As discussões matemáticas na aula exploratória como vertente da prática profissional do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponte, João Pedro da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Quaresma, Marisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/22604
Resumo: Neste artigo analisamos a diversidade de ações que o professor empreende nos momentos de discussão coletiva. A metodologia de investigação é qualitativa e interpretativa com observação participante e gravação vídeo de uma aula de uma professora do 6.º ano. Os resultados mostram momentos produtivos de trabalho que decorrem da abordagem exploratória seguida nesta aula, em que aos alunos não tinham uma forma imediata de resolver a tarefa apresentada, tendo de recorrer a conhecimentos anteriores. Destaca-se a forma de comunicação seguida pela professora, marcada pelo incentivo à participação dos alunos, num registo dialógico, colocando-lhes questões, valorizando as suas contribuições, redizendo as suas intervenções para ajudá-los a evoluir na sua linguagem matemática e estabelecendo, quando necessário, situações de negociação de significados. Destaca-se, também, a atenção aos processos matemáticos por parte da professora, como a representação e o raciocínio, nomeadamente promovendo o estabelecimento de generalizações através de ações de desafiar.
id RCAP_85e656f5ee8e72c2b559d374d663f45d
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/22604
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As discussões matemáticas na aula exploratória como vertente da prática profissional do professorDiscussões matemáticasTarefasAções do professorNeste artigo analisamos a diversidade de ações que o professor empreende nos momentos de discussão coletiva. A metodologia de investigação é qualitativa e interpretativa com observação participante e gravação vídeo de uma aula de uma professora do 6.º ano. Os resultados mostram momentos produtivos de trabalho que decorrem da abordagem exploratória seguida nesta aula, em que aos alunos não tinham uma forma imediata de resolver a tarefa apresentada, tendo de recorrer a conhecimentos anteriores. Destaca-se a forma de comunicação seguida pela professora, marcada pelo incentivo à participação dos alunos, num registo dialógico, colocando-lhes questões, valorizando as suas contribuições, redizendo as suas intervenções para ajudá-los a evoluir na sua linguagem matemática e estabelecendo, quando necessário, situações de negociação de significados. Destaca-se, também, a atenção aos processos matemáticos por parte da professora, como a representação e o raciocínio, nomeadamente promovendo o estabelecimento de generalizações através de ações de desafiar.Univ. do Estado de Mato Grosso, BrasilRepositório da Universidade de LisboaPonte, João Pedro daQuaresma, Marisa2016-02-08T10:42:45Z2015-062015-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/22604porPonte, J. P., & Quaresma, M. (2015). As discussões matemáticas na aula exploratória como vertente da prática profissional do professor. Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso), 23(1), 131-150.1679-4273info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:09:50Zoai:repositorio.ul.pt:10451/22604Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:07.403856Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As discussões matemáticas na aula exploratória como vertente da prática profissional do professor
title As discussões matemáticas na aula exploratória como vertente da prática profissional do professor
spellingShingle As discussões matemáticas na aula exploratória como vertente da prática profissional do professor
Ponte, João Pedro da
Discussões matemáticas
Tarefas
Ações do professor
title_short As discussões matemáticas na aula exploratória como vertente da prática profissional do professor
title_full As discussões matemáticas na aula exploratória como vertente da prática profissional do professor
title_fullStr As discussões matemáticas na aula exploratória como vertente da prática profissional do professor
title_full_unstemmed As discussões matemáticas na aula exploratória como vertente da prática profissional do professor
title_sort As discussões matemáticas na aula exploratória como vertente da prática profissional do professor
author Ponte, João Pedro da
author_facet Ponte, João Pedro da
Quaresma, Marisa
author_role author
author2 Quaresma, Marisa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponte, João Pedro da
Quaresma, Marisa
dc.subject.por.fl_str_mv Discussões matemáticas
Tarefas
Ações do professor
topic Discussões matemáticas
Tarefas
Ações do professor
description Neste artigo analisamos a diversidade de ações que o professor empreende nos momentos de discussão coletiva. A metodologia de investigação é qualitativa e interpretativa com observação participante e gravação vídeo de uma aula de uma professora do 6.º ano. Os resultados mostram momentos produtivos de trabalho que decorrem da abordagem exploratória seguida nesta aula, em que aos alunos não tinham uma forma imediata de resolver a tarefa apresentada, tendo de recorrer a conhecimentos anteriores. Destaca-se a forma de comunicação seguida pela professora, marcada pelo incentivo à participação dos alunos, num registo dialógico, colocando-lhes questões, valorizando as suas contribuições, redizendo as suas intervenções para ajudá-los a evoluir na sua linguagem matemática e estabelecendo, quando necessário, situações de negociação de significados. Destaca-se, também, a atenção aos processos matemáticos por parte da professora, como a representação e o raciocínio, nomeadamente promovendo o estabelecimento de generalizações através de ações de desafiar.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06
2015-06-01T00:00:00Z
2016-02-08T10:42:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/22604
url http://hdl.handle.net/10451/22604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ponte, J. P., & Quaresma, M. (2015). As discussões matemáticas na aula exploratória como vertente da prática profissional do professor. Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso), 23(1), 131-150.
1679-4273
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Univ. do Estado de Mato Grosso, Brasil
publisher.none.fl_str_mv Univ. do Estado de Mato Grosso, Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134309232148480