio-educativas; y determinar sus necesidades formativas para implementarlos. Mediante una metodología mixta, y a través de un cuestionario, entrevista y grupo de discusión, 388 profesionales de instituciones artísticas y socioeducativas procedentes de cinco países europeos participan en el estudio. Los resultados muestran que, aunque los profesionales se sienten competentes para desarrollar proyectos artísticos inclusivos, requieren de una formación que les permita profundizar en lo que se entiende por proyectos artísticos inclusivos, así como de metodologías inclusivas en las que ninguna persona se sienta excluida. Para los profesionales crear entornos colaborativos se torna en un elemento de éxito para su implementación.Résumé La création d'espaces de participation devient un élément clé pour le développement des processus d'inclusion sociale des personnes handicapées. Les expériences artistiques sont des environnements dans lesquels les personnes interagissent avec leurs pairs, sont acceptées et reconnues, ce qui favorise les processus d'identité et d'appartenance à la communauté. Cependant, il faut des professionnels bien formés, capables de créer des contextes artistiques véritablement inclusifs où la marginalisation n'a pas sa place. L'objectif de cet article est d'identifier les compétences auto-perçues des professionnels des institutions artistiques et socio-éducatives pour développer des projets artistiques inclusifs ; et de déterminer leurs besoins en formation pour les mettre en œuvre. En utilisant une méthodologie mixte, et par le biais d'un questionnaire, d'un entretien et d'un groupe de discussion, 388 professionnels d'institutions artistiques et socio-éducatives de cinq pays européens ont participé à l'étude. Les résultats montrent que, bien que les professionnels se sentent compétents pour développer des projets artistiques inclusifs, ils ont besoin d'une formation qui leur permette d'approfondir leur compréhension de ce que l'on entend par projets artistiques inclusifs, ainsi que des méthodologies inclusives dans lesquelles personne ne se sent exclu. Pour les professionnels, la création d'environnements collaboratifs devient un élément de réussite pour leur mise en œuvre.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaRCIPLJosep Maria, Sanahuja GavaldàPérez Romero, AntonioMadureira, IsabelGigerl, MonikaPernia, Susana RojasLabudovikj, Rozita Petrinska2022-10-07T09:07:02Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15017engSanahuja Gavaldà, J. M., Pérez Romero, A., Pizarro Madureira, I., Gigerl , M., Rojas Pernia, S., & Petrinska Labudovikj, R. (2022). Identificação de competências de autopercepção para profissionais no desenvolvimento de projetos artísticos inclusivos. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 12(2), 174-191. https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.3352182-1372https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:11:58Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15017Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:45.746144Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Identificação de competências de autopercepção para profissionais no desenvolvimento de projetos artísticos inclusivos
Self-perception of competences for professionals in the development of inclusive arts projects
title Identificação de competências de autopercepção para profissionais no desenvolvimento de projetos artísticos inclusivos
spellingShingle Identificação de competências de autopercepção para profissionais no desenvolvimento de projetos artísticos inclusivos
Josep Maria, Sanahuja Gavaldà
Inclusão
Educação artística
Participação
Necessidades de formação
Inclusion
Arts education
Participation
Training needs
Inclusión
Educación artística
Participación
Necesidades formativas
Inclusion
Éducation artistique
Participation
Besoins en formation
title_short Identificação de competências de autopercepção para profissionais no desenvolvimento de projetos artísticos inclusivos
title_full Identificação de competências de autopercepção para profissionais no desenvolvimento de projetos artísticos inclusivos
title_fullStr Identificação de competências de autopercepção para profissionais no desenvolvimento de projetos artísticos inclusivos
title_full_unstemmed Identificação de competências de autopercepção para profissionais no desenvolvimento de projetos artísticos inclusivos
title_sort Identificação de competências de autopercepção para profissionais no desenvolvimento de projetos artísticos inclusivos
author Josep Maria, Sanahuja Gavaldà
author_facet Josep Maria, Sanahuja Gavaldà
Pérez Romero, Antonio
Madureira, Isabel
Gigerl, Monika
Pernia, Susana Rojas
Labudovikj, Rozita Petrinska
author_role author
author2 Pérez Romero, Antonio
Madureira, Isabel
Gigerl, Monika
Pernia, Susana Rojas
Labudovikj, Rozita Petrinska
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Josep Maria, Sanahuja Gavaldà
Pérez Romero, Antonio
Madureira, Isabel
Gigerl, Monika
Pernia, Susana Rojas
Labudovikj, Rozita Petrinska
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Educação artística
Participação
Necessidades de formação
Inclusion
Arts education
Participation
Training needs
Inclusión
Educación artística
Participación
Necesidades formativas
Inclusion
Éducation artistique
Participation
Besoins en formation
topic Inclusão
Educação artística
Participação
Necessidades de formação
Inclusion
Arts education
Participation
Training needs
Inclusión
Educación artística
Participación
Necesidades formativas
Inclusion
Éducation artistique
Participation
Besoins en formation
description A geração de espaços de participação torna-se um elemento chave para o desenvolvimento de processos de inclusão social de pessoas com deficiência. As experiências com a arte são ambientes em que as pessoas interagem com os seus pares, são aceites e reconhecidas, promovendo processos de identidade e pertença à comunidade. No entanto, são necessários profissionais bem treinados que sejam capazes de criar contextos artísticos verdadeiramente inclusivos onde não haja espaço para a marginalização. O objectivo do artigo é identificar as competências auto-percebidas dos profissionais das artes e instituições sócio-educativas para desenvolver projectos artísticos inclusivos; e determinar as suas necessidades de formação a fim de as implementar. Utilizando uma metodologia mista, e através de um questionário, entrevista e grupo focal, 388 profissionais das artes e instituições sócio-educativas de cinco países europeus participaram no estudo. Os resultados mostram que, embora os profissionais se sintam competentes para desenvolver projectos artísticos inclusivos, necessitam de formação que lhes permita aprofundar a sua compreensão do que se entende por projectos artísticos inclusivos, bem como metodologias inclusivas em que nenhuma pessoa se sinta excluída. Para os profissionais, a criação de ambientes de colaboração torna-se um elemento de sucesso para a sua implementação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-07T09:07:02Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15017
url http://hdl.handle.net/10400.21/15017
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Sanahuja Gavaldà, J. M., Pérez Romero, A., Pizarro Madureira, I., Gigerl , M., Rojas Pernia, S., & Petrinska Labudovikj, R. (2022). Identificação de competências de autopercepção para profissionais no desenvolvimento de projetos artísticos inclusivos. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 12(2), 174-191. https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.335
2182-1372
https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133499576287232